quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saturno em trígono com Netuno


Estamos com um aspecto no céu que se iniciou em 2011 e que está agora no seu ápice, e diferente da maioria das configurações astrais que costumávamos ver nos tempos recentes, trata-se de um aspecto harmônico com o potencial de ser bastante positivo. É o Trígono entre Saturno e Netuno, que ocorre a princípio entre os signos de Libra e Aquário (ainda sem exatidão), e posteriormente entre os signos de Escorpião e peixes (é a situação atual na verdade).

Saturno e Netuno não são tão diferentes quanto parecem. Em primeiro lugar, ambos representam “energias” femininas: Saturno é conservador, Netuno é nebuloso e solvente. Ainda que diferentes, seus conceitos remetem a princípios de resistência ou passividade, que são características da polaridade feminina. As diferenças são óbvias também: Saturno é muito seco, o que remete a crueldade, a um aspecto mais duro, desumano. Netuno é extremamente úmido, pegajoso, tende a ser agradável e ao mesmo tempo traiçoeiro, porque envolve, gruda e sufoca, além de não ser confiável. Mas a principal semelhança está em alguns dos “sintomas” que a ênfase nesses planetas pode causar, seja pela força deles em um mapa de nascimento, ou pelo que uma pessoa é capaz de manifestar quando sob um trânsito deles. Ambos têm um efeito semelhante ao de um “nocaute”: Saturno porque deprime através dos medos, pressões e responsabilidades, Netuno porque ilude, decepciona e provoca um estado de anestesia.



Geralmente associamos Saturno a realidade, e Natuno a fantasia e nesse sentido eles são opostos. Mas ao mesmo tempo isso os aproxima, porque é como eles estivessem nos extremos de uma polaridade. O excesso de Saturno, ou seja , o excesso de “realidade” é tão irreal quanto as fantasias de Netuno. E muitas das fantasias netunianas podem não ser reais no momento em que surgem, mas podem representar uma realidade futura. O Absurdo antes de ser ousado em Urano é sonhado nos delírios Netunianos. E tudo o que ultrapassa o epíteto de absurdo, ousado ou simplesmente novo, entra nos domínios de Saturno, nos domínios daquilo que é conhecido de fato.

Então quando nos deparamos com aspectos entre Saturno e Netuno estamos diante do confronto entre o ideal e a realidade, entre a fé e o ceticismo, entre o material e o etéreo. Independente do aspecto, ou dos signos em que ocorre o aspecto, duas coisas invariavelmente ocorrem: Em primeiro lugar, a ação de Saturno sobre Netuno , que está relacionada ao despertar de um sonho, na maioria das vezes rude, acompanhado de uma abissal decepção. Em segundo lugar, de forma mais sutil e perniciosa, vemos a influência de Netuno sobre Saturno, que se infiltra lentamente e corrompe tudo aquilo que se tinha como certo e seguro; A ação de netuno é como a de um solvente, que “desmancha” o princípio do planeta que ele toca, promovendo um estado de confusão e desilusão.



As duas coisas ocorrem simultaneamente e no fundo uma assume o sentido da outra. Quando Saturno atua desfazendo as ilusões na verdade ele mesmo gera incerteza, porque de modo geral, quando fantasiamos alguma coisa é porque partimos de uma concepção errada da realidade, o despertar saturnino ao nos desiludir nos esclarece porque torna flagrante nosso antigo estado de ignorância. Ainda que a digestão de uma decepção seja sempre algo difícil, depois dela passamos a sentir mais segurança dentro dos assuntos idealizados, a lição afinal é aprendida. O mesmo ocorre quando as certezas saturninas se tornam lama através da ação netuniana. Percebemos que, se algo que era tido como “certo” caiu por terra, é porque esse algo em momento algum foi realmente “certo”. Na verdade não é uma subversão, mas uma descoberta, surpreendente e aterradora: Na verdade nada pode ser tido indefinidamente como “certo”.

O aspecto que vamos presenciar entre esses dois planetas é um trígono, que usualmente é harmônico. Mas os princípios são os mesmos, e veremos os mesmos efeitos finais que veríamos se o aspecto fosse tenso. A diferença é que o trígono indica uma facilitação do processo, e uma suavização de seus efeitos. A questão é: de que forma esse aspecto pode se manifestar em nossas vidas?

Uma alegoria interessante é a da passagem do novo testamento que retrata Jesus Cristo testando a fé dos seus discípulos caminhando sobre as águas e instigando-os a acompanha-lo. As noções de realidade representadas neste caso pelo temor e ceticismo dos discípulos se harmonizam com a fé inabalável Netuniana expressa pela figura do próprio Cristo.



Pra todas as pessoas, esse aspecto pode simbolizar a compreensão e a organização de alguma questão que antes estava confusa e que funcionava como um tormento na mente. Saturno promove o extermínio das dúvidas e ilusões, de forma oportuna neste caso. Na outra via, Netuno promove o arrefecimento de conceitos antigos muito arraigados que lentamente começam a se dissolver. Assim preconceitos começam a se dissipar, e medos tolos baseados em certezas doentias dão lugar a dúvidas sadias e a abertura mental e emocional para a vida.

Em nível pessoal é necessário analisar com cuidado cada mapa para a compreensão detalhada, mas de modo geral, para aquelas que vinham de processos penosos associados a Netuno ou Saturno perceberão agora um alívio. Porque o excesso de cada um dos planetas é domado a partir de agora um pelo outro, de forma harmônica e construtiva. Sem negativismo doentio e sem ilusões e delírios, o momento agora favorece o entendimento e o equilíbrio.

Uma coisa que evoca os sentidos dos dois planetas e que ajuda a explicar seu significado é a Arte encarada como técnica. Netuno indica a inspiração, a capacidade de sonhar, de sentir e de inventar coisas belas e fantásticas através da música ou da pintura. Mas é Saturno quem preside a ordem correta das notas musicais para que elas formem uma melodia harmônica, ou o equilíbrio correto das cores para que elas formem uma imagem que faça sentido. Com esse aspecto, tanto deixaremos de apenas sonhar para colocar nossas aspirações em prática, quanto deixaremos de chafurdar na monotonia técnica, acrescentando um pouco de imaginação e arte para cortar o monocromatismo saturnino.



Veremos esse aspecto em aplicação até janeiro de 2012, porém o aspecto não se completa agora, porque Netuno avança para o signo de Peixes logo no início de fevereiro, e Saturno entra em movimento retrógrado durante o mesmo período, ainda no signo de Libra. A exatidão se dará somente no dia 10 de Outubro de 2012, com Saturno em 00° de Escorpião e Netuno em 00° de Peixes. Mas até la o processo iniciado agora já estará em andamento, e continua ainda até o ano de 2013, porque as retrogradações de Netuno e Saturno promoverão um novo encontro exato de trígono entre esses dois planetas entre Maio e Julho de 2013, quando o aspecto finalmente termina.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Diga para você mesma o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes).
Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).
Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (venha cá anjo de luz eu te invoco para que desenterre E de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que E venha para mim, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele E não pense mais nas outras… mas somente em mim. que ele me telefone e me ame. agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. amém…).
Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos ainda esta noite de madrugada o teu amor dará conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã, esteja preparada para o maior choque de sua vida!!!! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. DEUS vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma!!!! AMÉM!!!

Ozz on 29 de dezembro de 2011 16:05 disse...

Um dia você precisa explicar o aspecto do seu mapa que faz você explicar as coisas tão bem! Adoro todos os posts. Você descomplica a astrologia de uma forma fascinante. Parabéns :}

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015