sábado, 12 de novembro de 2011

Aspectos (Quadratura e Sextil)



Continuando a falar sobre os ditos aspectos astrológicos, agora vamos entender a lógica de outros dois aspectos: O sextil e a Quadratura.

Pra melhor compreensão, sugiro antes a leitura desses dois artigos:

Os Aspectos

Aspectos (oposição e trígono)


Seguindo a mesma linha de raciocínio, vamos entender a lógica da quadratura e do sextil e seus significados básicos. É possível adiantar que esses aspectos são como versões menos intensas dos aspectos descritos no post anterior. A quadratura é metade de uma oposição, então digamos que sua "tensão" seja a metade da tensão de uma oposição. O mesmo ocorre com o sextil, que é a metade de um trígono.


QUADRATURA

Da divisão do 12 (os 12 signos do zodíaco) por 4 (número de signos que formam uma cruz entre signos de mesma modalidade), chegamos ao 3, que é o número de signos que dividem dois signos da mesma modalidade, basta contar (por exemplo) de Áries a Câncer:  Áries(0) Touro (1) Gêmeos (2) Câncer (3). O ângulo formado é o de 90°, o chamado aspecto de quadratura, que sempre ocorre entre signos de uma mesma modalidade. As modalidades são a Cardinal, Fixa e Mutável. Veja os possíveis pares de signos em quadratura:

Áries & Câncer
Áries & Capricórnio
Câncer & Libra
Libra & Capricórnio

Touro & Leão
Touro & Aquário
Leão & Escorpião
Escorpião & Aquário

Gêmeos & Virgem
Gêmeos & Peixes
Virgem & Sagitário
Sagitário & Peixes

A quadratura tem a natureza do planeta Marte, o "pequeno maléfico"  e por isso é encarada como um aspecto maléfico, ou tenso. Mas o "malefício" ou a "tensão" neste caso, são menores do que o que observamos na oposição. A quadratura representa muito mais bloqueios ou obstáculos naturais que tornam o caminho mais difícil. Assim é errado dizer que a vida de pessoas "com muitas quadraturas" é mais difícil. Se a quadratura ocorre entre os planetas certos, nos signos certos e regendo as casas certas, ela pode na verdade  ser melhor do que muitos trígonos, indicando apenas que a conexão entre o planetas ocorre de forma, digamos, 'atravessada'.

Temos sempre que lembrar que o aspecto não é uma coisa em si. A quadratura entre Sol e Lua não significa nada por si mesma. É apenas a indicação de que Sol e Lua estão conectados de forma tensa. Aliás, a quadratura (ou qualquer aspecto) é mais adereço, nunca podemos esquecer que os protagonistas são sempre os planetas e os princípios que eles estão representando, e a própria relação natural que o posicionamento de cada planeta em cada signo vai expressar uma certa discrepância se eles estão em signos que formam quadratura, mesmo que não aja um ângulo exato os conectando. O aspecto aponta uma conexão. isso é especialmente visível quando aplicamos técnicas de previsões: Por exemplo, suponhamos que você tenha nascido com uma quadratura bem próxima de Marte e Saturno. cada vez que uma direção, progressão ou trânsito tocar Marte ou Saturno, ela fará isso ao mesmo tempo. Sempre. Olhando assim percebemos com mais clareza o princípio da conexão envolvida, mas não se preocupe, falarei ainda mais a esse respeito em outros posts.

As quadraturas podem ser Crescentes ou minguantes também, funcionando de forma semelhante ao que é descrito no post anterior sobre trígonos (reveja clicando no link).  O exemplo mais clássico é o das fases da lua. Quando a lua está exatamente na mudança de fase pra crescente, ela está realizando com o sol uma quadratura crescente. Quando ela está na mudança de fase da Cheia pra Minguante, ela está realizando uma quadratura minguante com o sol.


SEXTIL






 Da divisão do 12 (os 12 signos do zodíaco) por 6 (os 6 signos que formam um hexagrama conectado por vários sextis) temos como resultado o 2, que é o número de signos entre dois signos da mesma polaridade. existem duas polaridades, a masculina e a feminina. Signos 'masculinos' são os de ar e fogo, e signos 'femininos' são de terra e água. O Sextil ocorre em signos de elementos diferentes, porém de mesma polaridade. Assim, o sextil é sempre entre signos de Fogo & Ar OU signos de Terra & água. Vejamos os pares de signos que tem possibilidade de formar Sextil:

Áries & Gêmeos
Áries & Aquário
Gêmeos & Leão
Leão & Libra
Libra & Sagitário
Sagitário & Aquário

Touro & Câncer
Touro & Peixes
Câncer & Virgem
Virgem & Escorpião
Escorpião & Capricórnio
Capricórnio & Peixes

O sextil tem a natureza do planeta Vênus, a "pequena benéfica" e por este motivo é considerado um aspecto 'benéfico' ou 'harmônico', porém, representando um benefício ou uma harmonia menor que a representada pelo trígono. Ele representa uma relação de identificação e amizade entre os planetas, como se um abrisse caminho para o outro. É errado pensar que um sextil tem menos força do que os outros aspectos! O que ocorre é que o sextil representa um benefício menor se comparado com o trígono. Mas os aspectos tem a mesma 'força' justamente porque eles não são ou não representam uma força. É necessário repetir: os aspectos representam CONEXÕES entre os planetas. Não importa de que forma ocorre a conexão. O tipo de aspecto aponta pro grau de facilidade dessa conexão, ou se ela será uma conexão 'atravessada'. Mas a ocorrência do aspecto faz com que os planetas estejam ligados. É comum, principalmente entre os modernos, se atribuir uma orbe pequena ao sextil, quando isso não faz sentido. Não se trata de um aspecto com menos poder. Seu poder como "conector" é o mesmo que o de uma Oposição.

Os sextis também podem ser crescentes ou minguantes. No caso do exemplo entre sol e lua, imaginemos um sol em Sagitário: A lua em Aquário (por estar a frente) representa o sextil crescente e a lua em Libra (por estar antes) representa o sextil minguante.

No próximo post desta série vamos entender vários outros conceitos;
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Emanuel on 12 de novembro de 2011 14:05 disse...

Você tem uma habilidade fantástica em deixar claro de forma inteligente tudo o que tem a dizer. Parabéns.
Fica aqui uma sugestão, mais a título de curiosidade, para futuras postagens. Como funcionaria montar um mapa natal para um filho adotivo? E para gêmeos?
Forte abraço, e, novamente, parabéns.

Rafael Silva on 18 de julho de 2015 04:00 disse...

muito bem explicado mas tenho uma duvida, tenho ascendente em escorpião e netuno em aquario e eles estão em sextil, como isso é possivel? aquario é do elemento ar e escorpião agua, são de polaridades opostas.

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015