sábado, 21 de janeiro de 2012

A velocidade dos planetas



A velocidade de um planeta pra determinado dia é determinada pela distância no zodíaco que o planeta percorre num espaço de 24 horas. Essa distância é sempre variável e está totalmente relacionada com o movimento de translação do planeta ao redor do Sol, mas analisada do ponto de vista geocêntrico. Quando os planetas estão próximos do Sol eles geralmente estão muito rápidos (acima de sua média). A média da velocidade normalmente se da quando os planetas estão entre o sextil e a quadratura com o sol. O trigono em geral torna os planetas muito lentos ou então já os deixa retrógrados do ponto de vista terrestre, e planetas em oposição ao sol geralmente estão retrógrados.

Perihélio e Afélio


Outro fator que influencia na velocidade dos planetas é o seu perihélio e afélio, ou Perigeu e apogeu no caso da lua. Quando um planeta se aproxima do seu Perihélio ele está relativamente mais rápido e próximo do sol, atingindo um máximo de velocidade média que fica bastante claro quando observado do ponto de vista heliocêntrico. O oposto ocorre no afélio, quando o planeta se afasta bastante do sol e por isso fica mais lento. Signo onde ocorre o Perihélio dos planetas:

Mercúrio: Gêmeos
Vênus: Leão
Marte: Peixes
Júpiter: Áries
Saturno: Câncer
Urano: Virgem
Netuno: Touro
Plutão: Escorpião

Esse fator é importante pra determinar as variações de velocidade e se chegar a média. O sol e a Lua também tem seus equivalentes. No caso do sol, o que determina sua velocidade do ponto de vista geocêntrico é o trânsito da própria terra ao seu redor. O Perihélio da terra ocorre quando ela passa pelo signo de Câncer e o Sol, consequentemente, por Capricórnio do ponto de vista geocêntrico. O Apogeu da lua está relacionado diretamente a Lilith ou lua negra e sobre isso escrevi neste artigo:

Lilith e a velocidade da lua

A velocidade Média diária dos planetas

Lilly fornece a velocidade média dos planetas no livro Astrologia Cristã (na primeira parte):

Saturno: 0°02’01’’ por dia
Júpiter: 0°04’59’’ por dia
Marte: 0°31’27’’ por dia
Sol: 0°59’08’’ por dia
Vênus: 0°59’08’’ por dia
Mercúrio: 0°59’08’’ por dia
Lua: 13°10’36’’ por dia

Para Saber se um planeta está rápido ou lento, tem que se descobrir no dia em questão a distância que ele percorre na eclíptica. Como exemplo, vamos ver a velocidade dos planetas no dia de hoje (21/01/2012) e comparar com a tabela acima pra ver se estão lentos ou rápidos:

Saturno: 00°01’42’’ : Saturno está mais lento do que a média.

Júpiter: 00°05’16’’ : Júpiter está ligeiramente acima da média, já é considerado rápido.

Marte: 00°01’53’’ : Marte está muito lento, quase sendo considerado estacionário.

Sol: 01°01’05’’ : O Sol está mais rápido do que a média, é considerado rápido.

Mercúrio: 01°44’15’’ : Mercúrio está mais rápido do que a média, é considerado rápido.

Vênus: 01°12’28’’ : Vênus está mais rápida do que a média, é considerada rápida.

Lua: 13°53’22’’ : A lua está mais rápida do que a média, é considerada rápida.


Essa questão relacionada ao movimento dos planetas define algumas dignidades e debilidades acidentais.

* Planetas Rápidos, quando estão se movendo com velocidade acima da média, são considerados em dignidade acidental.

* Planetas Lentos, quando se movem com velocidade abaixo da média, são considerados em debilidade acidental moderada.

* Planetas retrógrados são considerados em debilidade acidental forte.

* Planetas estacionários são considerados em debilidade acidental grave.

Então, basicamente, sempre vamos querer que os planetas estejam diretos em seu movimento e rápidos!

Note que Sol e Lua jamais ficam retrógrados! Então o fato de o Sol e a Lua estarem diretos não se configura como uma dignidade acidental. Porém, no caso da Lua, o fato de ela estar mais rápida a fortalece mais do que o que ocorre com os outros planetas, e quando lenta é equivalente (em termos de debilidade) a uma retrogradação.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

Existe alguma forma de saber a velocidade dos planetas do dia que você nasceu? como saber?

Elias Mendes on 21 de janeiro de 2012 21:57 disse...

Bom, basta checar as efemérides, calculando a diferença entre o dia que você nasceu e o dia posterior (que vai te dar o movimento diário) e ver se esse movimento está na média ou não

Anônimo disse...

Post fantástico!
O que é pior? - "debilidade acidental forte" ou "debilidade acidental grave"? Qual destas duas debilidades torna o estado do planeta menos positivo?
Obrigada!

Elias Mendes on 22 de janeiro de 2012 09:15 disse...

O pior em termos de velocidade é quando o planeta estaciona. O lilly diz ainda que o segundo estacionamento (quando o planeta estava retrógrado e passa a ficar direto) é o pior de todos.

Eu interpreto da seguinte maneira. Imagine que um planeta direto está subindo uma montanha. Quando ele estaciona, é porque um buraco se abre sob ele, e a retrogradação representa a queda, ja que era uma subida, ele volta de uma região por onde ja havia passado. O segundo estacionamento é como o impacto com o solo, e o planeta antes de ficar com sua velocidade normal fica muito lento, como alguém que acabou de se machucar fica por exemplo.

Luz disse...

Elias, adoro todos os seus posts, que tenho seguido com a maior das atenções. O anónimo que levantou a questão das debilidades, fui eu...obrigada pela explicação que me deu de volta!
Mas se não for abusar da sua paciência, há um pormenor que ainda não consegui esclarecer - tenho estudado com empenho os planetas retrógrados, e observado em muitas pessoas a sua forma de reagir quando por exemplo nascem com "Vénus Retrógrado" e concluí que na verdade a sua forma de amar é, no mínimo, complexa...a minha grande dúvida é a seguinte - será que pessoas que nascem com "Vénus Estacionário", têm uma forma de amar ainda mais complexa do que quem nasce com "Vénus Retrógrado"?
Fico muito grata por qualquer esclarecimento que me possa dar sobre esta dúvida.

Anônimo disse...

Olá Elias,
Gostaria de saber então se à diferença de dignidade em um planeta retrógrado quando ele esta mais lento por exemplo se ele adquire a velocidade retrógrado de -22'13" e quando ele esta mais rápido retrógrado em -49'12", afinal ele esta mais rápido. Se mesmo retrógrado quanto mais rápido melhor.
Obrigado.

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015