segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Previsões para 2014 - Parte 2 - Mercúrio, Vênus e Marte




Continuando a falar sobre as previsões para o ano de 2014, vamos nos concentrar agora nos planetas mais rápidos e seu comportamento ao longo desse ano. Diferente de 2013, em 2014 veremos movimentação importante tanto do planeta Vênus quanto do planeta Marte. Vênus entra em retrogradação ainda no final de 2013 e realiza a maior parte do seu movimento pelo signo de  Capricórnio durante o início de 2013. O grau onde Vênus vai estacionar ao final do trânsito é especial  porque ele será massivamente ativado neste ano, já que a cruz cardinal será exata neste grau (13°). Marte fica durante todo o primeiro semestre  no signo de Libra, onde realiza movimento retrógrado, e participa do evento a que estamos chamando de cruz cardinal, que tende a ser uma grande fonte de desafios em 2014. Neste ano, Marte passa somente dos signos que vão de Libra a Aquário, ficando mais da metade do tempo em Libra. Mercúrio neste ano começa a ficar retrógrado nos signos de ar. Em todas as retrogradações deste ano, Mercúrio vai avançar até os graus iniciais dos signos de água pra então voltar para o signo de ar anterior. Assim no que diz respeito a Mercúrio, teremos predominância deste planeta em signos de ar onde ele fica dignificado. 



Os Trânsitos de Mercúrio em 2014




Neste ano, Mercúrio passa 160 dias em signos de ar ou cerca de 40% do tempo. Ele também vai passar tempo significativo em signos de água, 110 dias ou cerca de 30% do tempo. Serão apenas 60 dias em signos de terra (16% do tempo) e 53 dias em signos de fogo (14% do tempo).

Mercúrio vai estacionar em todos os signos de água este ano nos primeiros graus, realizando movimento retrógrado e retornando para os signos aéreos onde havia passado imediatamente antes. Isso vai proporcionar um tema geral onde confusões causadas por omissões de informações, impressões subjetivas, interpretações defensivas e intuições errôneas terão de ser resolvidas com o uso da lógica e da comunicação clara, objetiva e  diplomática. O remédio para as mentes envenenadas no elemento água é a lógica a comunicação, simples assim. Os melhores anos (em assuntos mercurianos) são os que tem Mercúrio retrógrado em signos de ar, já que Mercúrio tem triplicidade neste elemento. É evidente que ele fica debilitado quando retrógrado, mas antes um Mercúrio retrógrado em signo de ar (ou mesmo terra) do que em signos de fogo ou água onde sua ação tende a levar mais frequentemente aos equívocos.

Basicamente, este será um ano em que a objetividade e a clareza triunfarão, sendo favorável, de modo geral, para a educação, os deslocamentos, o comércio e a comunicação nos mais diversos níveis. O grande problema de Mercúrio retrógrado em signos de ar é a fofoca, o "telefone-sem-fio", as delações de natureza maldosa e sabotadora, a mentira e a manipulação: a retrogradação pode indicar que situações onde esses artifícios foram utilizados terão de ser revisadas, o dito terá que ser desdito e a mentira clarificada.


*A primeira retrogradação ocorre entre os dias 6 e 28 de fevereiro e se dará na região que vai de 18°09' de Aquário e 03°20' de Peixes.  

*A segunda retrogradação ocorre entre os dias 6 de junho e primeiro de julho, na região que vai de 24°22' de Gêmeos e 03°10' de Câncer.

*A terceira retrogradação ocorre entre os dias 4 e 25 de outubro, na região que vai de 16°45' de Libra até 02°18' de Escorpião.

Efemérides de Mercúrio para 2014 (somente as mudanças de signo):

Inicia o ano em ->  ♑ Capricórnio
11 de janeiro ->    ♒ Aquário
31 de janeiro ->     Peixes
13 de fevereiro -> ♒ Aquário
17 de março ->      Peixes
7 de abril ->           Áries
23 de abril ->        ♉ Touro
7 de maio ->         ♊ Gêmeos
29 de maio ->        ♋ Câncer
17 de junho ->       ♊ Gêmeos
13 de julho ->        ♋ Câncer
31 de julho ->         Leão
15 de agosto ->      Virgem
2 de setembro ->   ♎ Libra
27 de setembro ->  Escorpião
10 de outubro ->   ♎ Libra
8 de novembro ->   Escorpião
28 de novembro -> ♐ Sagitário
17 de dezembro -> ♑ Capricórnio

Os Trânsitos de Vênus em 2014




Neste ano ocorre retrogradação logo nos primeiros meses do ano pelo signo de Capricórnio. A esse respeito seria interessante você ler o artigo que foi escrito especificamente sobre este assunto:




É interessante ler as indicações da conjunção inferior de Vênus em cada casa porque ela abre uma espécie de ciclo que demarca o palco central onde serão vividos os assuntos venusianos ao longo de um período de mais de 500 dias. Esta conjunção ocorre em meados de janeiro. Vênus retrógrada é um período que trás desafios no âmbito dos relacionamentos de todos os tipos, que podem ficar abalados com o retorno de fatos ou personagens do passado. Pode simplesmente haver uma propensão ao retorno a situações vividas especificamente durante outras ocasiões em que Vênus ficou retrógrada nesta mesma região (a saber , os  verões de 2006, de 1998 e de 1990 e 1982). Vênus retrógrada tende a levar atrasos para o universo das artes, da estética, da moda e para o seio da vida social. Não é favorável para cirurgias com finalidade estética e namoros iniciados com vênus retrógrada podem não durar muito. Casamentos então, não são nem um pouco indicados.

Vênus não fica retrógrada por muito tempo, somente por  42 dias, entre os dias 21 de dezembro de 2013 e 31 de janeiro de 2014. A conjunção superior de Vênus com o sol (com Vênus direta) acontece no dia 25 de outubro no segundo grau de Escorpião. Vênus estará combusta (um tipo de debilidade) entre os dias 24 de setembro e 26 de novembro (pouco mais de 2 meses).  Os demais movimentos de Vênus serão dentro do padrão e outra retrogradação só ocorrerá em 2015.

Efemérides de Vênus para 2014 (somente as mudanças de signo)   


Inicia o ano em ->    ♑ Capricórnio
5 de março ->         ♒ Aquário
5 de abril ->            ♓ Peixes
3 de maio ->            Áries
29 de maio ->         ♉ Touro
23 de junho ->        ♊ Gêmeos
18 de julho ->         ♋ Câncer
12 de agosto ->       Leão
5 de setembro  ->    Virgem
29 de setembro ->  ♎ Libra
23 de outubro ->     Escorpião
16 de novembro -> ♐ Sagitário
10 de dezembro -> ♑ Capricórnio 



Os trânsitos de Marte em 2014




Em 2014 teremos uma longa estadia do planeta vermelho pelo signo de Libra, onde ele tem seu detrimento. Neste signo, Marte realizará uma série de tensões portanto será uma época onde a paciência valerá ouro. O excesso de deliberação, hesitação e melindre pode marcar as interações, tornando os problemas e conflitos mais lentos, travados e maçantes pra serem resolvidos.  Marte deseja seguir em frente com urgência e impulsividade, mas em libra somente as ações estratégicas e coordenadas conseguem florescer. Tentar avançar o sinal criará obstáculos e duplicará o stress que se encontraria ao dançar conforme a música, por mais insuportável que ela soe. Pra mais detalhes, é interessante ler o artigo que já foi escrito nesta página a respeito desta passagem de Marte pelo signo de Libra.


Marte em Libra 




A retrogradação se restringirá ao período que vai de 28 de fevereiro a 18 de maio, durando cerca de 80 dias. Aspectos importantes neste ano que ocorrem com marte em libra (considere os aspectos como válidos por 5 dias antes e 5 dias depois da data indicada):

- Quadratura com o sol em Capricórnio  (2 de janeiro): Período que indica discórdias e propicia a ocorrência de acidentes e incêndios (numa escala geral). Pode sugerir acentuadas ondas de calor onde é verão. Como o sol estará na exaltação de Marte, a intensidade deste conflito é atenuada. No plano pessoal ele indica precipitação, impaciência e comportamentos vaidosos que favorecem reações infantis, exageradas e excessivamente agressivas.  

- Quadratura com Vênus retrógrada em Capricórnio (16 de janeiro): É um aspecto que tem uma carga extremamente sexual e sensual indicando acentuação nos desejos de ordem sexual em um nível geral tornando as abordagens com essa finalidade mais frequentes e explícitas. Tarados podem se descontrolar e perder a cabeça!  Entretanto, pode indicar desarmonia em casamentos , romances e na vida social de modo geral, já que os desejos egoístas falarão mais alto do que os desejos coletivos. Indica também potencialização de ocorrência de adultério

- Quadratura com Plutão em Capricórnio (1 de janeiro, 23 de abril, 14 de junho): Indica conflitos de poder, pode indicar ondas de violência ou assassinatos chocantes que ganham destaque na mídia (o caso Nardoni por exemplo ocorreu com marte em câncer em oposição a plutão em capricórnio). A nível pessoal, é um aspecto que tende a acirrar o instinto de competição entre as pessoas e a acentuar o lado ambicioso de cada um.

- Quadratura com Júpiter em Câncer (8 de janeiro, 22 de abril): Ambição, oportunismo, arrogância , vaidade , presunção, temeridade ...trata-se de um aspecto muito energético que tende a exaltar os ânimos, estimular competições e atiçar o lado mais arrogante e presunçoso de cada um de nós. O ego estará falando alto demais! Excessos e conflitos precipitados por motivos fúteis podem fugir do controle.

- Oposição com Urano em Áries (23 de abril, 25 de junho): Predispõe a imprevistos, sustos e acidentes, além de rebeliões e protestos que podem assumir um aspecto bem violento, isso em nível mundial/coletivo. É um aspecto que nos deixa mais nervosos e predispõe ao retesamento que leva a reações bruscas, automáticas, rápidas demais e predispõe a ocorrência de conflitos que se estabelecem de forma inesperada e descontrolada, na proporção em que se tenta "segurar as pontas"  pra evitar a discórdia.

- Sol em Aquário e depois em Gêmeos em trígono com Marte  (Sol em Aquário: 14 de fevereiro - Sol em Gêmeos: 31 de Maio): É  um aspecto que favorece a melhor expressão do planeta Marte de forma mais arrojada, dinâmica e tende a ser uma energia que favorece o trabalho de modo geral. O primeiro trígono prepara o terreno para a retrogradação, dando a oportunidade de uma preparação, como uma tomada de fôlego antes de um mergulho. O segundo é o primeiro movimento na direção de se resolver os problemas que tenham surgido durante a retrogradação.  

- Quadratura com o Sol em Câncer (19 de julho):  Período que pode ser tão tenso quanto foi a primeira quadratura, podendo predispor a incêndios, acidentes, ondas de calor e distúrbios tipicamente marcianos.  Esta quadratura assinala o fim da fase de sombra da retrogradação de Marte, fechando de uma vez por todas aqueles assuntos mais espinhosos e fechando também a fase mais tensa do ano de 2014.


Marte em Escorpião 

Dignificado, Marte ganha força e finalmente os assuntos típicos de Marte voltam a ficar plenamente favorecidos. Entretanto, este período reserva alguns aspectos bem fortes mas que serão bem menos tensos do que os ocorridos no período libriano, uma vez que escorpião favorece ao controle das descargas de energia marcianas.

-  Quadratura com Júpiter em Leão (1 de agosto):  Ambição, oportunismo, arrogância , vaidade , presunção, temeridade ...trata-se de um aspecto muito energético que tende a exaltar os ânimos, estimular competições e atiçar o lado mais arrogante e presunçoso de cada um de nós. O ego estará falando alto demais! Excessos e conflitos precipitados por motivos fúteis podem fugir do controle. Neste caso, ambos os planetas estão fortalecidos o que ajuda a controlar um pouco dos exageros gerando um potencial  energético muito aproveitável, mas é necessário cuidado com a megalomania.

- Conjunção com Saturno em Escorpião aos 17° (25 de agosto): Trata-se de um aspecto difícil cuja principal característica é a necessidade de lidar com a frustração da melhor maneira que for possível, tentando evitar que o amargor e o ressentimento se instalem. As coisas ficam mais lentas, e alguns projetos em andamento podem ser bloqueados, talvez permanentemente, e será necessário encarar essas negativas de forma madura. É um aspecto que pode predispor a conflitos amargos e rupturas que talvez não tenham como ser consertadas.   


Marte em Sagitário 


Sem dignidades, Marte age de maneira um pouco tortuosa neste signo, mas terá potencial especialmente quando passar pelo segundo decanato de fogo, quando integrará um grande trígono no elemento fogo.

- Quadratura com netuno em Peixes (22 de setembro): Um aspecto que predispões as ações furtivas e traiçoeiras,  mas onde as máscaras caem e as ilusões são desfeitas. É também um aspecto que coloca em cheque a competência, predispondo a erros graves de execução em projetos, manejo de equipamentos, movimentações políticas e militares. É o aspecto do equívoco, que expõe a incompetência por trás de tudo o que não estiver bem estruturado. Pode predispor a linchamentos e a acusações injustas.

- Grande trígono de fogo (entre 1 e 14 de outubro): Marca um momento extremamente positivo em que Marte em Sagitário, Urano em Áries e Júpiter em Leão estarão todos simultaneamente em trígono no segundo decanato dos signos de fogo. É um aspecto que fala em iniciativa, otimismo, sorte e realizações e favorece a uma grande variedade de empreendimentos, sendo um período especial para os nativos dos signos de fogo.


Marte em Capricórnio 


Este é o signo da exaltação de Marte onde ele fica muito fortalecido. Trata-se de um momento forte e que favorece a maioria das ações de natureza marciana, principalmente as que envolvem trabalho e ambição.Contudo, este é um trânsito que reativa a quadratura entre Urano e Plutão, mas de forma não tão dramática.  Podem haver conflitos mas eles são encarados de forma frontal, sem fugas ou desperdício de energias.  

- Marte em conjunção com Plutão (10 de novembro): Aspecto potente que indica concentração de energias, potencial de realização e extravasamento das energias mais ambiciosas e da ira em si de forma saudável. No contexto da quadratura urano/plutão, indica desigualdade com potencial para as repressões violentas, desiguais, e movimentações políticas ou militares com a mesma finalidade.

- Marte em quadratura com Urano (12 de novembro): Tendência a repressão que leva a reações inesperadas. Quanto mais se tenta controlar, mais as coisas fogem do controle e mais tende a se intensificar a violência. Iniciativas tendem a ser reprimidas , é um aspecto que pode trazer à tona o lado tirânico de marte em capricórnio. Pode predispor a acidentes e as consequências dos atos são imprevisíveis.

- Marte em sextil com Saturno , com recepção mútua  (1 de dezembro): Aspecto que favorece o trabalho de uma maneira geral e a realização de trabalhos grandiosos, indicando muita força de vontade e persistência e caminhos abertos pra concretização dos planos, desde que sejam realistas. Indica rigor, energia sexual, potência, força, empenho e potencial de consolidação.

Marte finaliza o ano no signo de Aquário. As indicações acima são todas genéricas e se aplicam a todas as pessoas, mas cada aspecto pode afetar cada pessoa de uma maneira diferente e particular. Algumas podem não ser afetadas diretamente mas mesmo assim sentirão as predisposições ambientais, já que são tendências também coletivas.

Efemérides de Marte para 2014 (somente mudanças de signo)

Inicia o ano em -> ♎ Libra
26 de julho ->         Escorpião
13 de setembro -> ♐ Sagitário
26  de outubro ->  ♑ Capricórnio
4 de dezembro ->  ♒ Aquário






Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom esse post, para leão só tera algumas passagem de mercurio e venus...para venus só voltará a sua retrogração em 2015 em leão ?? Se for vero essa informação, posta algo parecido para nós nos prepararmos !! Obg ...

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015