quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Os yods em fevereiro de 2010 e a necessidade de grandes ajustes



Yod é uma configuração planetária em forma de Y, onde dois planetas que formam sextil (aspecto de 60°) fazem simultaneamente quincunce (‘aspecto’ de 150°) com um outro planeta que atua como um foco, recebendo diretamente as energias daqueles outros 2 planetas em sextil.

Na verdade o quincunce não é exatamente um aspecto, não no sentido ptolomaico. Para a Astrologia tradicional o quincunce equivale a “inconjunção”, que caracteriza dois planetas que não tem absolutamente nenhum relacionamento (não estão em aspecto e são aversivos um ao outro). Não é algo bom , equivale a pura e simplesmente a ausência de aspectos e a uma antipatia mútua.

A partir de kepler no século XVI surgiu o conceito dos aspectos menores,  dentre eles o quincunce. A astrologia moderna desenvolveu os significados desses aspectos menores, de tal forma que hoje em dia se considera o quincunce como um aspecto levemente tenso, desagradável, mas com uma finalidade benéfica que é a busca pelo ajuste entre os dois planetas envolvidos.

Um quincunce isolado é uma tensão infinita porque os 2 signos envolvidos não tem nenhum tipo de relacionamento (nem por elemento e nem por modalidade), mas quando ocorre a situação do Yod, um outro planeta surge equilibrando uma das partes do quincunce facilitando o entendimento.

Júpiter em 4° Peixes & Saturno 4° Libra

Em trânsito, quando ocorre no céu um quincunce, ele será importante especialmente para aqueles que receberem o aspecto dos dois planetas simultaneamente. O principal quincunce que está rolando no momento é entre saturno em Libra e júpiter em peixes, que fica exato na sexta feira. Os signos que recebem simultaneamente aspecto dos dois planetas sãs o eixo Câncer & Capricórnio e o eixo Gêmeos & Sagitário.

Quem tem planetas no eixo Câncer & Capricórnio recebe um aspecto harmônico de Júpiter que enche a pessoa de fé, aspirações, aumenta as ambições, mas ao mesmo tempo recebe um aspecto tenso de saturno, que já indica limitações, bloqueios, medos e inércia. São duas influências opostas que terminam meio que se anulando. Saturno desfaz as promessas jupterianas, mas ao mesmo tempo júpiter amacia a aridez saturnina.

Já quem tem planetas no eixo gêmeos & sagitário recebe um aspecto harmônico de Saturno, que fala sobre boas oportunidades que requerem disciplina e alguns sacrifícios para serem aproveitadas (leia-se humildade também), mas ao mesmo tempo, júpiter forma um aspecto de tensão indicando exageros, falta de limite e principalmente arrogância. Novamente uma influência anula a outra.

Somente os que têm planetas ou ângulos no primeiro decanato de cada signo citado é que vão sentir essas influências.

Marte em 5° Leão & Júpiter 5° Peixes

Aqui os afetados serão o eixo Touro &  Escorpião e novamente Gêmeos & Sagitário.

Quem tem planetas no eixo Touro & Escorpião recebe um aspecto harmônico de júpiter, que indica sorte, crescimento, otimismo e facilidades ao longo do período. Ao mesmo tempo, recebem um aspecto tenso vindo de Marte retrógrado em Leão, que sinaliza irritação, stress e trabalho pesado, além de conflitos. No final tudo tende a ser mais positivo, havendo apenas necessidade de não se exceder nas reações, evitando conflitos desnecessários. 

Já quem tem planetas no eixo Gêmeos & Sagitário, o aspecto de tensão que Júpiter faz, que gera exageros, arrogância e falta de limites, tem a chance de ser equilibrado pelo aspecto positivo aplicado por Marte, que aumenta a energia, a disposição, torna a pessoa mais direta, e se lembrarmos de Saturno aplicando seu aspecto harmônico, a disciplina e a humildade também.

Portanto o Yod formado pelos planetas Marte, Júpiter e saturno, que dura entre 30 de janeiro e se estende até o final de fevereiro afetará especificamente quem tem o eixo Gêmeos & Sagitário forte, e é uma grande oportunidade que surge (Júpiter), talvez maior até do que aquilo que a pessoa poderia assumir, e que vai exigir dela toda a diligência (Marte) e a disciplina (Saturno) possíveis para ser realmente bem aproveitado. (lembrando que pra ver nitidamente esses efeitos a pessoa tem que ter planetas ou ângulos no primeiro decanato do eixo gêmeos & sagitário).

Marte em 4° Leão e Plutão em 4° Capricórnio

Aqui quem sofre a influência são as pessoas que tem planetas no eixo Áries & Libra, e novamente os do eixo Touro & Escorpião.   

As pessoas que tem o eixo Áries & Libra ativado atravessam um período crítico, onde profundas transformações estão ocorrendo em sua vida (plutão em aspecto tenso) gerando muito desgaste. Neste momento o aspecto harmônico de Marte atuará dando a essas pessoas uma energia extra para que elas suportem tais provações. Lembrando que aqui somente pessoas do primeiro decanato do eixo Libra & Áries percebem nitidamente esta influência.

Já quem tem o eixo Touro & Escorpião ativo sofre um desestabilizante aspecto tenso de Marte retrógrado, que indica pequenos problemas, porém problemas que são agudos, incômodos e que causam grande irritação. Neste caso, porém, o aspecto que Plutão faz de harmonia indica que a pessoa intimamente sabe que está atravessando um período (bem longo inclusive) de grande estabilidade em sua vida, com transformações positivas e que aumentam seu poder e sua confiança, e que portanto não há motivos reais pra se estressar porque a longo prazo a tendência é positiva, somente a curto-prazo é que as coisas ficam difíceis.

Assim, o Yod formado pelos planetas Marte, Júpiter e Plutão, que dura entre os dias 30 de janeiro até o final de fevereiro afeta especificamente quem tem o eixo Touro & Escorpião em destaque no seu mapa, sobretudo o primeiro decanato desses signos. O período de grande estabilidade a longo prazo (Plutão em Capricórnio e também júpiter em Peixes) sofre agora a influência desestabilizadora de Marte, que pode fazer você perder a cabeça se não manter o sangue frio. É só ter em mente que a tendência a estabilidade em sua vida é a longo prazo, e que essa fase mais estressante não vai durar tanto tempo. O quincunce entre marte e Plutão na verdade continua valendo até o início de Abril.


Se deseja saber de que forma esses aspectos afetam o seu mapa , entre em contato por e-mail para agendar uma consulta eliasastrologia@gmail.com
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Lúcia on 4 de fevereiro de 2010 09:53 disse...

Perfeito!Adorei sua explicação!
Na verdade está me pegando é o de Marte e Plutão, pois tenho a Lua a 6 de libra.
Meu stelium em escorpião não entraria aqui,somente se eu usar casas inteiras,mas sinto a de JúPITER tb, pois tenho ele em 4 graus em quincuse com minha Lua Natal..Então pega tudo!RS.
Mas como vc falou..Sei que é passageiro..mas tá incomodando!!!
Bjs querido

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015