segunda-feira, 24 de outubro de 2011

As 12 casas Astrológicas (Casas Angulares)




Planetas, estrelas fixas e signos formaram o protótipo inicial da nossa Astrologia, mas ela somente tomou a forma que ela tem hoje em dia a partir do momento que se estabeleceu o conceito de casas astrológicas. Algumas pessoas usam o termo “casas do zodíaco” que acaba sendo uma referência aos signos. Mas é importante ter em mente       que casas e signos são conceitos completamente diferentes, é errada a associação direta entre esses elementos. Aliás, cada casa possui associações planetárias específicas que muitas vezes não tem relação nenhuma com o conceito de "signo natural da casa". Apesar disso, é possível associar cada signo a cada casa sim, mas cuidado, porque há uma diferença sutil entre dizer que a casa 1 corresponde a Áries e dizer que a casa 1 é igual a Áries. São duas coisas bem diferentes! E o planeta que tem domínio sobre a casa 1 é Saturno, justamente o planeta que tem queda em Áries. 

As casas são o elemento terrestre (no sentido 'planeta terra' e não 'elemento terra') da análise. Signos e planetas estão fora da terra, já as casas representam a própria terra. Por esse motivo elas representam as diversas áreas da vida humana, diferente dos signos que representam muito mais as diferentes fases de desenvolvimento cíclico natural, ou seja, não somente humano. Todos os sistemas de casas dividem o céu a partir de determinados princípios. Varia o número de casas (inicialmente eram 8, hoje em dia são 12) e o referencial do cálculo. Em alguns sistemas, as casas são estabelecidas a partir do ascendente de forma igual, e outros sistemas a divisão é desigual e leva em consideração variados fatores. Em outro post falarei mais especificamente da história por trás do surgimento das casas e dos diversos sistemas que existem a nossa disposição. Nesse post vamos nos concentrar no significado essencial das 12 casas que usamos atualmente na Astrologia Ocidental.



A maioria dos sistemas tem como pilares o meridiano local , que é a linha do eixo Meio do Céu (parte mais alta do mapa)/ Fundo do Céu (parte mais baixa do mapa), de Ascenção reta, e o paralelo local, que é uma esquematização da linha do horizonte do local onde se deu o nascimento. Nesta linha está o eixo Ascendente (leste) e descendente (oeste), de Ascenção oblíqua.



Casas Angulares



Geralmente as linhas do Ascendente e do Meio do céu são utilizadas como início das casas chamadas angulares, que são as mais poderosas  e importantes, representando assuntos fundamentais onde normalmente se centra a vida da maioria das pessoas. Qualquer planeta posicionado numa dessas casas tem sua força ampliada, e os signos posicionados em suas cúspides representam elementos que são dominantes na vida da pessoa. As casas 1, 4, 7 e 10 são as casas angulares;



Casa 1



Essa é a casa mais importante do mapa Astrológico porque é a casa que representa a própria pessoa, é a personificação do indivíduo representando seu corpo e sua personalidade básica. O planeta Saturno tem domínio nesta casa, e Mercúrio tem Júbilo. Saturno é o planeta mais associado ao corpo físico, porque na filosofia tradicional, o corpo é encarado como o contentor do espírito, sendo a manifestação mais básica, rudimentar  e mais primária da vida humana. Mercúrio é um planeta associado a esta casa porque ele representa a mente, sendo esta a casa significadora da personalidade basicamente, apesar de este fator . Ter mais indícios em diferentes outros posicionamentos. Na verdade, o mapa em si é a representação do todo desta personalidade, mas esta é a casa que funciona como o “estandarte” da pessoa ou coisa.    

O Ascendente é a cúspide desta casa na maioria dos sistemas, e qualquer planeta que esteja em conjunção a ele terá importância fundamental na vida da pessoa, mesmo que este planeta esteja na casa 12, mas ainda em orbe de conjunção. Qualquer planeta na casa 1 contaminará as interpretações relacionadas a personalidade e ao corpo da pessoa com seus significados, e as casas que este planeta rege terão importância especial por serem setores onde ocorre uma intensa identificação. O estado de saúde geral da pessoa também é representado pelo regente desta casa.


Casa 10



Em ordem de importância, podemos dizer que esta é a segunda casa mais forte do mapa astrológica. A cúspide dela na maioria dos sistemas é o Meio do céu. Este é o setor que fala a respeito da reputação da pessoa. Enquanto que a casa 1 fala da aparência e das manifestações mais básicas do comportamento da pessoa, a casa 10 fala dos elementos pelos quais a pessoa fica conhecida, não necessariamente publicamente, mas descreve o tipo de fama que a pessoa vai ter, coisa que fica mais clara a medida que a pessoa cresce. Também é a casa que fala sobre o ofício, a ocupação da pessoa, e da posição que a pessoa ocupa em seu nicho social. Tradicionalmente esta é a casa que simboliza a mãe.

Marte é o planeta que tem domínio sobre esta casa, uma vez que é ele quem fala a respeito do trabalho. Nenhum planeta em específico tem seu Júbilo ali, mas podemos dizer que todos os planetas colocados na casa 10 serão imediatamente fortalecidos e terão seus efeitos amplificados, e as coisas representadas por eles de alguma maneira irão impregnar o que se sabe a respeito da reputação da pessoa. Na falta de um planeta nesta casa, é o regente do signo que está na cúspide que responderá por ela.


Casa 7



Seguindo a ordem de importância, esta é a terceira casa mais forte e importante do mapa. Diz respeito ao casamento, ou a qualquer tipo de relacionamento afetivo importante travado pela pessoa, seja namoro  ou que for, é a casa que vai personificar o “outro” , o duplo, o complementar da vida da pessoa.  Também é a casa que representa os inimigos, já que o signo que se encontra na sua cúspide será sempre o signo oposto ao ascendente. Fala ainda de clientes, sócios e do público de modo geral.

A cúspide desta casa é o Descendente, o local onde todos os dias o sol e os demais planetas se põem. Planetas nesta casa vão representar o tipo de pessoa com quem ela vai se relacionar, e também o tipo de pessoa que ela vai odiar, pois serão os chamados “inimigos declarados”, e óbvio, o signo e o regente da casa também respondem por estes assuntos. Esses planetas ali posicionados também vão falar a respeito do público da pessoa, no caso de ela trabalhar com algo que envolva clientes ou plateias. Planetas ali terão o poder de aumentar ou diminuir os níveis de popularidade e descreverão o tipo de popularidade da pessoa. A lua é o planeta que tem domínio sobre esta casa, como significadora essencial do matrimônio e do povo, do público de modo geral.


Casa 4



Em ordem de importância ela é a quarta e também é a quarta na ordem de sucessão a partir do Ascendente. Esta casa representa a parte mais baixa do mapa e por este motivo esta associada aos fundamentos da vida. Fala do Pai, da família e dos antepassados de modo geral e está ligada a elementos fundamentais da vida, principalmente ao conceito de lar, descrevendo como é a percepção do lar de origem e como a pessoa tende a construir seu próprio lar no decorrer de sua vida.

É uma casa associada a fins e inícios. De fato, adotamos contemporaneamente o conceito de mudança de data para o momento em que o sol está em conjunção a cúspide desta casa, sendo então o momento em que os dias morrem e nascem de novo. O sol é o planeta que tem domínio sobre esta casa, sendo esta justamente a casa que significa tradicionalmente o pai.  A cúspide dela é normalmente o grau do Fundo do céu na maioria dos sistemas. Qualquer planeta nesta casa estará fortalecido, pelo fato de ela ser angular.      


Continua
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Joana on 24 de outubro de 2011 08:48 disse...

Grata pela informação.
É sempre bom saber um pouco mais, nomeadamente quando somos autoditatas nesta área.

Biejinhos

Gisela Lacerda on 24 de outubro de 2011 13:07 disse...

Oi, Elias, gostaria que você comentasse mais sobre a entrada (e a permanência) de Marte em Virgem agora e em 2012, influenciando quem tem planetas em Gêmeos. É muita energia, não?

Abraços!

Mah disse...

E a casa 12? Dizem que é uma casa problemática.

Anônimo disse...

quando voce vai postar o ingresso do sol em peixes?ja começou dia 20/02

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015