sexta-feira, 22 de julho de 2016

O Sol em Leão em 2016




Com a entrada do Sol em Leão chegamos ao momento mais decisivo do ano de 2016, que vai se estender  também ao longo da passagem do sol pelo signo de Virgem. A energia ainda é extremamente tensa, mas é uma tensão que leva a conclusões e resulta em alívios. Vale a pena ser paciente e cooperar com a vida, fazer o que é necessário e seguir em frente independente do tamanho dos desafios ou do medo que se sentiu no passado recente, porque a perspectiva finalmente começa a melhorar bastante. O estacionamento de Saturno em Sagitário que volta a ficar direto, o fim da shadow phase da última retrogradação de Marte e a aproximação do fim do trânsito de Júpiter por Virgem são os principais eventos do mês, junto de uma lua cheia aquariana que também será eclipse lunar. Os signos predominantes serão, além de Leão, os signos de Virgem e Sagitário.

O Sol em Leão é uma época do ano em geral marcada pela boa vontade e uma energia genuinamente positiva, que predispõe aos avanços e ao progresso, e é marcado pelo sublinhamento das melhores qualidades nas diversas coisas que existem no mundo, incluindo nós mesmos. Leão é um signo muito positivo para o sol, onde ele tem domicílio. Ele significa autogerenciamento, é uma energia motivadora e promotora da saúde e da vitalidade. Não é a toa que as Olimpíadas de Verão, maior celebração do esporte mundial, quase sempre ocorrem com o Sol transitando por este signo.

O Sol em Leão inicia sua passagem com a lua na fase cheia (que foi com o sol ainda em câncer e a lua em 27° de capricórnio), já diminuindo em luz gradativamente , e essa energia minguante tende a ser a marca dos últimos dias do mês de julho. Em agosto, no dia 2 de agosto, a lua nova acontece aos 10°57 Leão dando início ao ciclo mensal onde irão acontecer as olimpíadas do Rio de Janeiro. Entre o dia 2 e o dia 17 de agosto a energia é crescente, com a lua nas fases nova e crescente, culminando no dia 18 de agosto com uma lua cheia que também será um eclipse lunar aos 25°51' de Aquário.  Este eclipse é o primeiro de uma série de 3 eclipses, 2 lunares e 1 solar total próximo ao nodo norte que se encontra em Virgem. Os  outros 2 ocorrerão ao longo da passagem do Sol por Virgem. Neste eclipse em particular do dia 18 podemos esperar uma fase tumultuada, ele incide sobre uma região do zodíaco ligada a coletividade e a luta contra a autoridade e pode se manifestar na forma de rebeliões, protestos ou mesmo terrorismo;  Manifestações climáticas extremas na forma de ventanias, tornados ou furacões podem acontecer  em alguns lugares de forma particularmente intensa.


Mercúrio



Neste período veremos Mercúrio transitar a partir do grau 16° de Leão.  Em Leão a expressão de Mercúrio é vaidosa, criativa, espalhafatosa e pouco atenciosa aos detalhes. Muita gente querendo expor ideias  fabulosas, mas poucos ouvintes. É uma época em que o senso crítico deixa muito a desejar, mas é favorável para o início de trabalhos ligados a alguma forma de autopromoção ou publicidade em geral.

  Logo no dia 30 de julho Mercúrio ingressa no signo que é seu domicílio e exaltação simultaneamente, o signo de Virgem, para uma estadia que vai durar pouco mais que 2 meses! Mesmo ocorrendo retrogradação (em setembro),  o nível de dignidade de Mercúrio neste signo é tão elevado que seu movimento retrógrado ali não oferece nenhum tipo de ameaça. A retrogradação não ocorre durante a estadia do sol por leão, e ao final do sol leonino deste ano veremos Mercúrio aos 26° de Virgem formando conjunção com Júpiter. Mercúrio em Virgem é excelente para o comércio, negociações, acordos e coisas que demandam burocracia e atenção aos detalhes. Os negócios são favorecidos especialmente do ponto de vista de quem deseja comprar , é uma fase perfeita para pechinchas.


Vênus



Vênus também começa no signo de Leão aos 12° do signo. Em leão Vênus se expressa de forma calorosa e extravagante, e também bastante exibicionista, podendo correr o risco de perder a linha em função da vontade de brilhar mais do que parecer bem alinhada.  Leão é um signo ligado a uma energia passional e os momentos de Vênus neste signo são marcados pela intensidade nas paixões e nos desejos.  

No dia 5 de agosto a senhora dos amor e dos prazeres ingressa no signo que é sua queda, o signo de Virgem, aquele que demora tanto tempo pra escolher aquilo que vai finalmente lhe dar prazer que nem percebe a quantidade de tempo em que fica nesse processo. O gozar a vida em virgem acontece com dificuldades, não necessariamente  por algum tipo de frigidez, mas pelo alto grau de especificidade do objeto de prazer. Não pode ser qualquer um ou qualquer coisa! E nem em qualquer momento, muito menos em qualquer lugar e menos ainda de qualquer jeito, é tudo normatizado. Isso trava a manifestação de Vênus. Quando ela finalmente acontece ela recompensa, mas em Virgem as recompensas venusianas ficam rarefeitas. Não há negação da beleza com Vênus no signo de Virgem, muito pelo contrário porque Vênus tem triplicidade neste signo. Ela termina o período aos 20° de Virgem.   


Marte



Marte inicia o período leonino ainda extremamente lento , no signo de Escorpião. Durante a estadia do sol em leão, ele passa pela shadow phase em que entrou no começo do ano e sai dela no último dia leonino de 2016. Veremos o senhor da guerra, da ação e do trabalha passando por entre 26 de Escorpião e 08° de Sagitário. O ingresso de Marte em Sagitário ocorre no dia 2 de agosto e o que ocorre de mais importante é a aproximação mútua entre Marte e Saturno em Sagitário, mas o aspecto em si só ocorre com o sol em Virgem, no final de agosto.

A conjunção de Marte e Saturno é um dos piores aspectos possíveis na astrologia e está relacionada a graves conflitos inconciliáveis, associados a repressão da espontaneidade, o que leva ao cozimento de ódios e frustrações que podem acabar se manifestando de forma bastante destrutiva  pela impossibilidade de um extravasamento espontâneo e saudável. Também significa desafios gigantescos. Imagine você ter que subir uma montanha carregando um peso gigantesco nas costas e sem poder dar um passo em falso sob o risco de queda do precipício. É algo neste sentido que tem acontecido. Essa energia começa a se manifestar fortemente ja a partir do dia 10 de agosto e estará presente até o último dia de agosto. Entretanto, vale salientar que aqui ela vai acontecer de forma a proporcionar o extravasamento ou destravamento de algum tipo de situação que se mostrou emperrada em nossas vidas nos últimos meses. Isso acontece porque , a alguns meses atrás , entre março e maio de 2016, Marte e Saturno se aproximaram dessa conjunção mas ela não aconteceu de fato porque foi impedida pela retrogradação de Marte. Isso pode nos ter colocado em situações que só vem causando sofrimento,  principalmente porque vem ficando cada vez mais evidente que elas não vão terminar em nada. A conjunção entre Marte e saturno soluciona, cumpre a maldição e encerra com o sofrimento de uma vez. É ruim, mas muito pior foi a longa espera pelo momento dessa decisão, e ela tende a ocorrer agora, de forma inescapável e definitiva. Sagitarianos são os principais afetados por este evento porque ele se dará neste signo, e também os demais signos  mutáveis (Virgem, Gêmeos e Peixes), de uma maneira um pouco mais indireta.


Júpiter



O grande benéfico permanece o tempo inteiro no signo de Virgem durante essa passagem de sol em Leão, transitando entre o grau 20 e o grau 26 de Virgem, ou seja, o tempo inteiro no terceiro decanato. Virgem é o pior local do zodíaco para a presença de júpiter porque é seu detrimento (Gêmeos apesar de também ser detrimento, ao menos confere triplicidade a Júpiter).  Mas os dias de prometer muito e não conseguir cumprir tudo do prometido estão contados. Porque em Libra júpiter tem uma triplicidade , o que é melhor do que nada, apesar de não ser necessariamente o suficiente pra trazer a fartura que algumas pessoas podem estar esperando ja a algum tempo, mas certamente quebra um galho. Mas Libra traz bom senso, traz o pensar duas vezes antes de se comprometer e principalmente, antes de prometer, então as coisas funcionarão de maneira muito melhor. Tudo vai depender de cooperação e de contatos, será essencial ter contatos. Anti-sociais correm o risco de morrer de fome e abandono em épocas de Júpiter em Libra, por isso é interessante desde já irmos repensando nossas estratégias.

Por hora Júpiter em Virgem finaliza a passagem pela shadow phase nos primeiros dias de agosto e passa a ficar agora muito mais rápido do que sua média, avançando em apenas 3 meses do terceiro decanato de virgem para o segundo decanato de Libra, e isso começa a partir de agora se estendendo pelo trânsito do sol pelos signos de Leão, virgem e libra, até o início da próxima shadow phase (ciclo de retrogradação) com o sol em escorpião , ainda este ano.


Saturno



Saturno vai estacionar durante essa passagem de sol em Leão, assim como fez na passagem de sol em leão do ano passado. Ainda teremos pela frente mais um ano e meio aproximadamente de trânsito de Saturno por este signo. O estacionamento de Saturno sempre marca um dos momentos mais importantes de todo ano, especialmente este tipo de estacionamento onde o planeta volta a ficar direto. Isso sinaliza que certas coisas que estavam fora de ordem voltam agora a se encaixar e a vida tem condições de seguir, abrindo-se a possibilidade de concertar os erros , resolver os problemas e realizar as intenções de uma vez por todas. É hora de por planos em prática, executar o que se planeja, seguir em frente. Porém, o alerta é que o estacionamento de saturno é como a última gota em qualquer tipo de situação que estava se arrastando nos últimos tempos, principalmente aquelas mais problemáticas.

O problema ou situação que não tivemos coragem ou disciplina pra resolver, vai agora ser resolvido a nossa revelia, e o resultado não irá levar em conta as nossas expectativas ou necessidades, porque demoramos demais pra agir quando era nosso turno. Quem paralisou vai amargar a perda de oportunidade e não terá chance de voltar atrás, e o que se espera é que da próxima vez a pessoa não cometa novamente o mesmo erro, porque saturno voltará cobrando no futuro, ainda mais impiedoso. Ele sempre volta!  Mas quem fez o dever de casa vai agora ter a oportunidade de seguir em frente, com a sensação de dever cumprido, sem culpa e sem medo do futuro.   

O estacionamento ocorre aos 09° de Sagitário no dia 13 de agosto de 2016. Durante quase todo o período saturno permanece neste grau, que é onde se localiza Antares, estrela Alfa da constelação de Escorpião. É uma estrela de natureza marciana, e uma conjunção entre marte e Saturno se arma pra acontecer justamente sobre ela, mas somente depois do ingresso do sol por virgem, portanto serão cenas do próximo capítulo, mas que serão fortemente sentidas ao longo deste mês. Vale lembrar também que durante todo o tempo saturno permanece em quadratura com netuno, e agora a mudança de direção significa que ele passa a novamente aplicar o aspecto , que ocorrerá no mês seguinte com ele passando no décimo grau de sagitário e netuno no décimo grau de peixes.


Geracionais



Urano se encontra no signo de Áries, agora no terceiro decanato, e vai estacionar aos 24° de Áries no dia 29 de julho, ficando retrógrado. A partir deste dia, todos os 3 geracionais se encontrarão retrógrados e assim permanecerão até o final da estadia do Sol em Leão. Urano em particular permanece o tempo inteiro no grau 24° de Áries, sem realizar interações importantes com nenhum outro planeta.   

Já Netuno em Peixes vai transitar, em movimento retrógrado, do grau 11 para o grau 10 de peixes. Netuno sofrerá uma série de ativações no período como as oposições de Mercúrio e Vênus em Virgem, a quadratura com saturno e também a quadratura com Marte em Sagitário. Por isso, para quem vivencia trânsitos importantes de netuno, o período pode ser propenso as confusões e mau entendidos.


Plutão estará o tempo inteiro retrógrado e permanecerá durante todo o período no grau 15° de Capricórnio, também sem ativações importantes.  
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015