segunda-feira, 20 de maio de 2013

O Temperamento



Antigamente, um dos tópicos principais da Astrologia era a análise do temperamento de acordo com o mapa astral, segundo a antiga teoria formada por Hipócrates, sábio grego que viveu a 2400 anos atrás. A base da personalidade de uma pessoa é ditada pelo temperamento, assim como pelas condições dos pontos principais relacionados ao corpo e a mente: O Ascendente, a Lua e o Sol.

Há diversas maneiras de se calcular o temperamento, mas em todas elas existe algo em comum: Elas usam sempre o Ascendente e a lua como base. As formas mais simples vão considerar somente os signos do ascendente e lua e os planetas que fazem aspectos com eles, bem como seus dispositores. Outras vão além: consideram todos os planetas na casa 1, o Sol, o Almuten Figuris...

A lógica que permeia todos os métodos, entretanto, é a mesma: Encontrar a ESSÊNCIA do mapa astral em questão. Então podemos dizer que o temperamento é isso: a essência de uma pessoa, que irá reger suas disposições comportamentais mais básicas e instintivas, aspectos orgânicos relacionados ao funcionamento do metabolismo, e vai modificar todos os indicadores do mapa, onde quase tudo vai funcionar de forma a concordar com o que diz o temperamento.

Para isso se faz um levantamento das qualidades primitivas que compõe cada um dos elementos considerados na análise. Veja mais sobre qualidades primitivas aqui:

http://www.megastrologia.com/2009/12/as-qualidades-primitivas.html

Então, após um levantamento de todos os fatores, determina-se o Temperamento daquela pessoa, baseando-se nas qualidades primitivas que se sobressaem, com algumas exceções  É porque em alguns casos ocorrem empates: existem inclusive pessoas que tem equilíbrio dos temperamentos, não apresentando nenhuma acentuação digna de nota, o que não representa um problema, mas apenas uma particularidade, uma forma de manifestação das coisas. De certa forma, todos tem em si todos os humores. Digamos que ao calcular o temperamento, vamos ver qual ou quais se sobressaem.    

Os 4 humores são:

O Colérico, relacionado ao fogo, com predomínio seco e quente. São mais extrovertidos, dinâmicos, agressivos, dominadores e impulsivos. Costumam ser líderes assumindo a dianteira nas situações de forma natural. Esse temperamento é regido por Marte e também pelo Sol, os planetas mais masculinos.

O Fleumático, relacionado com a água, com predomínio úmido e frio. São mais introvertidos, sedentários, estáveis, constantes, passivos, afetuosos, criativos e artísticos. Costumam ser apaziguadores e a reagir diante dos fatos de forma neutra e firme, apesar de serem extremamente sensíveis, românticos e atraentes. Esse temperamento é regido pela Lua e também por Vênus, os planetas mais femininos.

O Melancólico, relacionado a terra, com predomínio frio e seco. São introvertidos, sérios, responsáveis, controladores, líderes natos, ambiciosos e calculistas, além de intelectuais. Como o nome sugere, tem uma natureza mais melancólica, as vezes apática caso aja excesso dessa influência. Esse temperamento é regido por Saturno e também por Mercúrio, os planetas do intelecto.

O Sanguíneo, relacionado ao elemento ar, com predomínio quente e úmido. São extrovertidos, hedonistas, otimistas, divertidos, sensuais, irresponsáveis, fúteis e superficiais. Sacrificam as responsabilidades em nome do prazer com muita facilidade, mas costumam ser companhias agradáveis. Esse temperamento é regido por Júpiter, planeta do otimismo.

Caso queira saber qual é o seu temperamento, você pode agendar comigo uma consulta de mapa astral. Nesse tipo de análise é realizada o cálculo cuidadoso do temperamento  e sua interpretação é feita levando também outros elementos modificadores do mapa natal. Veja abaixo como proceder:

Mapa Astral
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Curiosa essa descrição...a maior parte das descrições de fleumáticos,os consideram "controladores,responsáveis e não afetuosos" e dos melancólicos o inverso "afetuosos,criativos,desorganizados".Dai tinha dificuldade de associar o temperamento Melancólico com a Terra e o Fleumático com a água.

Lucas T

Elias Mendes on 21 de maio de 2013 07:17 disse...

Se você for olhar pelos textos clássicos da astrologia verá que a interpretação segue esse viéis planetário (colérico-marte/sol, sanguineo jupiter, fleumatico lua-vênus, melancólico saturno-mercúrio).

A natureza desses planetas por sua vez corresponde a do temperamento a que são associados, e a correspondência elemental é essa mesmo, fleumático = água , colérico = fogo, sanguíneo=ar, melancólico=terra

A interpretação moderna que se encontra para os temperamentos já é normalmente desvinculada da astrologia e leva em consideração elementos próprios, construídos pelas diferentes teorias psicológicas. essa interpretação dos temperamentos na psicologia vai variar bastante conforme a corrente psicológica e não é dada de acordo com o cálculo feito através do mapa, mas através de uma análise feita pelo profissional segundo os seus critérios. Por isso não adianta muito jogar no google sobre determinado temperamento porque as informações serão confusas e a maior parte do que você vai encontrar é interpretação da psicologia, que nada tem a ver com o que eu estou falando aqui

Anônimo disse...

No caso de sol e lua em leão, a lua em quadratura com o ascendente em touro, pode indicar um comportamento instável?

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015