sexta-feira, 17 de maio de 2013

Saturno em Touro





Há neste posicionamento um estado perene de teimosia e de obstinação. A fixidez aqui é manifestada ao extremo porque tanto saturno quanto o elemento terra confluem em direção a tendência da modalidade fixa a ser persistente, obstinada, teimosa por assim dizer. Isso pode ou não ser algo exagerado e fonte de problemas, a depender de cada mapa. Mas na maioria dos casos trata-se de um trunfo porque garante à pessoa a força suficiente pra continuar, se manter firme no que se propõe. Por outro lado pode ser a fonte de boa parte dos seus eventuais sofrimentos, especialmente em relação a questão do apego.


Touro é o signo que rege os 5 sentidos, é um signo associado profundamente as noções de conforto e prazer. A percepção instintiva do mundo através dos 5 sentidos, na vivência prática, real, no toque, no desbravamento visual, no ouvir, no cheirar, no provar. Saturno em touro pode indicar um pouco de medo do que se pode descobrir ao explorar o mundo, havendo bastante relutância por parte do nativo pra se abrir a novidades, a coisas inteiramente desconhecidas. Isso pode estar relacionado a vivências traumáticas associadas a sensações muito negativas vividas em algum momento. A pessoa pode ter visto algo terrível, ouvido coisas perturbadoras, pode ter sofrido violência e convivido com a dor, pode ter experimentado sensações que ela associou a situações de sofrimento, perda ou tristeza. De modo que esse tipo de choque, na pessoa que tem Saturno em Touro, fica um pouco mais difícil de superar. Dessa forma ela fica mais conservadora, se resguarda mais da vida e teme explorar o mundo. Nunca está muito disposta a ser surpreendida. Evidentemente, quanto mais tenso estiver saturno no mapa, mais arraigadas serão essas defesas, essa relutância de explorar e de experimentar a vida nos moldes taurinos.

Toda pessoa submetida a uma experiência de violência, ou que experimentou sensações fortes associadas a alguma forma de sofrimento ou vergonha tende a experimentar algum nível de trauma. Mas a pessoa de saturno em touro tende a ser muito sensível a essas experiências, que levam muito tempo pra serem diluídas e superadas. A questão do sentir é muito séria. É como se houvesse uma sensibilidade especial pra fonte de dor, como se a dor tivesse o poder de afetar a alma, infiltrando-se e transformando-se em tormento. A dor no universo taurino não se resume somente a dor física ou psicológica. Existe também a dor da perda, da falta, a dor da escassez,  e quem nasce com saturno em touro é igualmente sensível a essas experiências, num nível que fica acima da média.



A dor da perda decorre da tendência taurina ao apego. Um nativo de saturno em touro tende a sentir segurança somente quando cercado de coisas que lhe são familiares. Há sempre uma grande facilidade pra ingressar e se viciar em rotinas. Sempre o mesmo, sempre igual. As coisas estarão sempre ali e isso gera na pessoa o sentido de realização. Mas a perda é um elemento inevitável na vida. Perdemos as coisas porque elas envelhecem, ficam ultrapassadas, quebram-se por mais que cuidemos delas. Às vezes as coisas são simplesmente roubadas, ou simplesmente somem, e certas coisas morrem. Estamos todos nós sujeitos a eventuais perdas, mas saturno em touro não deseja conviver com isso e geralmente se estrutura pra evitar ao máximo o momento em que vai ter que lidar com essas questões. Não importa como, o que importa pra saturno em touro é o vazio que fica e esse vazio dói, e demora muito até ser preenchido por algo novo. Introduzir um novo elemento na vida leva tempo e o apego ao que se tinha antes pode atrapalhar o processo de se agregar a novidade na vida.

Às vezes o apego a certas sensações funciona também como uma prisão. Com saturno em touro podemos encontrar diversos casos de vícios dos mais diversos tipos, que são fundamentados no apego a alguma sensação boa que se deseja repetir até o infinito. Essa prisão entretanto pode ser negativa e ter o poder de consumir as energias da pessoa, que fica meio que devota ao ritual de administrar a si mesma, constantemente, aquela sensação.  Quebrar um vício pra saturno em touro pode se configurar num grande desafio, na medida em que esse vício estiver associado puramente ao prazer.     

O apego pode se refletir negativamente na experiência do ter. Saturno em todos os signos de terra pode conceder ao nativo certo grau de mesquinhez. Em touro isso ocorre pelo medo da perda. Então a pessoa é orientada a guardar. Bem naquele estilo do vovô que guardava cruzeiros debaixo do colchão e se esqueceu deles la, até o ponto de eles já não valerem mais nada. Muitas vezes ele não esqueceu, mas é que o medo de tirar o dinheiro e expô-lo ao risco do roubo e da perda pode ter falado mais alto! Portanto, com saturno em touro temos dois pontos: Facilidade para poupar e de manter um senso de equilíbrio nas próprias finanças, associado ao medo de viver riscos, que pode condenar a pessoa ao não crescimento financeiro.



Por fim, Touro fala também da experiência do plano físico, fala do corpo em si. Pode haver em Saturno em Touro alguns problemas relacionados ao corpo físico, sejam problemas reais ou problemas imaginários. Um sentimento de descontentamento pode levar a uma constante luta por aprimoramento nesta área. Eventualmente, o sentimento de inadequação pode bloquear a atuação da pessoa em diversas áreas de sua vida, sendo importante que a pessoa trabalhe ou pra adequar seu corpo ao que ela considera que seria aceitável, ou pra adequar sua mente a ter mais tolerância com sua condição física. Perceber que o ser vai além das aparências e do meramente tangível e que as vezes a solução para o problema do corpo se consegue somente depois de solucionados os problemas da alma.   


Épocas de Saturno em Touro são marcadas por um sentimento coletivo de maior lentidão, especialmente porque touro se sucede a Áries. Neste caso trata-se do fim da ansiedade ariana, do constante estado de pressa para um estado coletivo de maior serenidade. Mas as coisas podem ficar bem lentas, ao ponto de se arrastarem penosamente. É o tipo de momento que pode tornar quase impossível a finalização de qualquer coisa: a energia representada por saturno em touro impõe a constância e a manutenção e tem verdadeira fobia em relação a tudo o que é extremista, radical ou finalizador, mesmo que aja necessidade dessas coisas. Outra questão que fica muito forte é o sentimento coletivo da necessidade de adequação do corpo, uma preocupação maior com as aparências, com as vaidades ganhando muito terreno como numa preocupação maior em se estar mais bem equipado  para o prazer. A regra é perseguir a eternidade, e acaso as situações de perda se infiltrem, estas tendem a causar mais comoção numa época de saturno taurino. E evidentemente que o materialismo e o consumismo ganham muito espaço sendo exagerados e cultuados. Como a última conjunção entre Saturno e Júpiter se deu no signo de Touro (aos 22° de touro no ano 2000), podemos considerar que as características daquele momento reverberam e nos influenciam até hoje, com essas tendências mais taurinas perdurando até a próxima conjunção de Saturno com Júpiter  Então podemos continuar sentindo até o final desta década de agora traços dessa energia mais taurina, sempre em segundo plano, já que o local por onde saturno estará passando de fato é o que falará mais alto.  

  

Períodos em que Saturno ficou e em que Saturno vai ficar em Touro:

1910-1913
17/05/1910 a 15/12/1910 & 20/01/1911 a 07/07/1912 & 30/11/1912 a 26/03/1913

1939-1942
05/07/1939 a 22/09/1939 & 20/03/1940 a 08/05/1942

1969-1972
29/04/1969 a 18/06/1971 & 10/01/1972 a 21/02/1972

1998-2001
09/06/1998 a 25/10/1998 & 28/02/1999 a 09/08/2000 & 16/10/2000 a 20/04/2001

2028-2030
12/04/2028 a 31/05/2030
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015