sábado, 17 de abril de 2010

Saturno em Virgem



E Saturno voltou para o signo de Virgem no último dia 7 de Abril, e neste momento está retrógrado, aos 29°21’. Ele estacionará em Virgem somente no dia 30 de Maio, quando então ficará direto e deixará o signo de Virgem, pra onde retornará somente em 2036. Como sabemos, Saturno está envolvido em uma série de configurações tensas com outros planetas, o que faz de 2010 um ano particularmente tenso e carregado no nível pessoal para as pessoas que recebem aspecto exato das configurações que vão se formando. No nível coletivo, o que sentimos é uma grande expectativa por mudanças radicais em nível social e econômico. Muitas das expectativas são irrealistas e exageradas, como nos indica o planeta júpiter participando ativamente desta configuração. Mas isso não quer dizer que o momento será fácil, significa que, para piorar, a tendência é que tudo seja colocado de uma forma exagerada e dramática.

Vamos ver o que acontece no céu enquanto Saturno permanece em virgem, analisando os aspectos que ele fará com planetas lentos e as ativações que receberá de planetas mais rápidos.

A OPOSIÇÃO ENTRE SATURNO E URANO

Sem dúvida este é o aspecto mais importante do ano e o pivô de toda a tensão que já está sendo sentida desde 2008, que foi “camuflada” pela conjunção entre júpiter e Netuno em 2009 e que será ampliada e exagerada agora em 2010 com a presença de júpiter em conjunção com Urano e oposição com Saturno. Para não chover no molhado, passo o link de um texto escrito por mim no ano passado (2009) sobre esse aspecto, num momento em que ele era visto de forma mais isolada. Veja:


A OPOSIÇÃO ENTRE JÚPITER E SATURNO

Em um texto que estou publicando junto deste aqui eu falo sobre a oposição entre saturno e Júpiter com maiores detalhes, veja:

http://eliasastrologia.blogspot.com/2010/04/oposicao-entre-jupiter-e-saturno.html

Mas o que pode ser dito é que esta oposição, que não é algo tão incomum atua agravando a situação representada por Urano.

AS ATIVAÇÕES QUE SATURNO RECEBERÁ DO SOL, MERCÚRIO, VÊNUS E MARTE ENQUANTO ESTIVER EM VIRGEM

Estes aspectos colocam em evidência o trânsito de Saturno, quer seja de forma mais harmoniosa, quando o aspecto é um trígono ou sextil, quando a lição saturnina tende a ser evidenciada nos relacionamentos de todos os tipos no caso do aspecto envolvendo vênus, nas relações com autoridades nos aspectos com o sol e na comunicação nos aspectos que envolvem mercúrio. O mesmo vale para as quadraturas, porém, como este é um aspecto que representa tensão, a vivência do trânsito tende a ser mais dolorosa e o aspecto crítico fica em maior evidência. 

28°55’R Virgem trígono de Vênus em touro dia 24/4/2010
27°58’R Virgem quadratura de Vênus em Gêmeos dia 18/05/2010
27°57’R Virgem trígono do sol em touro dia 18/05/2010
27°54’D Virgem trígono de mercúrio em Touro 8/06/2010
27°59’ Virgem sextil com Vênus em Câncer 12/06/2010
28°10’ Virgem Quadratura com o Sol em gêmeos 19/06/2010
28°21’ Virgem Quadratura com Mercúrio em Gêmeos 24/06/2010
29°07’ Virgem sextil com Mercúrio em Câncer 9/7/2010


AS ATIVAÇÕES QUE A LUA FARÁ SOBRE SATURNO ENQUANTO ESTE ESTIVER EM VIRGEM  

A lua por ser o “planeta” (é chamada de planeta na Astrologia para fins de simplificação) mais rápido, sempre nos concede indicações do que ocorre no nosso cotidiano e acaba imprimindo no ambiente e no humor das pessoas a marca do que está acontecendo no céu. Quando ela forma um aspecto exato com um planeta lento ela imediatamente ativa os trânsitos tensos que estão acontecendo para quem tem planetas ou ângulos nos signos atingidos. Veja este texto que escrevi a 1 ano atrás sobre este assunto:


Veja os dias “quentes” para quem está sob trânsitos tensos de Saturno.

Lua em Gêmeos do dia 19/04
Lua em Virgem do dia 25/4
Lua em Sagitário do dia 2/5
Lua em peixes do dia 9/5
Lua em Gêmeos do dia 16/5
Lua em Virgem do dia 22/5
Lua em Sagitário do dia 29/5
Lua em peixes do dia 5/6
Lua em Gêmeos do dia  12/6
Lua em Virgem do dia 18/6
Lua em Sagitário do dia 25/6
Lua em peixes do dia 3/7
Lua em Gêmeos do dia  10/7
Lua em Virgem do dia 16/7

FAMOSOS QUE ESTÃO SOB TRÂNSITOS DE SATURNO NESTE MOMENTO:

Saturno em aspecto tenso com o Sol

A conjunção de Saturno com o Sol é um aspecto que aumenta as responsabilidades e encargos sobre o nativo de forma que ele tende a se sentir a maior parte do tempo oprimido. Pode ser um momento delicado para a saúde, especialmente para os que tem o coração mais frágil. Liam Gallagher, ex vocalista e líder da banda Oasis que terminou justamente em 2009,  tem o Sol no final de virgem, no 28°. Conclusões e novos inícios também são a marca deste aspecto, e recentemente Gallagher anunciou que a banda retornará, mas com um novo nome. Como urano também forma oposição ao Sol simultaneamente, o peso do trânsito saturnino vem acompanhado de reviravoltas surpreendentes e situações inusitadas que podem fazer o nativo se sentir um tanto perdido e sem suas antigas certezas.

José Serra, atual pré-candidato a presidência da república tem o Sol em 28° Peixes e está com Saturno em oposição a este sol. Esta configuração mostra que o nativo atravessa um momento de cobranças, recebendo a oposição de diversas pessoas que parecem surgir para bloquear os seus passos e cercear sua liberdade. É um momento que pode ser perigoso para a saúde também. Ao mesmo tempo, Urano indica que o nativo tem desenvoltura para driblar os obstáculos e consegue se libertar das situações opressivas, mas pra isso precisará abrir mão de suas antigas certezas e superar seus medos e receios encarando conseqüências imprevisíveis aos seus atos num futuro próximo.

Para quem vive a quadratura de Saturno com o sol, o momento é marcado por obstáculos que exigem paciência e principalmente disciplina e responsabilidade para serem superados. A saúde também pode sofrer uma baixa, é necessário não exagerar na quantidade de responsabilidades assumidas pra não viver uma estafa no nível de energia física que pode diminuir a imunidade. Nicole Kidman, com o Sol no final de Gêmeos, e Brad Pitt, com o sol no final de Sagitário vivem esse aspecto.

Saturno em aspecto tenso com a Lua

A conjunção de Saturno com a lua tende a constranger o nativo levando ele a introversão e a uma diminuição de sua auto-estima durante o período. É necessário revisar hábitos e cuidar da vida sentimental, levando esse aspecto de sua vida mais sério e de forma menos infantil. Honrar compromissos e assumir seus sentimentos diante dos outros são as principais lições que precisam ser aprendidas. Como urano também está em oposição a Lua, mudança de hábitos e situações inusitadas na rotina e na vida emocional do nativo também são esperadas para o período. O ator Jean-Claude Vandame atualmente vive esse aspecto e planeja participar de um reality show onde tentará retornar a sua forma física antiga para participar de uma luta de karatê, esporte onde foi campeão nos anos 80. Como a lua está muito associada ao corpo, é natural  que saturno passando ali chame a atenção para a necessidade de cuidar melhor dos hábitos e da saúde, até para que a pessoa consiga se sentir emocionalmente mais a vontade consigo e com os outros.

Já a oposição de saturno com a Lua leva a um estado de profundo isolamento emocional, dificultando ou resfriando os relacionamentos pessoais, levando a pessoa a ignorar os sentimentos alheios ao mesmo tempo em que sente como se os outros estivessem sistematicamente lhe ignorando. A pessoa pode se sentir incompreendida pelos demais, e aqui não adianta se fazer de vítima porque a resposta recebida tende a ser a indiferença, a mesma resposta que ela inconscientemente está transmitindo. Entretanto, urano em conjunção a lua é uma oportunidade para se libertar de diversos hábitos antigos e renovar sua própria vida emocional e melhorar sua saúde, aumentando sua liberdade de ação, abdicando de padrões de comportamento infantis e inconscientes que antes apenas lhe prejudicavam. É também uma oportunidade de melhorar o relacionamento da pessoa consigo mesma.  A atriz Catherine Zeta-Jones atualmente vive esta configuração. Recentemente, aos 40 anos de idade a atriz apareceu nua em uma publicação, esbanjando saúde, beleza e indiferença.  

As quadraturas de Saturno com a lua levam a um profundo estado de alienação emocional. A pessoa perde a conexão emocional com todos os que a rodeiam, fazendo com que a maioria das pessoas não consigam entender suas atitudes. A pessoa fica super consciente de diversas atitudes suas que normalmente atuam em nível inconsciente e que começam a soar absurdas aos olhos dela e dos demais. Urano em aspecto tenso com a lua apenas acentua aquilo que saturno já indica: É necessário mudar os hábitos e assumir a responsabilidade pelas suas ações, mesmo as inconscientes. A cantora Amy Winehouse com a lua em sagitário e a atriz Goldie Hawn com a lua em gêmeos atualmente vivem este aspecto. 

Saturno passando pelo Ascendente e Urano pelo Descendente

Saturno pelo Ascendente é um dos trânsitos mais importantes da vida de qualquer pessoa, marcando um momento de seriedade e mudanças muito importantes nos rumos da vida. Todo um passado fica pra trás e a pessoa está reiniciando seu ciclo pessoal. Pra isso é necessário assumir uma postura firme e implacável diante do mundo, de resolução diante dos novos propósitos assumidos durante o trânsito e resistência aos padrões do passado. Muitas responsabilidades tendem a ser assumidas e religiosamente cumpridas ao longo deste tipo de trânsito. A pessoa estará menos preocupada em ser simpática e mais ligada com os objetivos assumidos e com suas responsabilidades. Mas com urano atravessando a casa 7 os relacionamentos e o público em geral começam a dar a pessoa respostas com as quais ela não contava. O atual presidente da França, Nicolas Sarkozy atualmente vive este trânsito, num momento onde sua popularidade decresce entre a população francesa e que recentemente surgem rumores sobre uma suposta instabilidade em sua vida conjugal. 

Saturno passando pelo Ascendente e Urano pelo Descendente

Já a passagem de saturno pelo ponto oposto, o descendente, indica que o nativo vive um momento de testes onde tende a ser duramente criticado e testado pelos outros. Após um longo período marcado pelo auto-desenvolvimento e a concentração em objetivos e metas pessoais, a pessoa a partir de agora volta-se para o coletivo e precisa agora conviver com a avaliação que os outros fazem da sua conduta e do seu trabalho. O momento tende a ser positivo na medida em que a pessoa encara as críticas com humildade e faz um esforço para melhorar nos pontos em que é atacada. Os relacionamentos íntimos podem sofrer um resfriamento, caso eles sejam marcados pela ardência e a diversão, ou então tendem a se formalizar e estabilizar. Relações antigas e mal trabalhadas tendem a se romper e a solidão pode vir como conseqüência. Tudo aqui se relaciona com a forma como a pessoa lidou com o tema “relacionamentos” nos últimos 14 anos. Ao mesmo tempo urano no ascendente impele a pessoa a se libertar de situações que a aprisionavam, escolhendo por viver a vida com novo frescor, o que tende a ser duramente contestado por Saturno. Apesar de não viver exatamente este trânsito, O Papa bento 16 que tem Ascendente em 19° Peixes está com saturno passando pela sua casa 7 e vivenciou este transito de oposição ao longo dos anos de 2008 e 2009, justo no momento onde a igreja católica vive a maior crise da sua história.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Elias!
A questão de saturno no ascendente se refere somente à conjunção, ou tbm aos outros aspectos, como p. ex. saturno em quadratura ao ascendente?
bjss

Elias Mendes on 23 de abril de 2010 05:00 disse...

Saturno em quadratura com o Ascendente, se saturno estiver na casa 3 indica que você está numa fase de desgaste físico extremo, vindo de um período de pelo menos 7 anos onde não conseguiu concretizar muita coisa, ou então constata que o que concretizou foi em vão, que agora você está prestes a ingressar em uma nova fase que exclui completamente o seu passado, isso quando saturno cruzar o IC.

Mas se saturno estiver na casa 10 você está em uma fase de auge, realizou certas coisas na sua vida concretizou coisas muito importantes que vão lhe marcar pra sempre. É ligeiramente mais positiva esta quadratura.

Em ambos os casos fica claro que você foi negligente com seus relacionamentos, talvez se importando demais com o outro e esquecendo de si, ou talvez o contrário. fato é que agora existe necessidade de equilibrar essa questão .

Ps: estou considerando que você nasceu no hemisfério sul.

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015