sábado, 6 de março de 2010

Uma visão astrológica do Twitter







A Wikipedia diz que o primeiro “twitt” foi publicado no dia 21 de março de 2006, as 21:50, provavelmente em San Francisco, Califórnia onde o twitter é sediado e onde foi desenvolvido. Considerando estes dados como os de nascimento dessa rede social, vamos dar uma olhada no mapa abaixo:



Um mapa muito bonito a princípio, com todos os transaturninos em conjunção com algum planeta pessoal. O horário indicado aponta o Ascendente em Escorpião, com o regente marte em Gêmeos, signo da comunicação, posicionado na casa 8. Já a lua está em Sagitário, signo que também fala da comunicação, tendo um sentido mais divulgador, de amplificar as idéias. Essa Lua sagitariana está em conjunção com Plutão.

O twitter não é uma ingênua rede social onde o foco está puramente na comunicação, como poderia sugerir a ênfase em Gêmeos e Sagitário por si só. A ênfase no signo de Escorpião, bem como no planeta Plutão que aparece junto a lua marcam um potencial transformador em escala internacional (Lua – o povo, Plutão – transformações, Sagitário – Escala internacional). As características escorpianas não se resumem somente a este potencial, mas estão presentes inclusive na estrutura do própria twitter onde as pessoas “seguem” umas as outras.



O twitter pode ser utilizado tanto como uma poderosa ferramenta de divulgação de serviços e marketing pessoal, propagações ideológicas as mais diversas bem como a exposição de toda a beleza ou todo o lixo contido nas elocubrações de fórum íntimo de cada pessoa que ali escreve. Nunca a intimidade e o universo subjetivo de cada pessoa tiveram a oportunidade de ser compartilhados de tal forma. Pensamentos inúteis e insignificantes que são a expressão de um sentimento ou estado subjetivo podem agora ser regurgitados para todos que estejam seguindo o seu regurgitador, e algo que pode parecer banal me soa de certa forma impressionante porque o twitter nos aproxima demais do conceito de telepatia: Eu penso e as pessoas que eu quero que saibam do que eu estou pensando e que querem saber o que eu estou pensando recebem imediatamente meu pensamento , podendo inclusive me responder imediatamente. Assim o twitter alia a superficialidade, banalidade e tendência simplificadora de Gêmeos com o intimismo, intensidade e potencial transformador de Escorpião.

Júpiter, o grande divulgador, planeta que simboliza a expansão, está na casa 1 reforçando as características Sagitarianas. Vemos mercúrio em peixes, no seu detrimento, carimbando ainda com mais ênfase essa característica do twitter de promover artificialmente (Urano) a telepatia (Peixes). Com Vênus em Aquário, em conjunção com Netuno, vemos o retrato do sentimento ilusório de aproximação entre as pessoas, que podem acompanhar de perto por exemplo os artistas da sua preferência, ou as pessoas que julgam interessantes, mas a ênfase aqui está na ilusão desta aproximação, no caráter etéreo destes relacionamentos que podem ou não partir pra realidade, mas que a princípio existem apenas subjetivamente.      



O processo de expansão do twitter acompanha nitidamente o ciclo de júpiter. A princípio quando surgiu o twitter nem sequer tinha esse nome, chamava-se provisoriamente de twttr e continuou o seu desenvolvimento e transformação nesse formato que conhecemos hoje ao longo do ano de 2006, contando com alguns poucos milhares de participantes. Em 2007, com júpiter em sagitário o twitter foi apresentado em um festival de mídias onde começou a ser propagado no universo dos falantes do inglês (Estados Unidos e Grã-Bretanha), expandindo-se vertiginosamente nesses locais a partir de 2008 quando foi disseminado também para Austrália, japão e outros países Europeus. Em 2009, com júpiter em aquário o twitter iniciava o processo de popularização no Brasil e na América latina, e atualmente continua ainda se expandindo, com um crescimento no percentual de adesões de mais de 1500 %. Atualmente vemos júpiter passando sobre a conjunção mercúrio/Urano, e em breve Júpiter ficará conjunto ao sol Ariano (conjunto ao Nodo Norte, de reputação benéfica e natureza jupteriana). Notamos então que a grande cruz em T de 2010 toca o Sol do mapa de fundação do twitter, não restando dúvidas da importância que ele ainda vai adquirir ao longos dos próximos meses.       
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Eduardo Sena on 6 de março de 2010 23:34 disse...

Importante o caráter ilusório deste avançado meio de comunicação.
Um mal que observo em toda a internet: a disponibilidade de um recurso poderoso usado para fins insignificantes.
Os recursos tecnológicos disponibilizados a quem nada tem a dizer, ou que só tem a dizer banalidades configuram um grande disperdício. Mas, acredito que,à medida que as pessoas enriquecerem seu próprio conteúdo e souberem avaliar de fato o valor da ferramenta e de seu tempo, talvez tudo isso venha a contribuir realmente com alguma coisa. por hora, beira a tolice.

luze on 23 de março de 2010 21:49 disse...

AS FIGURA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015