sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Eclipse solar em Escorpião no dia 3 de Novembro de 2013



No próximo domingo dia 3 de novembro de 2013 ocorre um dos eventos celestes mais importantes de 2013, um eclipse solar no signo de Escorpião. Eclipses são acontecimentos naturalmente delicados, mas este em particular é um pouco mais forte e tem um impacto maior porque será a reafirmação de uma energia em curso já a 1 ano, o trânsito de saturno por Escorpião. É porque este eclipse ocorrerá em conjunção a saturno, precisamente no grau em que Saturno estacionou em Escorpião pela primeira vez desde o ingresso de Saturno neste signo (11° de Escorpião).

Este eclipse será como um desmaio,acho que não existe alegoria melhor pra que possamos visualiza-lo. Aliás todo eclipse tem de certa forma um pouco desse simbolismo, já que o eclipse é uma espécie de desmaio solar, um blackout momentâneo do astro doador de vida, calor, energia e potência. Um átimo de morte, um mergulho no coma seguido de um bruto despertar. O eclipse tem o potencial portanto de estimular o despertar da consciência, ele nos desperta para o óbvio, para o que  estava o tempo inteiro diante do nosso nariz mas que só pode ser percebido graças a um pequeno momento de cegueira. Quando perdemos uma coisa que não valorizávamos anteriormente e só então percebemos o quanto aquela coisa era valiosa, mas com a diferença de que neste caso a perda só ocorre no âmbito dos sentidos, tem um caráter de delírio.   

Pessoas com planetas importantes na primeira metade de Escorpião e na mesma região nos demais signos fixos (Aquário, Touro e Leão) estão vivendo as situações típicas do trânsito saturnino. O trânsito de Saturno costuma evocar sentimentos como o medo, a angustia e a necessidade de definições, estrutura, finalizações, podas. É a super conscientização de tudo aquilo que vai errado e necessita de reparos. Os nativos da primeira metade dos fixos estão por tanto já a um ano vivendo este processo de redefinição do trânsito de saturno. Na maioria dos casos, é como uma longa caminhada com muito peso nas costas em direção a um local mais alto, mais plano, mais seguro onde a pessoa vai simbolicamente restabelecer suas bases, o que significa também encarar o vazio de começar alguma coisa do zero. Isso é válido sobretudo para aqueles que são da primeira metade do eixo Touro/Escorpião.  Já para o eixo Aquário/Leão a experiência saturnina em Escorpião tem muito mais uma característica de colapso estrutural com necessidade de se rever decisões tomadas a alguns anos trás,com uma necessidade urgente de se ajustar  a rota, pra se evitar que o tempo gasto até o momento seja desperdiçado.



 Em ambos os casos, a questão é que agora com a aproximação da conjunção (por trânsito) de sol com saturno em Escorpião, têm-se a sensação de que o processo penoso do trânsito finalmente vai terminar. É justamente neste contexto que ocorre este eclipse do dia 3.

As informações aqui portanto vão ter mais relevância para os nativos dos signos fixos, sobretudo para esses que já estão sob os processos saturninos. Este eclipse ocorre de forma a coincidir com o alívio representado pelo fim do trânsito de saturno. Acaba sendo uma finalização dramática. É como se, após toda a caminhada , todo o calvário do trânsito de saturno, justamente agora se tivesse a sensação de que toda a caminhada foi em vão. É um sentimento ilusório, na mesma proporção que o fenômeno do eclipse é um fenômeno ilusório: Sabemos que a  ocultação do sol pela lua não passa de uma ilusão de ótica, provocada pelo alinhamento de órbitas entre a terra, sol e lua. E na mesma proporção, sabemos que o desmaio é uma simulação de morte, não é uma morte real. O eclipse do dia 3 então pode se manifestar de forma dramática (como um verdadeiro desmaio emocional), mas ele não tem um caráter definitivo no sentido de simbolizar (em nível pessoal) qualquer tipo de definição na vida, ou seja, não passará do desmaio. Como trânsito, trata-se de uma experiência eventual, súbita. Uma erupção descontrolada de emoções, um colapso no plano subjetivo, uma estafa, uma pane emocional. E só isso. Todo o processo estrutural, do colapso a redefinição vivido no trânsito de saturno não será perdido.

O epicentro deste eclipse será no grau 11° de Escorpião, então se você tem planetas que vão de 01° a 21° de qualquer signo fixo, mas sobretudo em Escorpião, pode esperar alguns acontecimentos intensos ja a partir de hoje com a aproximação do eclipse e também ao longo da primeira metade da lunação inaugurada no dia 3, ou seja, mais ou menos até o dia 17 de novembro. Ficará claro que seja lá o que acontecer, o evento terá um caráter puramente de desabafo emocional, onde sentimentos guardados, raivas, tristezas, frustrações , etc ; vão clamar seu espaço de manifestação.  Saturno no seu trânsito acaba nos privando de espontaneidade: o foco na estruturação impede o fluir das vontades e manifestações subjetivas, tudo acaba sendo muito controlado neste sentido. Então encare esse eclipse como o estourar de um balão que ao longo do tempo  foi se enchendo de sentimentos estagnados.

Assim, é desnecessário temer o eclipse. Imagino que a maioria das pessoas hoje em dia ja tenha aprendido que isso é inútil. O eclipse as vezes é difícil, é dramático, tem esse efeito que eu descrevi como o "desmaio", mas é algo circunstancial e passageiro. Um reflexo que se manifesta da forma mais dramática na medida em que nossa insatisfação é reprimida.  



Existe uma estrela fixa no grau em que vai ocorrer este eclipse: Acrux, estrela alfa do Cruzeiro do sul, de natureza medianamente benéfica. Mas trata-se de uma estrela muito distante da eclíptica, de modo que sua capacidade de exercer influências é questionável. De acordo com Vivian e Robson, essa estrela seria simbolicamente muito importante pro Brasil, porque de acordo com ela Cabral teria afirmado na época da descoberta que o Brasil era a terra do Cruzeiro do Sul. No nosso caso, o eclipse poderá ser visível de forma  parcial no nordeste.  

Em termos geopolíticos, os eclipses tem efeitos pontuais, que tendem a se manifestar  sobretudo nos locais por onde passa a sombra do eclipse, e também nas áreas onde ele é visível. isso pode ser observado no mapa abaixo:    



Nesses locais podem se esperar eventos geológicos e climáticos mais intensos,além de agitações populares que se manifestam na forma de colapsos. Sendo o eclipse em Escorpião, um signo de Marte, a eclosão de algum tipo de conflito armado sobretudo nos locais por onde passa a sombra exata do eclipse, motivado por questões escorpianas (disputas por suprimentos de importância econômica). Escorpião, por ser quadratura natural de Leão, domicílio do sol, costuma representar ameaça para os "reis", no caso atual, líderes políticos que podem enfrentar sedições, tentativas de golpe ou disputas internas em seus governos, ou escândalos que mancham suas imagens. Chama atenção por exemplo o fato de que o eclipse será exato na hora do nascer do sol na costa leste dos Estados Unidos, isto é, ele será angular naquele em algumas regiões daquele país. Isso pode indicar que acontecimentos importantes na esfera política, envolvendo principalmente as figuras centrais do poder  daquele país podem ser esperados.  

       
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Já venho com expectativa\receio deste eclipse há algum tempo... Depois de ler o post, agora mais ainda! Do mapa natal: asc 5º touro, urano R a 7º escorpiao conjunto ao desc, saturo e mercurio conj ao fundo do ceu leao (16º; 6º e 3º respctivamente), MC em 3º aquário, tudo em uma grande cruz. Da revolução solar deste ano, asc em capric. De quebra, ainda no meio da quadratura de Plutão. Tenho exatamente sensaçao de necessidade de realinhar e redefinir algumas coisas, como descrito.Para completar, marquei o retorno à terapia de vidas passadas para semana que vem. Acho que deve acontecer muita coisa nesta época. Depois eu conto como foram estes dias!

relatosmercurianos on 2 de novembro de 2013 23:00 disse...

Descobri que meus planetinhas em signos fixos não são pouco importantes lendo sua análise. Tenho lua em aquário e mercúrio em leão nos primeiros graus e em oposição quase exata, e minha história de "sofrimento" terá seu desfecho, coincidentemente, nessa próxima semana.
Estou na expectativa de que seja favorável.

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015