domingo, 19 de maio de 2013

Saturno em Gêmeos





Trata-se de um posicionamento onde Saturno se encontra bem colocado, já que neste signo ele tem triplicidade. Saturno em Gêmeos pode ser compreendido basicamente por 3 medos básicos: Medo de não saber o suficiente, medo de não ser ouvido ou respeitado por suas opiniões e o medo de não conseguir se adaptar ao mundo que o rodeia. Esses 3 medos funcionam como motores para coisas que no fundo são positivas: O medo de não saber o suficiente tende a levar a pessoa a naturalmente buscar conhecimento. O medo de não ser ouvido e respeitado em suas opiniões leva a pessoa a aprender a se comunicar de forma mais adequada, e o medo de não conseguir se adaptar ao mundo que a rodeia leva a uma vontade natural de explorar e conhecer a fundo esse mundo que a cerca, pra que a adaptação possa se processar, e a se colocar em situações de novidade (como em viagens) pra que seu senso de adaptação seja confrontado. Seria assim na melhor das hipóteses, mas evidente que saturno neste signo também pode ter suas manifestações mais negativas a depender das configurações do mapa que envolvem este planeta.

O medo de não saber o suficiente é evidentemente uma das coisas mais úteis que podem ocorrer a alguém, porque isso indica que a pessoa será voltada ao aprendizado. Mas sempre ficará o vazio, a pessoa sempre se sentirá em falta, porque por mais que ela saiba, sempre haverá uma pergunta que a pessoa não saberá responder. E não saber responder algo ou reconhecer que não sabe algo pode se revelar um grande desafio pra esses nativos. Tanto que muitos vão se pegar em situações onde estarão inventando respostas, apenas pra não passar pela “vergonha” de reconhecer que não sabem, especialmente porque muitos lutam e se apegam ao status de ser o especialista ou mestre de determinado tema. Quanto mais subestimarem a inteligência alheia, mais serão levados a mentir, e mais vergonha passarão quando essas mentiras forem descobertas em um momento ou outro.   Mentir acaba se tornando um artifício corriqueiro pra tapar buracos, e sempre são mentiras bobas e desnecessárias. Essa tendência a mentira compulsiva pode ser encontrada principalmente nos que tem muitas oposições ou quadraturas envolvendo saturno, especialmente com a lua ou mercúrio.

Dificilmente saturno em gêmeos vai mentir nos assuntos mais essências de sua vida, porque apesar do que foi descrito acima, existe uma imensa consciência em relação aos aspectos daninhos da mentira que envolve, por exemplo, o plano dos sentimentos ou dos negócios. Falo de mentiras sérias, tipo aqueles segredos de novela;  Nos casos em que a pessoa é levada a isso por algum motivo, o sentimento de culpa causado por se carregar uma mentira pode ser muito difícil de se suportar e a pessoa vai se colocar deliberadamente ou inconscientemente em situações em que é descoberta pra que seu martírio termine. A maturidade é quem vai fazer a pessoa a cada vez mais viver uma vida sem mentiras, de consciência limpa. Isso inclui as mentiras “bobas”, que se tornam estorvos: o tempo também ensina muito sobre a inutilidade dessas.    Outro problema decorrente do medo de não saber o suficiente é o pedantismo intelectual, onde a pessoa oferece demonstrações gratuitas e desnecessárias sobre os seus fantásticos conhecimentos. Esse problema tende a afetar principalmente os mais jovens e também é superado com a maturidade. Com o tempo sempre aprendemos que há hora certa pra se dizer de tudo, e no caso de saturno em gêmeos o domínio desse “timing” tende a transformar-se em meta desde muito cedo.   



O medo de não ser ouvido leva a uma constante busca pelo respeito e pela consideração dos outros. Ser “levado a sério” transforma-se em dilema pessoal.  Isso pode levar a pessoa a se esforçar bastante pra superar este medo e de fato obter o reconhecimento e o respeito que ela julga merecer. Mas muitos podem crescer acreditando que sua voz não precisa ser ouvida, tornando-se silenciosos e temendo dar sua opinião, dizer o que pensam. É muito importante se perceber que aquele dito “quem cala consente” transforma-se em realidade e pode comprometer a muitas pessoas que tem saturno em gêmeos se elas não se conscientizarem da importância daquilo que elas não dizem. O silêncio transforma-se nos grilhões da alma e sem perceber a pessoa vai se submetendo aos outros, quando a liberdade é algo simples de se conquistar, se faz no simples ato de dizer não, de denunciar, de expor sua opinião, seu pensamento, gritar sua própria existência. Muitos, por serem ansiosos pra se fazer ouvir podem apresentar problemas relacionados a fala. Isso será mais verdadeiro se saturno afetar diretamente mercúrio, o ascendente ou a casa 1 e seu regente. Problemas de dicção, de gagueira, dentre outros problemas de natureza física ou somente psicológica podem ser simbolizados pela presença de saturno em gêmeos, desde que envolvido em configurações que afetam diretamente o corpo, a imagem e a fala do nativo.  

O signo de Gêmeos tem como características a versatilidade, a adaptabilidade e a capacidade de rapidamente compreender e se mesclar a uma nova realidade. Essa nova realidade pode ser o prédio ou a vizinhança nova, uma nova escola ou curso, um novo emprego, até mesmo outro país se a pessoa vai pra fincar raízes por um tempo. Ter saturno em gêmeos, entretanto, pode indicar a sensação de que a pessoa não possui essas habilidades – e de fato, pode ser mesmo que não possua. Isso significa que as áreas da vida representadas por esse saturno vão requerer da pessoa um esforço consciente da parte dela pra que ela se torne mais flexível e adaptável pra assim conseguir agregar o novo a sua vida. Mas essa sensação pode ser generalizada, e assim a pessoa com saturno em gêmeos estará o tempo inteiro buscando por novidades, não de forma frívola, mas encarando tais novidades como desafios para sua capacidade de se adaptar ao novo. Em outros casos, entretanto, em manifestações mais negativas deste saturno, a pessoa pode viver com a crença que de fato não consegue se adaptar a novidade, passando a vida a fugir de toda forma de inovação e de tudo que desafie seu senso de estabilidade. Agindo dessa forma, é como se ela se recusasse a amadurecer. 





Épocas de Saturno transitando por Gêmeos tendem a ser muito boas de modo geral. São momentos que estimulam a interação entre as pessoas, a conversa, a troca, o debate. São épocas em que as pessoas buscam estar mais próximas uma das outras, mas num ponto que não prejudica a liberdade de ninguém. É momento que favorece demais as relações baseadas em amizade. Há também uma tendência geral as pessoas quererem ficar mais bem informadas, pra não fazerem papel de “tapadas”. Parecer ignorante pode despertar sentimentos de vergonha profunda. As diferenças de pensamento tendem a ser respeitadas, mas as pessoas precisam mostrar que merecem esse respeito todo o tempo, e é aí que os mais tímidos e silenciosos podem sofrer um pouco, porque quem já tem medo de se expressar, ou dificuldades inatas, tende a ver isso piorar. Mas pode ser também o momento de promover uma mudança nisso, libertar a própria voz. É uma época em que as pessoas ficam mais ágeis e brincalhonas também e ficam mais dispostas a brincar, fazer trotes, e todos precisam entrar no clima, do contrário os sentimentos de rejeição podem ser bem fortes também. Tudo o que for radical, extremista, veemente, tudo que vier se impondo como fato irrefutável, como “verdade absoluta” corre o risco de ser rechaçado. É uma época de pensamento  mais relativista digamos assim. Outra coisa pesada nas épocas de saturno em Gêmeos é a mentira. Carregar uma mentira numa época como essa é como carregar o peso do mundo, deve ser evitado ao máximo. Mentiras antigas correm sério risco de serem reveladas.   

Períodos em que Saturno ficou e em que Saturno vai ficar em Gêmeos:

1912-1915
07/07/1912 a 30/11/1912 & 26/03/1913 a 24/08/1914 & 07/12/1914 a 11/05/1915

1942-1944
08/05/1942 a 20/06/1944

1971-1974
18/06/1971  a 10/01/1972 &  21/02/1972 a 01/08/1973 & 07/01/1974 a 18/04/1974

2000-2003
09/08/2000 a 16/10/2000 & 20/04/2001 a 03/06/2003

2030-2032
31/05/2030 a 13/07/2032
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Unknown on 21 de outubro de 2016 11:36 disse...

jogos de azar

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015