domingo, 23 de janeiro de 2011

Mercúrio e o QI: desmistificando mitos



Havia uma lenda, numa época em que eu frequentava os fóruns orkutianos, apregoada por algumas pessoas a respeito do Planeta Mercúrio como um indicador do QI ou das habilidades intelectuais de uma pessoa. Como mercúrio está realmente associado a lógica, a inteligência e a esperteza, é natural que muitas pessoas, especialmente as que estão começando a estudar a astrologia tenha uma ideia equivocado a respeito do que este planeta realmente significa no mapa, e principalmente aquelas que entram, pela primeira vez em contato com conceitos da astrologia tradicional. Os conceitos tradicionais são quase sempre entendidos de forma equivocada pelos leigos. O detrimento de mercúrio não significa “burrice”, já que mercúrio em si não representa “quantidade de inteligência”, representa muito mais a forma de raciocinar e se comunicar da pessoa.  

Mercúrio, juntamente com a lua, rege a natureza da mente de uma pessoa. Podemos dizer que a Lua rege o aspecto receptivo, ou seja, as ideias que estão no mundo e que são captadas pela pessoa, enquanto que mercúrio representa o aspecto da comunicação: as ideias da pessoa e a sua forma de comunicar essas ideias para o mundo.

Não há um planeta do mapa associado ao QI. Existem pessoas que tem um QI baixo simplesmente porque seu universo intelectual jamais foi estimulado de forma apropriada. Todo ser humano tem capacidade de aprender e ser inteligente de alguma forma, e isso não está associado a um posicionamento de mercúrio. Pra entender melhor, vamos ver como funciona mercúrio em seus domicílios e detrimentos.

Mercúrio tem domicílio em dois signos: Gêmeos e Virgem. Estes são signos intelectuais e comunicativos, principalmente comunicativos. Nos dois signos mercúrio tem muita força;

Em Gêmeos, Mercúrio tem triplicidade além do domicílio. FLUÊNCIA é a palavra chave para mercúrio neste signo. A pessoa aprende rápido, é ágil pra fazer conexões entre diferentes assuntos, é capaz de lidar com assuntos alienígenas a sua realidade com objetividade, tem um incrível poder pra se expressar com clareza e uma postura bilateral em temas intelectuais. Não significa que a pessoa terá um QI altíssimo. Em muitos casos pode ser o contrário: muitos que tem esse mercúrio não gostam de perder tempo lendo ou escrevendo demais, ainda que outros tantos possam exibir excelentes habilidades literárias. Pra eles tudo precisa ser rápido e eles abordam tudo com esperteza e malícia. Se você der um problema pra uma pessoa que tenha nascido com esse mercúrio, ela será a mais rápida para encontrar uma solução lógica. São especialistas em encontrar atalhos. Resumem e sintetizam muito bem qualquer coisa. Muitos terão um QI altíssimo, dada essa esperteza inata, mas depende de treino, oportunidades e quem sabe até de um pouco de genética pra que isso se manifeste.

Em Virgem, além de Domiciliado Mercúrio também está exaltado. Em nenhum outro signo mercúrio é tão poderoso. Aqui não há a malícia geminiana, mas existe uma capacidade da pessoa de lidar com informações pesadas, difíceis e maçantes, procurando resumir, organizar, catalogar e processar cada uma dessas informações. Por mais tedioso que seja o tema, se essa pessoa quiser ela aprende tudo sobre ele. Ela não vai encontrar atalhos. Ela vai podar todos os excessos até encontrar uma versão pura, ou uma fórmula aplicável para problemas semelhantes. O cérebro trabalha de forma rápida, intensa, visando resultados simples. Não há mais clareza e mais objetividade do que há neste mercúrio. Pense naquele problema de matemática imenso: quem tem mercúrio  em virgem não tem medo desse tipo de desafio: a pessoa vai resolvendo o enigma por partes, depurando o esquema, de forma sistemática até chegar no resultado. Então o poder de mercúrio neste signo está muito mais nesta abordagem sistemática de todas as coisas. Nada passa despercebido pra quem tem mercúrio em virgem.

Nesses signos, o potencial mercuriano atinge seu máximo. Mas o que ocorre com quem nasce com mercúrio em detrimento? Mercúrio fica mal nos signos opostos, Sagitário e Peixes, os domínios de Júpiter. Isso poderia nos fazer pensar que existe qualquer tipo de antagonismo entre mercúrio e Júpiter, coisa que não ocorrem. Mercúrio e júpiter se complementam e ambos podem igualmente conduzir a sabedoria ou a hipocrisia. Mas porque então ocorre o detrimento? Não deveria ser algo tão ruim já que são inclusive signos considerados benéficos.

O problema de mercúrio em Sagitário é o entusiasmo. Sim, neste caso o entusiasmo é um problema seríssimo que torna a pessoa cega para a realidade. Em mercúrio, a abordagem necessita de clareza e objetividade. O objetivo mercuriano é o de encontrar a solução, de forma prática, rápida e objetiva, para o problema ou pergunta que se apresenta. Em Sagitário, em geral a pessoa levará em conta um excesso de informações inúteis, que ela usa apenas para impressionar os outros. Ela diz o óbvio ou até menos do que isso, mas usa tantas palavras, tantos caracteres, que a impressão é a de que ela fez uma dissertação incrível, quando no final ela fugiu da pergunta e não deu a solução.. É por isso o detrimento de mercúrio especialmente em Sagitário. Porque neste signo a pompa, os confetes, o pedantismo e o palavreado desnecessariamente rebuscado chega a soar ridículo nos casos em que a pessoa não tem nenhuma noção do assunto sobre o qual discute: São aqueles que se metem a responder TUDO, principalmente o que elas não sabem, mas fingem saber.

Por preguiça de realmente pensar, a pessoa evita mergulhar na busca de soluções: Ela lança mão do seu repertório repetitivo e tenta distrair o público. Não são pessoas de raciocínio lento, ao contrário, são pessoas preguiçosas, já que a repetição não requer tanto esforço do que o encontro de uma solução definitiva. Podem ser tão inteligentes e espertos quanto qualquer outra pessoa. O exagero dos fatos é outra característica problemática. Para impressionar, emocionar e contagiar os outros, a pessoa exagera, aumenta os detalhes, mente e distorce, tudo para criar um efeito, tudo para convencer. Não há ausência de inteligência em Sagitário. Aliás. A curiosidade e a capacidade de absorver conhecimentos prontos, no objetivo de sempre aumentar seu próprio repertório, é marcante, e produz aquelas pessoas dotadas de uma inteligência erudita, que se especializam e vão longe em alguma senda do conhecimento.


Em Peixes, a absoluta falta de praticidade e objetividade, maior inclusive do que em Sagitário, é o grande problema. Mas muitos dos que tem mercúrio em Peixes acabam sendo considerados gênios, ainda que escolham ir por um caminho profundamente tortuoso no encontro de suas soluções. E muitos realmente são gênios. O que ocorre em Peixes é que a pessoa não consegue desviar sua mente do todo: pra ela é quase impossível separar o que está unido. Ela sente como se estivesse profanando uma estrutura perfeita. Se você apresentar para alguém que tem mercúrio em peixes uma equação imensa, a primeira reação é a paralisação. Diferente da manifestação virginiana de mercúrio, que vai pelo caminho mais fácil, ou seja, analisando as coisas por partes, o mercúrio em peixes tentará encontrar uma solução analisando o todo, tentando resolver tudo de uma vez. É nisso que reside o problema.

Mercúrio em Peixes vai sempre pelo caminho mais difícil e tortuoso possível. Então não se trata de “burrice” como querem alguns, mas de falta de praticidade. E o pior, é que pode demorar: mas a pessoa que tem mercúrio em peixes sempre vai encontrar a solução, mas ela vai sempre da maneira menos prática. O principal problema na verdade é a “flexibilidade mental”, que leva a pessoa a mentir, as vezes ingênua e descaradamente, as vezes de forma sonsa e sorrateira. Se mercúrio em peixes não sabe uma resposta, ele a inventa na hora. Imaginação pra isso não falta. Ele quer prover, quer ser generoso, e quando não tem a reposta que o outro procura, ele a desenha no ar, inventa, sem grandes pudores, porque deixar uma pessoa sem ter o que ela procura corta o coração pisciano. Pode até ser bem intencionada a mentira, mas não deixa de ser algo desonesto. A criatividade é então muito alta. Por isso que muitos se aproximam da música, da poesia e da literatura ficcional: essas são as áreas onde um mercúrio pisciano será melhor.  Nada impede um mercúrio em Peixes de ser bom em matemática: com treino todos conseguem. A questão é: se um método eficiente não for ensinado, mercúrio em peixes é incapaz de criar um método novo pra solucionar um dado problema. Se você der o método, ele aplica e encontra a solução na hora, como qualquer um. Se não der, falta a engenhosidade da parte dele, pra criar as soluções.      

PS : Não adiante perguntar nos comentários sobre o seu mercúrio, caso eu não tenha falado sobre ele. O objetivo deste texto é apenas mostrar que o detrimento de mercúrio não significa exatamente burrice, e que nem todos os que tem mercúrio domiciliado são gênios. Então não deixe seus dados, eu não vou nem olhar!
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

Kristhianne on 23 de janeiro de 2011 21:52 disse...

Sensacional!!!
Pessoa disléxica com Saturno retrô em Gêmeos, na casa 3, entendeu tudo!!
Já não me sinto mais tão "burra", rsrsrs.
Obrigada, Elias...

jhonatan on 23 de janeiro de 2011 22:46 disse...

Perfeito adorei, aqui em casa tem todos esses mércurios, familia de signos solares e mércurios mutáveis, você poderia inclusive abrir uma série de posts esclarecendo, qual "motivo" de cada domicilio, exaltação, detrimento e queda dos planetas, isso tudo é claro se você quiser. Parabéns pelos excelentes posts dos últimos dias.
Outra coisa, agora eu entendi o porque você não responde alguns comentários, quanto que você cobra pra responder perguntas pontuais?

El Antifaz on 24 de janeiro de 2011 05:14 disse...

Mercúrio em peixes não combina com literatura. Talvez com música, pintura, cinema, fotografia, ou até química ou biologia. Digo isso porque levo um século pra parir um texto, e não consigo colocar 10% do que tinha em mente. A criatividade pode até existir, mas a prática é trabalhosa, tem que lutar contra a paralisia, como você disse.
Outra coisa: a pessoa com mercúrio em peixes tem uma mentalidade em total descompasso com seu contexto. Parece que ela não consegue conceber a intelectualidade de sua época e acaba fazendo coisas "chocantes" e "imorais", como no caso de Darwin, que tinha esse mercúrio na casa 3 com jupiter, que provocou escândalo com o Evolucionismo. Outro exemplo é Luis Buñuel, um dos meus cineastas preferidos, e seus filmes satíricos sobre os costumes da burguesia (mercúrio e sol na 10). Olhando essa foto aí do cabeção eu me lembrei de Diane Arbus, fotógrafa americana que revolucionou o mundo da fotografia. Ela usava como modelo pessoas com defeitos físicos, aberrações e outras excentricidades. Sol e mercurio em peixes, não sei a casa. vênus e lua em aquário. Enfim, é isso que me leva a crer quando olho os mercúrios em peixes da vida, como no caso de Bach, Vila-Lobos e outros que não lembro agora. Todos eles foram censurados em seus trabalhos.

Anônimo disse...

Eu tenho mercurio em peixes,e é realmente assim,pessíma em matemática,sempre tento resolver com a formula errada,não consigo simplesmente fazer por partes.
Aliais,poderia postar algo sobre os decanatos dos signos e a importancia deles,sei que sou do terceiro decanato de peixes(16 de março),mas não sei ao certo como ele influencia.
Muito bom o seu blog,parabéns!

Anônimo disse...

Li um comentário a cima sobre mercúrio em peixes não combinam com a literatura,eu discordo.Eu escrevo,é claro que ninguém sabe,mas é o que me da maior prazer na vida.

Anônimo disse...

Sou de Gêmeos e ascendente em Virgem. Não me considero inteligente. Sou até muito atrapalhado.

Anônimo disse...

"Mercúrio fica mal nos signos opostos, Sagitário e Peixes, os domínios de Júpiter."

Sou quase leigo em astrologia, interessei-me pelo assunto há pouco tempo. Pelo que entendi, uma conjunção mercúrio-júpiter em leão, no meu caso seria ruim? Pelo o pouco que sei, tenderia a ser um falador, egocêntrico, dotado de excelente oratória. Só que ocorre o oposto, tenho muita facilidade com matemática, lógica e sou um tanto "travado" ao falar em público e nada egocêntrico.

Obs.: nenhum dos planetas está retrógado, fazendo sextil com gêmeos em marte.

Ricardo Ferreira - Rio de Janeiro - RJ

NinaS disse...

Reparei que não colocou o Escorpião em Mercúrio. Sendo o meu, vou colocar algo sobre ele. Espero que não se importe e, desde já, peço desculpa se errar em algo.

Mercúrio em Escorpião:
Como signo de agua, comunica-se principalmente por meio dos seus sentimentos. Mercúrio neste signo revela uma pessoa de agudo engenho, língua afiada e muita ironía. São seres teimosos, sendo também inseguros em muitos aspectos de sua vida. Hábeis, valentes e capazes de ultrapassar muitas dificuldades que a outros lhes assustariam. Perceptivos, intuitivos, com tendência a sentir fascínio pelo oculto. Sentem necessidade em penetrar o núcleo dos assunto e descobrir o que repousa sob a superficie. Sabem detectar o calcanhar de Aquiles de alguém, podendo apontar para ele quando necessitarem. Procuram não revelar os seus pensamentos mais íntimos e planear os movimentos em segredo, de forma a apanhar possíveis adversários de surpresa.

Anônimo disse...

Meu ascendente é Virgo e Mercúrio está em conjunção com ele, domiciliado e exaltado.

Eu penso muito, muito e muito, nas coisas. Digamos que minha mente não para. Às vezes, acho que pensar tanto nas coisas dificulta o meu raciocínio. Tudo vira uma confusão... analisar exaustivamente, inúmeras possibilidades sobre qualquer coisa. Esse processo de ficar esgotando possibilidades sobre assuntos pequenos ou grandes causa um enorme esgotamento mental. Esse é lado negativo e quem tem esse posicionamento de Mercúrio, tem que trabalhar esse aspecto... gastar seus pensamentos com coisas úteis. Focar seu raciocíonio no trabalho ou em qualquer atividade intelectual proveitosa. Aquele ditado popular que diz "mente vazia, oficina do diabo" cabe perfeitamente pra quem tem esse posicionamento no mapa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nathália diz on 21 de fevereiro de 2012 15:28 disse...

Meu mercúrio é em escorpião. Sou sagitário ascendente em câncer, lua gêmeos.

Nandinha on 23 de fevereiro de 2012 04:27 disse...

Adorei esse post e me considero um pouco felizarda por ser mais uma de Mercúrio em Peixes. Fui fazer meu mapa astral num site qualquer só pra ver se meu Mercúrio era algum dos citados e dei a sorte de ser, aí foi só ler e analisar. rs Eu concordo em partes. De forma resumida, não concordei muito com a parte da "falta de engenhosidade" pisciana e da dificuldade em resolver grandes problemas tentando resolvê-los de uma só maneira. Concordo que ele pode até não ser do tipo que analisa detalhes, mas eu, particularmente, não sou de travar e desistir facilmente se do meu jeito não funciona. Sempre tento todas as maneiras possíveis e vou até o fim, parte por parte até achar uma solução, mas só se isso valer a pena também. rs Senão, nem perco muito meu tempo, só até onde a minha diversão durar, digamos assim. Mas isso é só uma maneira minha, que, aliás, nem reparo muito. Provavelmente deve ser influências de outros signos, tipo, sou Áries, ascendente em Gêmeos. Não sei se é algo que realmente faça a diferença. rs
Mas algo que eu adorei foi o comentário do El Antifaz. Não sei se é coisa da minha cabeça que acabei relacionando, mas achei que tinha muita coisa no seu comentário haver comigo. haha Eu realmente admiro mais as Artes, em todas suas formas, que qualquer coisa nesse mundo! *-* Por isso, futuramente eu pretendo fazer algo voltado ao Cinema, mais para Animação que é meu sonho, Literatura, sei lá, algo do tipo. Mas não viverei sem fazer um desses, fato, eu sinto. Até Teatro e Pintura já pensei, mas é muita viagem pra mim por enquanto. shuashuash' Enfim, por fora aparento ser mais uma normal qualquer, mas interiormente, sou uma louca perdida com poucas pessoas que entendem o q passam pela minha cabeça. Tipo, às vezes solto umas doideras, pensamentos descabidos, revolucionários demais, fora da realidade, poemas exageradamente dramáticos e o escambal que quase nem eu entendo. Por isso, acho que tenho uma "mentalidade em total descompasso com meu contexto", como dito. Adorei! Me indentifiquei com essa frase por sinal, totalmente "eu". rsrs Bem, já falei demais pelo visto. Adorei o blog, tô descobrindo muitas coisas que eu há muito procurava saber. São realmente muito interessantes seus posts! Aguardo mais coisas boas aí. Beijos a todos! (realmente me animei comentando! hehe ^^' Desculpa aê.)

Anônimo disse...

eu tenho mercurio em peixes e consigo me sair beme em matemáticapor exemplo. Muitas vezes sei o caminho mais facil para a reolução, mas teimo em resolver as coisas da maneira mais complicada, pois , pra mim, haha, passa a sensação de que eu criei algo legal , sacas ? Por outro lado sou péssimo em humanas .

Ana disse...

Bah...tenho Mercúrio em Sagitário...me senti a última agora...rsrsrs

Anônimo disse...

Depois de ler esse post, não gostei nem um pouco de ter mercúrio em sagitário. Me irrita essa minha característica de estender-se demais quando escrevo/falo sobre algo... tenho tentado trabalhar isso e me tornar mais objetiva e sucinta.

Anônimo disse...

Tenho Mercúrio em Peixes e sempre demonstrei grande aptidão para interpretação de textos e grande criatividade, por isso todos me consideravam inteligente.Eu tinha até relativa facilidade em matemática,mas quando era proposto algum exercício muito diferente dos anteriores dificilmente eu achava a solução.
Eu exercitei bastante meu raciocínio lógico e hoje sou um dos melhores da minha turma em Matemática e Física,mesmo que minha mentalidade ainda esteja em "descompasso com o contexto".

Anônimo disse...

Não sei se vc vai publicar esse comentário, mas vamos lá:
Vc disse q quem tem mercúrio em peixes não é mto lógico e q se um método não for ensinado, ele é INCAPAZ de criar um.
No entanto, quando li isso, procurei alguns matemáticos e físicos influentes (alguns ganhadores do prêmio Nobel) e para minha surpresa, vi q uma parcela significativa tinha mercúrio em peixes, inclusive alguns mercúrio retrógrado em peixes.... confesso q fiquei confusa. O q acha disso? Estou dizendo isso numa boa, querendo argumentar, se possível. Desculpe se estou errada, mas pelo texto, vc deixou transparecer q ter o mercúrio em peixes é a pior coisa do mundo.

Marianna on 23 de dezembro de 2013 15:20 disse...

O problema é que muitos astrólogos usam termos MUITO genéricos para interpretar posições planetárias. Se o indivíduo possui lua em peixes "tem uma sensibilidade aguda", se mercúrio está em gêmeos "possui uma inteligência viva". Interpretar mapa astral assim, eu também sei. rsrs
Ao invés disso, se podia simplesmente dizer que dada pessoa "tem facilidade na resolução de problemas matemáticos" ou que em sua comunicação há "malícia para fazer tiradas ou contar piadas", que fulano se "ofende facilmente" ou que "se condói exageradamente com a dor dos outros".
As pessoas não entendem errado, o problema é que, dada a verborragia, cada um entende o que quer.

goan hck on 7 de julho de 2015 00:17 disse...

sol em peixes
ascendente em aries
mercúrio em aquários

o que significa?

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015