quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Previsões para 2011 (continuação) e para a década: Saturno



Saturno ao longo desta década, como eu já disse em posts anteriores vai passar pelos mesmos signos por onde esteve na década de 80. Mas como os graus exatos das retrogradações não se repetem, podemos dizer que:

2011 será equivalente a 1982
2012 será equivalente a 1983
2013 será equivalente a 1984
2014 será equivalente a 1985

E assim por diante.

Então a geração que nasceu nos anos 80 (a minha geração) vai viver o retorno de Saturno ao longo desta década. Na minha opinião, a melhor forma de localizar precisamente quando ocorre o retorno de Saturno é a seguinte: Localize a posição heliocêntrica de Saturno no seu mapa de nascimento, e analise, nas efemérides  heliocêntricas quando ocorre este retorno. O retorno ocorrerá sempre 5 meses depois do seu aniversário de 29 anos.

Usando efemérides Heliocêntricas para os trânsitos



Trânsitos são a aplicação pura do conceito mais básico da Astrologia> eles mostram as variações do tempo após o nascimento de uma pessoa. O mapa natal é o retrato de um instante, e os trânsitos são a manifestação do tempo, que jamais para, e segue sempre, inexoravelmente com seus ciclos, períodos e repetições. A forma de marcar o tempo pode variar, mas o tempo será sempre o mesmo. Pelo menos enquanto estivermos aqui e nessas condições.

A visão geocêntrica do céu é a que usamos habitualmente na Astrologia, e é importante que a usemos, sobretudo quando analisamos um mapa horário, ou o mapa do nascimento de uma pessoa, porque são os ritmos desta visão que estampam a passagem do tempo para a realidade humana, com as retrogradações periódicas dos planetas e as fases da Lua representando periodizações muito importantes.   

Usar a visão heliocêntrica é o mesmo que analisar a mesma coisa, sob outra perspectiva. Ao invés de analisarmos as coisas da perspectiva geocêntrica, fazemos de conta que estamos no próprio sol e analisamos os períodos dos planetas anulando assim os luminares e analisando o período médio dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão.

O efeito é muito parecido com o que vemos ao comparar, por exemplo, o nodo norte lunar real e o nodo norte lunar médio, apesar de os princípios envolvidos serem totalmente diferentes. A perspectiva dos planetas é a perspectiva REAL, e a perspectiva heliocêntrica é a perspectiva MÉDIA.

Eu considero a perspectiva Heliocêntrica muito útil para se analisar os trânsitos na perspectiva moderna da astrologia, porque eles oferecem periodizações médias. Quer ver uma comparação? Na figura abaixo, vamos ver o trânsito de Saturno ao longo de 2011, comparando na coluna A, a visão Geocêntrica, e na coluna B a visão Heliocêntrica. As posições são dadas para o dia 1 de cada mês, de acordo com as efemérides do Astrodienst. Veja:



É interessante notar que quando o Sol forma conjunção ou oposição com Saturno, em ambas as perspectivas essas conjunções ocorrem SEMPRE no mesmo ponto. A diferença é que pra verificar essas conjunções e Oposições Heliocentricamente você leva em consideração o posicionamento da Terra. Quando na visão geocêntrica, sol e saturno estão em oposição, na visão heliocêntrica eles estarão em conjunção, e vice-versa.  

Vamos ver o exemplo de uma aplicação prática na interpretação de um Trânsito qualquer:

Maria tem Vênus em 17° Gêmeos. Saturno então fará trígono a vênus de Maria ao longo do ano de 2011. Dando a severa orbe de 1° para o aspecto exato, vemos que ocorrem 2 contatos este ano: Um enquanto Saturno estiver estacionáro, entre os meses de janeiro e Fevereiro, e um contato mais rápido, no mês de Setembro. Isso quando olhamos efemérides geocêntricas. Mas se olharmos as efemérides heliocêntricas, podemos informar a Maria que o período mais intenso deste trânsito ocorre entre os meses de Julho e Agosto de 2011. Confira na tabela acima o porquê de eu ter dito isso.   

Independente da visão que escolhermos, Saturno ao longo desta década passará por 4 signos: Libra, Escorpião, sagitário e Capricórnio.


Saturno em Libra



Este é o signo da Exaltação de Saturno. Veremos ele neste signo do início de 2011 até o dia 5 de Outubro de 2012, quando então ele ingressa no signo seguinte, Escorpião. Heliocentricamente a mudança ocorre antes, no dia 12 de Agosto de 2012.

Além de estar exaltado, Saturno estará também o tempo inteiro em triplicidade. Saturno só não tem mais poder em Libra do que ele tem em Aquário. Mas esta passagem tende a ser tensa, em virtude da concentração de outros planetas lentos em signos Cardinais. Mesmo que os aspectos tensos não sejam o tempo inteiro exatos, ocorre nesta passagem uma oposição de Saturno com Júpiter, e logo na entrada de Saturno em Libra houve a oposição de Urano e Saturno, e também a quadratura de Saturno com Plutão, indicando um momento de tensão, onde o ideal de equilíbrio Libriano se vê ameaçado.

Saturno aqui se manifesta na forma da prudência, do apreço pelo meio termo, a conduta sóbria, lógica e equilibrada, que leva em consideração necessidades grupais, que tendem a justiça, a imparcialidade, a fidelidade e ao bom senso. Nenhum outro planeta fica tão bem no signo de Libra quanto Saturno. É o trígono crescente do signo de Gêmeos, então aqueles que têm planetas ou ângulos neste signo são os que mais se beneficiam de sua passagem. O momento é Harmônico também para Aquário, Leão e Sagitário, indicando uma fase de aumento da disciplina, do bom senso, do autocontrole e uma maior harmonização da vida.  O período é desarmônico principalmente para Capricórnio e Áries, quem tiver esses signos em evidência pode viver situações mais tensas. Para Libra e Câncer, a sensação é de extrema lentidão: a vida progride, mas a pessoa é oprimida por severos obstáculos.



Saturno em Escorpião



Neste signo saturno não tem dignidades, a não ser na parte final do signo, permanecendo durante a maior parte do tempo peregrino. Saturno é levado a expressar o seu pior quando ele passa por signos de Água, que contrariam sua natureza seca trazendo instabilidade e resfriando sua já natural frieza ao máximo, indicando pessimismo e extrema lentidão. Vemos saturno aí desde o dia 5 de Outubro de 2012, até o dia 23 de dezembro de 2014, quando ele ingressa pela primeira vez em Sagitário. Mas ele logo estaciona, entra em movimento retrógrado e volta para Escorpião no dia 15 de Junho de 2015, de onde sai definitivamente em 17 de setembro de 2015. Heliocentricamente, não ocorrem idas e vindas, Saturno entra em Escorpião no dia 12 de agosto de 2012 e deixa este signo no dia 30 de Março de 2015.  Mesmo sem dignidades, neste signo a passagem de Saturno será muito harmônica, pois ele irá formar trígono com Júpiter em Câncer, trígono com Netuno em Peixes e Sextil com Plutão em Capricórnio.

A manifestação de Saturno neste signo indica medos, preocupações, desconfianças e dificuldade em expressar sentimentos. Pode haver muito medo da intimidade, tendência a um sigilo exagerado sobre coisas tolas, e muito pessimismo. Será uma época positiva para quem tem Planetas ou ângulos no signo de Câncer, essas pessoas vivenciarão o trígono crescente de Saturno que promete muita estabilidade e a oportunidade de erigir coisas importantes em sua vida. Será uma boa fase também para quem tiver planetas ou ângulos em Peixes, Virgem e Capricórnio. Haverá muita desarmonia, sobretudo para quem tem os signos de Aquário e Touro em evidência. Para quem tem Escorpião e Leão, a sensação será de estagnação, os avanços são feitos de forma muito lenta, sob muitos obstáculos.


Saturno em Sagitário



Neste signo, Saturno tem triplicidade participativa, que é uma dignidade bem fraca, indicando apenas que o Planeta não pode ser considerado peregrino. No terceiro decanato de Sagitário, entretanto, Saturno fica especialmente poderoso, pois ele rege este decanato e tem seus termos ali.  Aqui a secura do signo faz com que a manifestação limitadora de saturno seja mais violenta, mas ao mesmo tempo, a quentura eleva os ânimos e torna este um saturno menos lento e menos pessimista. O primeiro ingresso de Saturno neste signo ocorre já no dia 23 de dezembro de 2014, porém logo em Março a sensação é a de que tudo dará pra trás, já que saturno em movimento retrógrado retorna para escorpião no dia 15 de junho de 2015. Mas logo no dia 17 de setembro de 2015 ocorre o ingresso definitivo de saturno em sagitário. Sua permanência neste signo vai até 20 de dezembro de 2017. Heliocentricamente, o ingresso ocorre no dia 30 de março de 2015 e vai até 14 de dezembro de 2017. Haverá Harmonia entre Saturno e Urano em Áries, mas desarmonia entre Saturno e Netuno em Peixes. Júpiter em virgem formará quadratura com Saturno nos 9 primeiros meses de 2016 e depois sextil ao longo do ano de 2017.  

No signo de Sagitário existe fé, manifesta de forma rígida, radical e fundamentalista quando Saturno se encontra nele. O recrudescimento da já natural secura de Saturno se manifesta então na forma de fanatismo e intolerância, não somente religiosa, mas nas diversas instâncias filosóficas, sociais e intelectuais, e na evidenciação de diversos tipos de preconceitos. Isso é manifestação típica de Saturno em qualquer signo de fogo, mas aqui ele é manifesto de forma mais branda, mais nos plano das ideologias, sem tanta violência ou opressão. O bom aqui é o otimismo, que derrete um pouco das geleiras saturninas, fazendo com que as pessoas logo se esqueçam dos seus problemas e toquem suas vidas.  Sagitário é o trígono crescente de Leão, então este é o signo que mais se beneficia quando saturno passa por estas bandas. Libra, aquário e Áries também se beneficiam bastante deste momento. Mas se você tiver ângulos ou planetas importantes em Peixes e Gêmeos, o momento será especialmente tenso. Para Sagitário e Virgem as coisas se movem, mas em passo de tartaruga e com muitos obstáculos.


Saturno em Capricórnio




Este e o domicílio Noturno de saturno, signo que tem exatamente a mesma natureza de saturno, fria e seca. Saturno não funciona de forma salutar em signos de terra, mas neste signo, em função do domicílio, a sensação de que tudo está sob controle suprime os medos e a paralisação, manifestação típica de Saturno no elemento terra. Saturno ingressa em Capricórnio no dia 20 de dezembro de 2017 formando conjunção exata com o Sol do solstício de inverno, o que pode marcar uma estação com recordes de frio ao redor do hemisfério norte. Saturno deixará este signo pela primeira vez no dia 22 de março de 2020, para uma rápida passagem por Aquário, onde estaciona logo nos primeiros graus. Saturno retorna para Capricórnio no dia 2 de julho de 2020, permanecendo neste signo até o dia 17 de dezembro de 2020, quando ingressa definitivamente em Aquário.

Então aqui existe segurança e controle, tudo está no seu lugar, tudo sugue como tem que ser. Há, portanto extrema intolerância em relação a tudo o que ameace a segurança e o controle. Aqui tudo flui de forma lenta, mas sem obstáculos. A inexistência desses é garantida pelo controle e pela cautela inerente a este posicionamento. A responsabilidade, a disciplina e a capacidade para lidar com a frugalidade e diversos tipos de limitação são o trunfo, mas pode haver tirania, excesso de encargos, responsabilidades e imposições e também muita repressão. Para quem tem ângulos ou planetas importantes no signo de Virgem, esta é uma época de ouro, marcada por realizações em diversas esferas da vida; Para Touro, Escorpião e peixes ou momento também é de harmonia. As coisas podem não funcionar muito bem para quem tem os signos de Áries e Câncer em posicionamentos importantes de mapa. Já para os que tem Capricórnio e Libra, as coisas acontecem, existem oportunidades de realização e crescimento, mas tudo de forma muito lenta, gradual e marcada pela existência de alguns obstáculos. 
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

lourdes disse...

Ah! Elias que texto! Cada vez mais me apaixono por astrologia, belo trabalho de pesquisa, respondi seu e-mail(gmail.

lourdes disse...

Olá Elias, fiz hoje o depósito,
abraços lourdes

lourdes disse...

Fiz seu depósito hoje

abraços, lourdes

MARCELO DALLA on 15 de dezembro de 2011 17:33 disse...

Belo trabalho, amigo!!! Valeu!!!

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015