domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dos domicílios, exaltações, detrimentos e quedas dos planetas: parte 1 o Sol



Apesar de já ter explicado, de forma pulverizada em outras postagens, o motivo de quase todos os detrimentos, domicílios, quedas e exaltações de quase todos os planetas, atendo ao pedido de um leitor em específico que me solicitou que deixasse essa questão bem clara. Sei que algumas pessoas "sofrem" porque no seu mapa um planeta ou outro está em queda ou detrimento. Outras se consideram "especiais" já que nos seus mapas existem vários planetas em domicílio. Todas estão equivocadas, mas talvez pelos motivos errados.

O problema central reside na forma em que os mapas são lidos na maioria dos casos. Em geral se apresenta a pessoa uma lista de posicionamentos com seus respectivos significados, muitas vezes de forma desconexa. Ou a leitura vai divagando por cada casa e cada elemento é visto de forma separada. Daí um detrimento ou exaltação acabam ganhando uma importância que eles não tem. A questão é que a leitura não deveria se centrar no posicionamento em si. É tolice, já que um posicionamento do mapa pode ser importante somente para uma única área da vida da pessoa.

Na minha opinião, a forma correta de se ler o mapa é abordando cada um dos temas em separado, não os posicionamentos. Por exemplo, vamos falar da personalidade de uma pessoa. O que representa personalidade no mapa de nascimento? O temperamento, o Ascendente, o regente do ascendente, a lua, mercúrio e qualquer planeta posicionado na casa 1. SÓ. Esquecemos, portanto, todos os outros pontos do mapa e nos concentramos nesses, e fazemos uma análise levando em conta o fator personalidade.

Depois vamos ver as finanças: Júpiter como significador geral de riquezas, além das casas 2, 8, 11, 5 e até outras, quando queremos especificar a origem do dinheiro. Daí olhamos os regentes de todas essas casas e vemos como eles estão. E disso tiramos uma idéia de como tende a ser a vida financeira daquela pessoa; A coisa não pode se resumir a análise simplória da casa 2. Ao analisar essa questão, esquecemos momentaneamente de todos os outros significados das outras casas e nos concentramos no assunto que escolhemos pra analisar: finanças. Neste caso, um detrimento vai significar poucos recursos se significar uma casa que representa entrada de dinheiro, ou que a pessoa não sabe cuidar do seu patrimônio, caso esteja associado a uma casa que represente o patrimônio. Um domicílio representa o contrário.

Primeiro vamos ter com clareza em nossa mente o conceito de detrimento, queda, domicílio e exaltação. Veja nos links abaixo:

O conceito de  Domicílio

O conceito de  Detrimento

O conceito de  Exaltação

O conceito de  Queda

Tendo isso em mente, vamos ver como funciona a coisa com cada planeta:

O SOL: SEUS DETRIMENTOS, QUEDAS, DOMICÍLIOS E EXALTAÇÕES

Se ainda não está claro o porque das dignidades essenciais e também das Debilidades do Sol, coisa sobre a qual já falei várias vezes no blog, eu repito aqui. Em primeiro lugar, o que o Sol significa? Ele significa conceitos centralizadores. É o centro do mapa, o centro da vida, o centro da cidade, o rei, o pai, o patrão, é o astro no centro do palco, o líder da banda, do grupo, inclusive o líder da rebelião. É o senhor da alcatéia. O Sol em todos os signos será uma força centralizadora, sem exceção. Independente da área da vida em que o sol apareça como força, ele representará essas características básicas, independente do signo em que esteja colocado. Se representar a carreira, indica de cara que aquela pessoa deseja ser líder, deseja ser notada. Se for um representante da vida financeira, pode indicar ostentação ou um pai rico que banca a pessoa. Regendo a saúde, indica problemas nas áreas mais nobres do corpo: coração e cérebro. Regendo a personalidade, indica pessoas autocentradas, vaidosas e etc.

As dignidades e debilidades indicam como se expressará este sol. Um sol exaltado (Áries) vai exagerar na própria importância sempre, mas de forma que tende a beneficiá-lo na maioria das vezes. Ele vai desejar ser o primeiro em tudo, terá atitudes extremistas, se expressará com força e rigor, mas é necessário ver o que exatamente este sol está representando no mapa. Se for a personalidade, será o "ariano típico", e haverá ainda um elemento de majestade, dignidade, de glória, já que o Sol terá sua expressão otimizada. O Mesmo vale para Leão, só que o sol em leão não é excessivo como Áries. Leão inspira respeito, Áries impõe respeito. Aí está a sutil diferença. Um sol em Leão está em domicílio e se expressa como o Rei no seu próprio palácio. Ele tem plenos direitos. Mas um sol exaltado é como o rei visitando um país que ele conquistou à força: ele terá também plenos direitos, mas seus súditos lhe olharão com rancor  e desejos assassinos. Ele terá que fazer valer o tempo inteiro seu direito solar, e por isso soará excessivo, será mais rígido e tirânico.

Mais do que em Áries, um Sol em Leão terá sempre uma aura digna, majestosa, que impõe confiança e respeito. Mas tudo vai depender do detalhe: o que este sol representa no mapa? Se for a saúde: uma pessoa dotada de uma saúde de ferro. Mas se for as doenças, a pessoa viverá debilidades nas áreas mais nobres do seu corpo. Se for o casamento, a pessoa se casará com pessoas que tenham essa natureza solar. Se forem amigos, assim serão os amigos da pessoa; Se representar seu salário, estamos diante de uma pessoa de sorte. Se representar o patrimônio, estamos diante de um herdeiro de sorte, que provavelmente teve  ou tem um pai zeloso que garantiu seu futuro em algum nível. Se estiver regendo a personalidade, aparência e etc, indica uma pessoa digna, um líder natural e todas aquelas características típicas de leão, tudo sendo puxado pro lado mais positivo possível.  

Por outro lado, o sol em queda é que se expressará da pior maneira possível. Será o rei de um país que acaba de ser subjugado por outra potência, ou o Rei de um país que acaba de ser raptado pelo inimigo e está sendo mantido como refém, ou o Rei que foi derrubado por um golpe de estado. É um rei sem voz. Mas ainda assim é um rei, mas terá impedimentos, já que estará se expressando num território que não é seu por direito, apesar de ja ter sido. Libra como signo dos relacionamentos, é o pior campo possível para o Sol se expressar, já que num relacionamento não pode haver uma supremacia. nem a própria pessoa, e nem o outro, e a tendência do sol em libra é a de supervalorizar o poder alheio, as vezes dando a outras pessoas o direito de conduzir sua vida.

Muito diferente do Sol em aquário: O Sol em Aquário não é necessariamente fraco, ele é a expressão corrompida do Sol. É como o rei que ascende após um golpe de estado, ou o rei que enlouquece e se volta contra seu povo, ou o líder da rebelião que quando vence e se da conta do poder adquirido torna-se muito pior do que o rei que ele derrubou.

Esta queda e este detrimento do Sol vão atuar de forma diferente dependendo das áreas da vida que estiverem representando. Por exemplo, se representarem a personalidade, indicam aquelas pessoas que se expressam com uma arrogância forjada, sem grande fundamento, ou um ar de superioridade que sempre acaba levando os outros a mostrarem a ela quem ela é, instigando uma agressividade nos outros que elas em geral não conseguem perceber de onde vêm. Em geral a pessoa se obriga a se expressar de forma orgulhosa ou arrogante: ela não é necessariamente assim, muito pelo contrário, podendo ter inclusive problemas de auto-estima. Desejam o poder mas não sabem exatamente o que fazer com ele quando o conseguem.  Apesar de poderem ser populares e carismáticos também, pois assim são os signos sangüíneos, precisam superar a necessidade de se mostrarem superiores,especialmente quando realmente não se sentem assim. Quando o Sol atua como significador da carreira, os mesmos problemas se expressam especificamente na vida profissional: Pode ser uma pessoa rebelde, que contraria as ordens recebidas, que sempre tem uma crítica para quem esta no poder, mas que não sabe exatamente o que fazer, quer dizer, criticam quem está no poder, mas elas mesmas não saberiam o que fazer se estivessem no lugar do alvo de suas críticas. A pessoa pode ainda querer trabalhar com algo que escandalize as pessoas em sua realidade imediata. Se este sol for o significador de relacionamento, pode indicar divórcios e instabilidade constante na vida afetiva.      

É importante ressaltar: o Sol jamais é o único significador seja da personalidade , da carreira e etc. É necessário analisar sempre todo o conjunto dentro da área da vida que se escolheu analisar.

Bom, leia mais aqui:

O signo solar
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

silvio on 21 de fevereiro de 2011 11:41 disse...

poxa, ficou muito claro agora como funciona o sol nesses signos, principalmente a parte dos reis heheh, muito bom elias !

jhonatan on 21 de fevereiro de 2011 22:49 disse...

Nossa, você esta inspirado, perfeito ficou super claro este texto sobre sol, aguardo ansiosamente pelos próximos posts...

Jhonatan Fire on 9 de novembro de 2011 22:38 disse...

Oi Elias, tudo bem, gostaria de saber se vc pretende continuar com estes posts futuramente como os de Sol e Ascendente, tomara q sim, desde de quanto vc postou este estou ansioso pelos outros... Ah outra coisa! queria te dar uma sugestão, aqui vc podia colocar no seu site um vídeo sei la, de como é q é esse mapa q vc grava, num é isso? Mês q vem vou fazer meu novo mapa contigo, se Deus quiser, e queria saber mais informações de como q funciona, porque da outra vez fiz o simplificado. Obrigado,Forte abraço e sabedoria...

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015