terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Trânsitos de Saturno com Mercúrio Natal








Saturno e Mercúrio tem naturezas levemente similares, porque ambos governam a razão  e o intelecto, só que mercúrio é leve e mutável, enquanto saturno é pesado e rígido. Mercúrio necessita dessa leveza porque ele fala dos aspectos mais transitórios da vida. Fala dos nossos pensamentos e opiniões, comunicação e locomoção, capacidade de aprender, decifrar, negociar, calcular e prever coisas a nível intelectual. Pra todo esse espectro de temas e atividades, Mercúrio precisa de muita liberdade pra exercer sua mobilidade , flexibilidade e mutabilidade (e assim agir com eficiência). Durante os trânsitos de Saturno com Mercúrio entretanto, especialmente os mais tensos (conjunção quadratura e oposição), sentimos que a parte mercuriana da nossa vida fica emperrada. A mente fica embotada, mais negativa, e sentimos algo como uma âncora que nos impede de borboletear e bisbilhotar  livremente. A sensação é de prisão e nossa perspectiva fica portanto pessimista.  

O efeito mais evidente e pronunciado costuma ser um silêncio maior que o habitual, e isso é válido para todos os tipos de aspectos de Saturno em trânsito com Mercúrio, inclusive os harmônicos, como os trígonos. Esse silêncio está associado a uma maior sobriedade, que nos faz ponderar demoradamente sobre o que pensamos e pretendemos dizer. Essa ponderação faz com que evitemos dizer o que não temos certeza , e a maior parte dos elementos especulativos ou experimentais do nosso pensamento e comunicação são reprimidos. No caso dos trânsitos mais tensos, como as conjunções, quadraturas e oposições, essa sobriedade adquire uma característica muito exagerada e por esse motivo mais negativa. Daí passamos a silenciar nossa opinião em situações cruciais, e precisamos lidar com as consequências também sobre o que não é dito no tempo certo. Há uma diminuição da autoconfiança em relação as habilidades intelectuais , e uma diminuição do nosso rendimento em várias atividades mercurianas , porque demoramos mais a dar soluções ou emitir opiniões.  

Nem sempre essa tendência ao silêncio aparece de forma natural. Em geral ela é mais natural e menos intensa durante os trânsitos harmônicos (sextil e trígono). Nas conjunções , quadraturas e oposições, as vezes é um acontecimento externo que nos leva a uma fase de maior introspecção. Em geral somos duramente criticados pela fragilidade de nossas opiniões, projetos e raciocínio em geral, ou então percebemos o quão intelectualmente limitados estamos através dos resultados que obtemos em relação a algum projeto ou atividade mercuriana onde fracassamos e obtemos resultados muito abaixo do que costumávamos obter. Saturno aparece chamando a atenção sobre as limitações presentes na nossa estrutura de raciocínio, na forma como costumamos buscar a resolução de problemas e como ordenamos nossas opiniões. Por exemplo, nossa escrita começa a despertar críticas, ou tudo o que escrevemos começamos a considerar inferior. Até mesmo a leitura de um escrito que fizemos em outro momento nos leva a entrar em crise em relação a nossa capacidade de nos expressar e de nos fazermos entender. Percebemos também que nossas opiniões podem soar um pouco impopulares , principalmente durante quadraturas e oposições de saturno em trânsito com nosso mercúrio, quando o elemento da crítica exterior aparece de forma mais pronunciada.





Na hora de dimensionar as coisas , a tendência ao longo desse tipo de trânsito é pensar de forma extremamente cautelosa, ao ponto de isso interferir na eficiência e produtividade. Isso é reflexo de uma possível queda na auto-estima associada a capacidade da pessoa de confiar em suas impressões, intuições ou instintos: ela tende a ficar super racional, e a vida de modo geral deixa de fluir, transcorrendo de forma mecânica. Além disso, a abordagem calculista da pessoa frequentemente se mostrará errônea por uma tendência a fazer estimativas pessimistas, mesquinhas ou conservadoras. É um trânsito que causa uma perda no senso de proporções, de forma que a pessoa vai tender a duvidar do potencial pro sucesso, superestimando as possibilidades de fracasso.


Ao final da experiência, a sensação será a de um destravamento da mente que se mostrará mais "afiada" e eficiente para as questões que causaram angústia ao longo deste trânsito. Não significa que a pessoa vá se dirigir para uma tendência oposta e de uma hora pra outra ficar mais tagarela, mas que em função da perda dos medos e dúvidas ela passe a fluir, e agora operando de forma muito mais precisa e eficiente do que antes do trânsito.  
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Pedro on 2 de fevereiro de 2016 00:51 disse...

OI! Adoro seu site, muito bem feito e você escreve super bem! Mas gostaria de saber se vocês vai continuar com os textos sobre "Sol em ... Ascendente em..." porque pelo o que vi o último foi em 2014 com Capricórnio Ascendente em Capricórnio. Seria muito legal se vocês terminasse, porque meus amigos de peixes não têm nada sobre si, nem os de Aquário!

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015