sexta-feira, 24 de maio de 2013

Saturno em Leão




Leão é um dos detrimentos de Saturno, mas como Leão é um signo de fogo, masculino, que rege a triplicidade participativa de Saturno, neste caso o detrimento não é considerado tão forte quanto em Câncer, onde saturno é totalmente peregrino. Existe um elemento de honra e dignidade em quem tem saturno em Leão que é extremamente útil na hora de suportar eventuais adversidades. Mesmo diante da vergonha e da derrota, há uma postura digna. Mesmo diante da mais intensa humilhação e na situação mais desvantajosa, existe um elemento de gana e de coragem que não se perde. A questão da honra, do orgulho e da coragem, entretanto, acaba por ser também fonte dos principais problemas relacionados a esse saturno. Outra questão problemática pode ser a ambição, sede por poder e a vivência da tirania, seja agindo como o tirano sobre alguém, seja sendo vitima da tirania alheia em algum momento.

O problema central ao longo da vida vai girar em torno das questões do ego e da autoconfiança. Esses elementos acabam sendo muito sensíveis, com o orgulho do indivíduo sendo facilmente ferido. Tende a haver uma pressão muito grande, na maioria das vezes produzida pela própria consciência, mas que às vezes é projetada na forma de figuras tirânicas e exigentes (como um pai), que geram na pessoa um nível muito elevado de expectativas e de medos relacionados ao êxito dos seus empreendimentos; O medo do fracasso empurra a pessoa a frequentemente cumprir a sua própria profecia e a confirmar seus temores. Mas ao mesmo tempo a pressão da consciência sempre leva a pessoa a se esforçar e tentar de novo, da mesma forma, levando a um ciclo de repetições que só é interrompido  quando a pessoa finalmente aprende que não é necessário vencer sempre, que não é uma vitória em particular ou a perfeição em todos os sentidos que mede o quão exitosa é uma pessoa em sua trajetória de vida.

Frequentemente, mesmo sem preparo, organização  ou mesmo confiança a pessoa se lança em empreendimentos que são muito maiores que ela, coisas megalomaníacas, que estão num patamar que não é impossível de ser alcançado, mas que ainda está distante da pessoa, como se ela estivesse arquitetando inconscientemente uma derrota. Munida de um senso traiçoeiro de autoconfiança o nativo pode se colocar em situações assim e depois se sente culpado e derrotado quando não obtém o êxito ou quando obtém resultados muito abaixo do esperado (por ele mesmo). A ideia de que basta confiar e se lançar nos projetos, sem preparo, disciplina ou organização é o principal ponto fraco dos mais jovens, e o amadurecimento vem sempre quando a pessoa percebe que é necessário seguir etapas, que a ambição não pode ser a única justificativa pras suas ações e que uma derrota não significa que a pessoa está completamente fora da “guerra”.



Outra coisa que pode acabar sendo bloqueada é a criatividade quando a pessoa pressiona a si mesma a ser um “gênio”, sem antes passar por todos os processos de amadurecimento até vir a se tornar o gênio que ela gostaria de ser. Saturno em leão é a criatividade que deve ser trabalhada, exercitada ao longo da vida. As ideias vão surgindo conforme a prática, conforme o tempo passa. O brilhantismo não é pra ninguém a norma, ninguém tem somente ideias geniais durante 24 horas por dia. Só fracassa quem realmente desiste; Se a pessoa insistir em esperar que o sucesso vá brotar em sua mente como num passe de mágica, ledo engano. Comparando-se aos outros, especialmente os que exibem os frutos do seu sucesso, a pessoa esquece que o que fica aparente é somente o resultado e não a trajetória que a outra pessoa seguiu pra chegar aonde chegou. Poucos são os que têm orgulho das suas cicatrizes. É muito comum a pessoa que tem saturno em leão comparar-se com alguém que tem o dobro de experiência que ela e se sentir mal por não conseguir ainda os mesmos resultados.  Se optar pelo caminho longo do esforço, com o tempo vai colher os frutos.

A pessoa que tem Saturno em leão deseja transmitir força, integridade e firmeza, quer passar uma imagem que tenha credibilidade e não há nada de errado com isso. Mas nesse processo ela pode acabar ficando excessivamente rígida, transmitindo uma força que ameaça os outros, um senso de integridade intransigente que ela pode acabar estendendo aos que a cercam dentro de uma lógica que se aplica exclusivamente a ela, e usando de um excesso de firmeza que beira a tirania. O interessante é que a pessoa só aprende a relaxar nesse sentido conforme os anos passam, especialmente após o primeiro retorno de saturno.  Tende a existir uma aversão a qualquer forma de autoritarismo, mas sem perceber o nativo pode acabar revivendo o mesmo processo depois de maduro, só que colocando-se no lado da autoridade, exercendo a tirania que ele tanto abominava. A rigidez pode comprometer o senso de humor. Apesar de ironizar e rir bastante do mundo a sua volta e inclusive de si mesma, a pessoa pode ser incapaz de conviver com o senso de humor alheio, especialmente se este fizer a mínima referência a ela ou algo com o qual ela se identifica. Não basta aprender a rir de si, mas também permitir isso aos outros sem que isso necessariamente signifique uma experiência de humilhação.

Em alguns casos, sobretudo quando saturno aparece muito aflito, a pessoa pode erroneamente se lançar numa busca pelo reconhecimento do seu brilho pessoal através de uma conduta que a expõe excessivamente, as vezes a levando ao ridículo. Cada tentativa de autoafirmação é um novo golpe na autoestima. Libertar-se da pressão que faz a pessoa crer que só há espaço no mundo para o sucesso e para perfeição, aceitar suas eventuais derrotas, aceitar quando não tem condições de fazer ou de ser algo, essas são as verdadeiras provações, os verdadeiros desafios que terão de ser superados ao longo da vida. Uma manifestação oposta disso e que pode ser dada por um saturno em configuração muito tensa no mapa, é uma timidez quase patológica que faz com que a pessoa tenha verdadeira fobia de ser o centro das atenções. Medo e desejo simultaneamente. O céu e o inferno ficam no mesmo lugar, no centro do palco sob todos os holofotes. O problema não é nem a execução do ato: o problema reside em se expor sob risco de não receber aplausos; 



Uma época de saturno em leão pode ser caracterizada por uma intensa busca, em nível coletivo, por aprovação, reconhecimento, autoridade e sucesso. O mundo de repente fica mais competitivo do que de hábito; Muita gente pode passar a acreditar piamente que é alvo da inveja alheia, mas no fundo isso não passa do desejo de ser alvo dessa inveja, já que ninguém inveja quem não faz sucesso ou se destaca de alguma forma e o foco desta época é esse. Muita gente passa a correr atrás dos seus 15 minutos de fama, sem sucesso. Ser forte, valente, autoconfiante, corajoso e viril passa a ser uma premissa, obviamente que para os homens. Os sentimentos machistas são mais reafirmados digamos assim. A mulher precisa obrigatoriamente parecer confiante, segura de si. O sucesso pode nem existir de fato, mas todos se sentem na obrigação de mostrar pro vizinho o quanto estão confiantes, seguros de si e fazendo sucesso. É a busca pela singularidade, cada um buscando encontrar sua fonte de luz própria e um motivo pra se orgulhar de si mesmo. Em nível coletivo, passa a ser muito difícil lidar com a derrota. Na última passagem de Saturno em Leão foi lançado um filme que exibiu com maestria toda essa dinâmica da pressão pelo sucesso e a dificuldade de se aceitar a derrota: Little Miss Sunshine (2006).


Épocas em que Saturno esteve e em que saturno vai estar em Leão:  

1887-1890
18/08/1887 a 09/03/1888 & 21/04/1888 a 06/10/1889 & 25/02/1890 a 28/06/1890

1916-1919 (primeira guerra mundial)
17/10/1916 a 07/12/1916 & 24/06/1917 a 12/08/1919

1946-1949
02/08/1946 a 19/09/1948 & 03/04/1949 a 29/05/1949

1975-1978
17/09/1975 a  14/01/1976 & 05/06/1976 a 16/11/1977 & 05/01/1978 a 26/07/1978

2005-2007
16/07/2005 a 02/09/2007

2034-2037

26/08/2034 a 15/02/2035 & 11/05/2035 a 16/10/2036 & 11/02/2037 a 06/07/2037


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Lunna Solare on 29 de abril de 2016 00:18 disse...

Nossa! Parabéns! Vc é muito bom. Tenho Saturno em Leão e na casa 8

Luis Henrique on 21 de outubro de 2016 11:43 disse...

bookmakers

Luis Henrique on 21 de outubro de 2016 11:47 disse...

http://media.bet9.com/redirect.aspx?pid=1368466&bid=6745&redirectURL=http://www.bet9.com

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015