sábado, 17 de abril de 2010

Oposição entre júpiter e Saturno



A oposição entre júpiter e Saturno é uma crise no âmbito social que mostra com bastante clareza áreas que estão recebendo muito versus áreas que estão recebendo pouco ou quase nada, tanto no nível social propriamente dito quanto em nível pessoal. Podemos ver isto com muita clareza no Brasil: Com júpiter em Peixes ficará em evidência o excesso de “energia” (que pode ser entendido como recursos, lutas, importância e etc) que vem sido colocado nos últimos anos para os setores excluídos da sociedade, o que inclui todas as minorias e as classes mais pobres. Um exemplo disso é a quantidade de leis sendo criadas para atender as ditas minorias, os “coitadinhos” da sociedade, além dos programas que transferem recursos diretamente para as populações mais carentes, as conhecidas “Bolsas-Migalhas”. 

Do outro lado está Saturno em virgem representando os operários dos setores mais estruturais da sociedade, que representam o verdadeiro pilar onde efetivamente está sustentado todo o sistema, e sem os quais não haveriam os recursos a serem transferidos para os ditos coitadinhos da sociedade. Esses operários são nosso professores, são as pessoas que trabalham na saúde, na segurança das nossas ruas e todo e qualquer funcionário assalariado seja da indústria ou seja no comércio enfim, que são a cada dia que passa mais oprimidos por leis que beneficiam os patrões. As pessoas se vêem forçadas a aceitar qualquer condição de trabalho porque se estiver ruim pra ela pode sair sem problemas porque outro ocupará imediatamente o seu lugar. O próprio desemprego que vem aumentando em nível global é um dos aspectos que está representado por saturno em Virgem.

A questão aqui é que ao longo dos próximos anos um equilíbrio terá de ser encontrado entre esses dois setores da sociedade. O muito que vai para os excluídos e o quase nada que vai para os operários, as pessoas que realmente trabalham e movimentam a economia e garantem as estruturas da sociedade.

Acontece que esta oposição não ocorre somente entre os signos de Peixes e virgem, ocorre também entre os signos de Áries e Libra. Júpiter em Áries vai colocar em evidência o excesso de individualismo egoísmo e tendência das pessoas a se insular na sociedade atual, em detrimento da valorização dos relacionamentos de todos os tipos que vão ficando cada vez mais precários.



Independente de onde ocorre a oposição, o que fica evidente é que no momento a “balança” está pendendo mais para um lado, obviamente, o lado de Júpiter. Não significa que o lado representado por Saturno seja mais importante e o lado representado por Júpiter seja supérfluo, longe disso! O que acontece é que o excesso de energia depositada na área representada por júpiter tem como consequeência um sério desequilíbrio que acaba afetando o setor oposto, representado por Saturno, que sempre nos chama atenção para o que precisa de revisão, para o que precisa de mais cuidados. Então nos tornamos conscientes da necessidade de equilíbrio.

No nível social vemos que o processo não ocorre de uma hora para outra, a oposição aparece como uma crise colocando em evidência o que precisa de revisão. Mas no nível pessoal, quando olhamos o trânsito no nosso mapa essa defasagem acaba nos pegando desprevenidos, quando nos damos conta de que estamos nos importando demais com determinada área de nossa vida (onde Júpiter está posicionado por trânsito) e estamos deixando uma outra área que é tão importante quanto a outra, jogada às moscas (onde Saturno está posicionado por trânsito). 
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Madalena on 18 de abril de 2010 01:24 disse...

Muito bom Elias.
Mas me pergunto até onde são váidos nossos esforços em relação a Saturno, quando este tem sua função justamente em retardar ou mesmo bloquear o fluxo, até sua partida do ponto d colisão. Em Virgem então, a sensação de impotencia é grande, nada jamais está bom o suficiente...
Sem perceber vamos criando insignificancias, sem dar o devido valor, mas q trarão resultados a longo prazo.
Pra mim, a maior diferença entre os benefícios de júpiter e saturno são o imediatismo e a demora, respectivamente.
Então aproveitar nas bençãos de Júpiter, e investir a longo prazo com saturno.Mesmo doendo...

Cristina Jorge on 19 de abril de 2010 14:40 disse...

Muito interessante...:)

Elias Mendes on 21 de abril de 2010 05:41 disse...

Oi Madalena, obrigado pelo comentário! Assim, em termos pessoais, no mapa de cada um de nós eu vejo como você também. Enquanto jupiter estará expandindo uma área, no lado oposto saturno estará chamando atenção para o que precisa de atenção e nos dois casos sempre tem algo de muito positivo, exatamente da forma que você colocou.

Mas em termos mundiais, as oposições jupiter saturno são sempre um crise bem diferente da representada pelas conjunções. se as conjunções mostram que as prioridades são direcionadas para áreas que realmente são carentes e precisam de atenção, as oposições mostram o contrário. O foco está numa direção que na verdade é a oposta das áreas que são mais carentes.

Abraço

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015