sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Astrologia e Tarot: Aquário e a Estrela



A Estrela é o arcano do Tarot que simboliza o idealismo, a esperança, é um otimismo emergencial que brota em meio ao caos: As cartas que precedem a estrela são o Diabo e a Torre fulminada, de significados mais densos, o Diabo simbolizando a ambição e o desejo incontrolável, e a Torre representando a queda, a ruína, a derrota, o fim de tudo o que se havia desejado e conquistado. A Estrela brota portanto como conseqüência imediata dessas duas realidades: É a admirável capacidade do ser humano, de, mesmo em meio ao que parece ser o fim, ter esperanças e reunir forças para seguir até o fim de sua jornada. Abrir mão do que é desnecessário, independência e liberdade, bom humor, otimismo, jovialidade, pensamento pra frente, essas são todas características dessa carta que casa muito com o significado do signo de aquário.    



Em quase todos os decks de Tarot é unânime a representação da estrela como uma jovem nua que derrama um ou dois jarros de água despreocupadamente, enquanto brilha no céu uma estrela grande e reluzente. É o símbolo do inconformismo, do desapego (o ato de jogar a água do jarro fora com uma cálida expressão de leveza e despreocupação), da ousadia, mas principalmente da esperança. Já que não se tem mais nada (tudo foi perdido no arcano anterior), abre-se mão de todo o resto, ficamos nus e nos armamos apenas com a Esperança, o alheiamento, o permitir-se ser conduzido, já que não temos controle sobra vida, que fiquemos portanto a mercê do inesperado e nos alegremos com isso. 



Chega a ser desnecessário, apontar as associações com o signo de Aquário, elas são evidentes, a começar pelo ato descrito na carta - o de derramar as águas de um jarro -  representação primordial no signo de aquário A Imagem que abre este post é a representação do Touchstone tarot da carta da Estrela, mostrando a imagem típica da jovem nua, derramando a água despreocupadamente. Em seguida você vê a representação do Tarot de Crowley. Em seguida vemos a clássica representação do arcano XVII no tarot de Marselha. 



Liz Greene escolheu, para representar no seu Tarot mitológico, a figura de Pandora,  que ao invés de derramar um simples jarro de água, resolve abrir a caixa que contém todos os males da humanidade. Junto de todos os males porém, havia uma única virtude, capaz de sobrepujar a todos os males: a esperança. 



É impossível fazer um paralelo exato entre um signo do zodíaco e um Arcano do tarot, já que na verdade o Arcano do Tarot é um arquétipo totalmente independente e o signo do zodíaco, outro tipo de arquétipo também totalmente independente, mas as analogias podem ser feitas, e entre Aquário e a Estrela, como já dito acima, existem muitas. Existe um quê de irresponsabilidade e inconseqüência em ambos os símbolos, a esperança, a fé de que o amanhã será sempre melhor do que o hoje, o aspecto blasé de se derramar a água do jarro como se aquela água não representasse nada de importante.  
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Lúcia on 12 de fevereiro de 2010 10:41 disse...

Já filosofei muito sobre a tal esperança ser ou não ser algo bom...E fiquei com a última.
Ter esperança é estar em falta...Pois quem espera algo,é pq lhe falta...Ter esperança é estar preso, como bem mostra no mito, preso a espera que algo aconteça...Ter esperança de ficar bem de saúde, de ter dinheiro,de que tudo irá melhorar, etc...
Prefiro pensar na carta da Estrela,como algo assim: Os males do mundo existem sim...e enquanto estivermos esperando que tudo mude,sem criar nada,sempre estaremos com essa sensação interior de que algo nos falta...é nos desprender de qualquer esperança, p/sermos COcridores com o UNIVERSO que nos jorra o tempo inteiro um manancial de idéias a serem manifestadas!E isso realmente é Aquário e tb,pq não, Peixes?
Belo texto!
Beijos
Lúcia

Elias Mendes on 12 de fevereiro de 2010 11:20 disse...

Oi Lúcia! Não é à toa que a consequência do estágio da estrela é o estágio da lua: a treva, a insegurança, o medo, a incerteza, o desespero ... falarei da carta da lua em breve por aqui ...não pretendo seguir a ordem certinha das cartas, pretendo ir falando da carta que me der na telha em cada momento, mas vou falar sobre a carta da lua apenas porque eu acho que ela complementa perfeitamente o significado da estrela sendo a consequência dela. primeiro vem a cagada (a torre) depois A esperança (estrela), em seguida as trevas (lua) e depois o resplendor , a vitória (sol), "o retorno dos mortos vivos" (julgamento)e o gran finale (mundo). a jornada dos arcanos maiores do tarot é FASCINANTE !!!!!

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015