sábado, 6 de março de 2010

O ciclo Júpiter Netuno e a evolução das redes sociais





É interessante olhar para o ciclo maior entre júpiter e Netuno que me parece refletir com maior clareza esse movimento de evolução das redes sociais. 

Em 1996-97 uma conjunção entre Jupiter e Netuno no signo de capricórnio consolida a introdução da internet na vida das pessoas de forma mais consistente. Neste momento o forte eram as listas de e-mail e as salas de bate-papo. É também o momento de consolidação do mirc, que surgiu antes, em 1995.  Ferramentas simples, mas que revolucionaram os meios de comunicação de forma estrondosa. 

1996 É também quando surge o embrião do icq, programa que só se consolidaria mais tarde, em 1999-2000, com júpiter em Touro em quadratura com netuno em aquário, início da fase crescente do ciclo. Neste momento, o MSN que era apenas um provedor de internet lança uma versão - clone do ICQ.



Em 2003, com júpiter em leão e Netuno em aquário, na fase cheia do ciclo, o MSN mesenger se torna o programa de chat mais utilizado no mundo. É também em 2003 que é criado o My Space, que apesar de relativamente impopular no Brasil, é a primeira grande rede social da internet e um dos sites mais acessados na última década, junto do google e do facebook. 

Em 2004 são lançados, sob a mesma lunação em 1° de aquário, o Orkut no final de janeiro e o facebook no início de fevereiro. Ambos desenvolvidos em universidades e planejados de forma a criar uma rede social on line apenas para as respectivas universidades onde surgiram. O facebook por ser muito mais restrito, manteve-se em estado de "incubação" durante 2 anos, enquanto o Orkut se proliferava, especialmente em países subdesenvolvidos como o brasil e a Índia. 



O facebook desponta como rede social aberta ao público em 2006, quando júpiter em Escorpião forma uma quadratura com netuno em aquário. Em 2010 o Facebook ja tinha mais acessos do que o próprio Google tornando-se a maior rede social, superando o My Space. E é no ano de 2006 que marca o início do Twitter.

Em 2009 chegamos ao clímax do Facebook, que desponta como site mais acessado no mundo, e vemos também a consolidação e massiva adesão ao Twitter, que parece unir as funcionalidades dos programas de chat, redes sociais e blogs numa versão resumida e simplificada, atrativa e viciante. 2009 é marcado por uma conjunção entre netuno e jupiter em Aquário marcando o reinício do ciclo com a fase nova. 

Em 2012-13 Teremos a fase crescente deste novo ciclo, com júpiter em Gêmeos e netuno em Peixes. Quem sabe até la o Google wave, lançado em 2009 se consolide ou quem sabe ainda surjam novas formas ampliando e renovando a forma de se comunicar, enfim ...aguardemos e veremos onde é que vamos parar com tanta informação ...

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Astrid Annabelle on 6 de março de 2010 12:04 disse...

Olá Elias!
Como sempre...excelente!
Beijo
Astrid Annabelle

http://sena-coisapreta.blogspot.com/ disse...

A análise é muito interessante.Gostaria de saber como ficam, nesse rank,os blogs.
Para mim, o aumento de meios de comunicação é acompanhado de uma rarefação do conteúdo. Quando se precisava escrever uma carta, remetê-la pelos correios e aguardar a resposta, ficaram verdadeiras obras-primas, textos muito ricos que se compuseram para informar fatos importantes, sentimentos profundos,etc.Era quase um ritual.
Agora, com toda esta facilidade contemporânea, é frustrante a insignificância do conteúdo comunicado.
Os blogs, entretanto, revelam um poder muito maior, já que tendem a se estruturar sobre uma temática de interesse e numa carga significativa de conteúdo comunicado. Me parece que indivíduos menos aptos para a escrita, por exemplo, se dão muito bem em meios que permitem mensagens fracas.

Cunegundes on 21 de março de 2010 09:27 disse...

Caramba, o twitter foi criado em 2006. Pensei que tinha sido mais tarde.
Adorei a postagem =D

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015