domingo, 27 de fevereiro de 2011

Netuno em Peixes se aproxima



Netuno, o distante, nebuloso e traiçoeiro planeta da dissolução, do romantismo, do gozo e do delírio se aproxima do signo a quem foi atribuída sua "regência", não que esta seja necessariamente válida. O que é válido é a importância em nível coletivo deste planeta. Sua descoberta, na década de 40 do século XIX deu o start para o desenvolvimento daquilo que entendemos como "mídia". A fotografia, o Rádio e o vídeo revolucionaram o mundo e aproximaram as pessoas de uma forma nunca antes vista. O telefone e as formas de comunicação a distância, que funcionam quase como que como telepatia (vide a atual febre do momento, o twitter, que permite a qualquer pessoa literalmente transmitir seus pensamentos em tempo real para qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta.) ajudaram a ampliar essa  as vezes incômoda sensação de proximidade entre todos.

Após a descoberta de Netuno, o planeta terra, antes tão vasto, converteu-se numa ilha, onde as pessoas seguem correntezas psicológicas invisíveis que ditam formas coletivas de pensar, estilos de vida e produção artística, todos em consonância mútua com um ideal comum. Parece que Netuno apenas materializou através da criação de todos os aparatos midiáticos (filmes, músicas e atualmente os sites) aquilo que Jung teorizou no século passado como sendo o inconsciente coletivo.



Após o surgimento de Netuno surgiram também diversas correntes de natureza religiosa ou filosófica muito ligadas a espiritualidade: o espiritismo kardecista por exemplo é uma delas. Mas é curioso o fato de que o período conhecido como "Era vitoriana", tão marcado pela apreciação coletiva da arte, do surgimento da arte popular, das sociedades secretas e da febre ocultista iniciou-se assim que Netuno foi descoberto. Como muitos autores teorizam, parece evidente que um planeta importante quando descoberto traz à tona os temas relacionados ao que ele rege, não que ele crie tais temas, mas ele os evidencia. No caso de Netuno, não podemos dizer que ele tenha criado a arte, mas ele a popularizou de tal forma que ela se transformou em praticamente um artigo de primeira necessidade na sociedade moderna. Quem vive hoje em dia sem TV, música, literatura, enfim, alguma forma de arte? Antes de Netuno as pessoas tinham pouco ou nenhum acesso a essas coisas, salvo os membros da elite.

Netuno vai entrar no signo do caos, da confusão, das incertezas e instabilidades. Peixes e Virgem são signos opostos e podemos dizer que o período de Netuno em Peixes será análogo, ainda que oposto ao que representou o período de Netuno em Virgem no século passado.

Netuno em Virgem foi marcado pelo pensamento racista, eugenista, nacionalista e preconceituoso que se materialisou na forma de coisas como o Nazismo e o Fascismo. Esses temas não eram nenhuma novidade, desde tempos remotos vários autores teorizaram por exemplo, sobre o racismo - que é o pensamento que hierarquiza "raças" no espectro humano: de repente o tom de pele e a cor dos olhos passam a significar o valor de uma pessoa. O pensamento racista sempre foi e ainda é muito arraigado na cultura, seja ela de que parte do mundo, variando apenas quem passa a ser considerado o superior de acordo com o local. A questão do racismo é tema recorrente dos estudos da Psicologia Diferencial. E com Netuno em virgem, em nenhum outro momento essa questão da necessidade de diferenciar, qualificar, catalogar pessoas foi tão forte.



Muitos pensam que o Nazismo surgiu a partir do racismo de Hitler. A questão é que Hitler não era necessariamente racista: O ódio que ele tinha dos Judeus era uma questão quase mítica, tipo uma paranóia. Ela acreditava que os judeus tinham que ser exterminados sim, mas ele os encarava como se eles fossem um câncer que contaminava a Alemanha e a destruía, moral, cultural  e economicamente. Ele queria expulsá-los da Europa de qualquer maneira, mas seus ideais paranóicos não encontravam apoio em nenhuma parte. Como o pensamento racista era algo crescente em popularidade tanto na Alemanha como no mundo de modo geral (Nos Estados Unidos por exemplo existia um movimento chamado Kun klux klan, de natureza eugenista e que pregava a destruição dos negros nos Estados Unidos) transformar os Judeus numa "raça" foi a solução encontrada. A questão é que Judeus nunca formaram uma raça! Eles são uma unidade cultural formada basicamente por semitas (pessoas de origem moura e árabe) mas também por pessoas de origem caucasiana de modo geral. A maioria é branca, com os mais variados tons de cabelo. O delírio na europa dos anos 30 portanto era justamente isso: Converteu-se o judaísmo, uma cultura ou religião, em uma questão de raça. Isso foi o suficiente pra que Hitler conseguisse levantar a Alemanha contra os judeus, usando o argumento da raça ao invés dos motivos místicos que ele realmente tinha. E não foi nem um pouco difícil conseguir isso.

Hitler uniu o racismo, o ódio e a paranóia e criou o pensamento Eugenista nazista. Eugenia é uma teoria que basicamente idealiza uma sociedade perfeita, por exemplo: Imagine uma sociedade onde o ideal é ser loiro de olhos azuis, com uma média de 1,80 m de altura e etc. Quem for diferente disso deve ser eliminado, até que que os sucessivos cruzamentos entre  pessoas encaixadas no padrão determinado,  façam com que com o tempo, somente nasçam pessoas daquele estereótipo. Convertendo seu problema místico num problema "físico" em relação aos judeus, a eugenia nazista passou a eliminar todos os que não faziam parte do ideal social preconizado pelos nazistas, e isso incluiu diversas minorias étnicas, como ciganos, índios e negros além de homossexuais, doentes crônicos, aleijados, deformados e portadores de deficiências mentais. Foi a primeira vez que se viu o ideal eugenista, pensamento que surgiu a partir de Darwin, em prática. E não restam dúvidas do desastre que ele representou. Netuno em Virgem portanto materializou a sombra da Eugenia, ou seja, o ideal purificador, separador, a poda social, fria, desumana: A mesma perícia que um jardineiro tem ao encontrar ervas daninhas num quintal, as lideranças nazistas desejavam aplicar na administração da sociedade.  



Existia portanto uma questão muito forte de separação entre as pessoas naquele momento; sensibilizadas pela guerra, pelas fortes crises econômicas que assolavam o mundo, a sociedade vivia uma espécie de neurose separatista enquanto durou Netuno em Virgem. Note portanto que essa questão não foi criada ali: o racismo  existe desde sempre, já que desde o princípio dos tempos as pessoas não deixaram de notar as diferenças que existiam entre elas, e padrões sempre foram construídos e desconstruídos ao longo do tempo. Virgem é realmente um signo de natureza criteriosa, que justifica esse tipo de pensamento naquela época. Mas Peixes nesse sentido é o oposto: seria a negação da diferença. De que maneira o tempo marcado pelo signo de virgem pode ser análogo ao tempo pisciano, que vivenciaremos agora com Netuno em Peixes?  

Netuno em Peixes tende a simbolizar justamente o contrário: Haverá uma forte tendência a que se desconstruam as diferenças. Assim, as minorias passarão a ganhar cada vez mais voz. Na verdade o processo é análogo porque tende a haver também um exagero do oposto: Diferenças óbvias serão negadas, como se elas não existissem. Outra forte característica de Peixes é a absoluta permissividade, a ausência de limites, e a exaltação de todos os tipos de vícios, a vivência sem limites dos prazeres e da fuga da realidade. Limites, padrões, coisas "certas" acabam se dissolvendo sob a influência pisciana. Se no outro momento a crença em um ideal de padrão era o que predominava, agora veremos a crença na inexistência de padrões, o que não é verdadeiro também.



Peixes pode popularizar o ocultismo, com as pessoas deixando de lado um pouco do aspecto doutrinário das religiões, e se preocupando mais com questões filosóficas e espirituais. Os mistérios da vida e da morte vão atrair até os mais simples dos mortais. Da mesma forma que a tecnologia chegou até os degraus mais baixos da pirâmide social com Netuno em aquário, o interesse pelo oculto e pelo espiritual deve se intensificar com peixes. Aliás, Peixes pode simbolizar também uma virada da tal pirâmide.

Uma coisa que é comum a Virgem e a Peixes é a crise. Enquanto Virgem mergulha num forte estado de economia e frugalidade quando diante de uma crise ( e assim foram os anos 30: rígidos e frugais em decorrência de fortes crises econômicas), diante de uma crise o signo de peixes indica muito mais uma vontade de se fugir da realidade. Porque Peixes é a própria fuga da coletividade: o mergulho que se faz em Peixes é em direção da unidade perdida, do eu, já que todos os signos anteriores representam os desdobramentos da realidade coletiva. O mergulho coletivo na espiritualidade e no auto-conhecimento pode refletir também essa busca da individualidade perdida.

Assim podemos esperar crise em uma época de peixes também. Crises econômicas mas principalmente crises envolvendo comunicação e transporte: Sagitário e Gêmeos são os signos que estarão sob quadratura. A área da saúde entretanto é a que pode apresentar os maiores sinais de crise, já que o signo que sofrerá oposição é Virgem, regente da medicina, da higiene e da prevenção.

Os marginais da sociedade, ou seja, aqueles segmentos que sempre são excluídos, mesmo que em locais como o Brasil eles representem uma maioria: os pobres, os negros, os presidiários, os loucos, os travestis,  os doentes em geral: por exemplo são os que estarão em maior evidência. A cultura mais do que nunca, será marginal, será a enaltação do simples, da raíz, do passado e do que é esquecido natural ou artificialmente. Os valores nobres, de perfeição e riqueza se dissolvem nas névoas piscianas. Em outro artigo falarei das influências do trânsito de Netuno para as pessoas, em nível individual.

    
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Kristhianne on 27 de fevereiro de 2011 15:21 disse...

Opa...
Aguardando o próximo texto sobre Netuno.. rsrsrs
Quem tem ascendente em peixes vai se "disolver"??? Já estou derretendo por aqui...kuákuékuá

Cernips on 27 de fevereiro de 2011 19:16 disse...

Mais uma matéria sobre netuno...
Taí um planeta que sempre me deixou encucado. To acostumado a levar em conta somente os 7 planetas tradicionais nas minhas interpretaçoes. Soh q netuno tem um lugar de destaque no meu mapa.. cravadao junto do MC. Elias... tem algum autor ou livro que vc recomenda sobre netuno ou os planetas trans-saturnianos?

Fabinho on 28 de fevereiro de 2011 07:46 disse...

Será que voltaremos ao feudalismo quando os bárbaros dominaram a Europa ?

El Antifaz on 28 de fevereiro de 2011 16:50 disse...

Preparem-se, nós piscianos estamos "trabalhando" num projeto que vai revolucionar o mundo da arte e da telepatia. As drogas serão legalizadas, acabando com o tráfico, e os traficantes irão se dedicar a fotografia e cinema do mundo marginal. Não haverá mais hora marcada, as pessoas se encontrarão quando der na telha e se comunicarão por mímica e telepatia, aproximando os povos distantes, culminando com a paz mundial e consequente fim do mundo em dezembro de 2012.

Leão on 2 de março de 2011 06:12 disse...

Brilhante texto mas quero saber mais, muito mais!
Netuno em Peixes talvez traga realmente a legalização das drogas como alguém aí falou, a AIDS está a um passo da cura, vejam as últimas notícias, a sociedade vai mergulhar na irresponsabilidade do sexo desmedido novamente tal qual Netuno em Escorpião signo irmão, podem apostar. E como é o oposto de Virgem signo da prevenção e do cuidado, talvez surjam novas doenças gravíssimas como consequência desse vale tudo.A homossexualidade vai deixar de ser tabu, o ser humano vai se tornar bissexual a principio, são as perspectivas de Netuno em Peixes.

Anônimo disse...

Nossa bem legal o post , bem pelo que vi ele entra em peixes mas ficará retrogrado e voltará para aquario .. tenho ele evidente em parte ... ele está na minha casa 1 e em conj. com meu asc.

Alan Oliveira on 5 de fevereiro de 2012 18:02 disse...

Que maravilha!!! Eu adoro meu signo e o regente dele!hahahahaha Ele joga td no lixo!!!!!!!

Ricardo Jung on 13 de fevereiro de 2012 12:57 disse...

Engraçado, mas sou asc Pisces e componho músicas há 7 anos... nunca tive vontade de gravá-las, mas agora tornou-se uma obsessão ser-me um artista

dv ser Netuno em Peixes

Anônimo disse...

Olá,
adoro seu site e a maneira como você aborda a astrologia: singela poesia de se encantar e se compreender.
Vou aguardar pelas suas novas palavras/vertentes - "(...)Em outro artigo falarei das influências do trânsito de Netuno para as pessoas, em nível individual."
PS1: Comunicação confusa !!! (mercúrio em Peixes - rs)
PS2: sua foto... imagem bem escolhida: seu sorriso inspira confiança. Amei !!!
Bj, Sucesso e Paz

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015