quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Uma pequena análise do mapa de fundação do Haiti




Eu acho estranho que um país tenha sido fundado assim, tão cedo. Mas a colocação do sol na casa 12 do Haiti parece ser muito pertinente. A independência haitiana foi declarada no dia 1 de janeiro de 1804, e de acordo com o que aponta o site Astrotheme, o fato ocorreu realmente pela manhã. O mapa pode ser visto abaixo:






Alguns fatos em relação ao Haiti: Antes da sua independência, o Haiti era uma das mais poderosas dentre todas as colônias em toda a América. O açúcar que era produzido no Haiti rivalizou de tal forma com o açúcar brasileiro que ocasionou a desvalorização do nosso açúcar no mercado europeu durante o século XVIII. O Haiti era uma colônia sob domínio francês, de regime estritamente escravista. Era uma ilha repleta de escravos trazidos da África que eram dominados por um pequeno grupo de europeus franceses. Em 1794 uma revolta escravista levou a abolição da escravatura, e anos mais a frente em Janeiro de 1804, a independência do Haiti tornando-o uma das primeiras colônias a ter um governante afro-descendente. Desde a sua independência, a história haitiana passou a ser marcada pela miséria, pelo sofrimento e pelas restrições. Diversos golpes de estado e ocupações estrangeiras tornaram o sonho da independência da nação de afro-descendentes apenas uma formalidade. Hoje em dia o PIB do Haiti é inferior ao PIB da favela da rocinha no Rio de Janeiro, apenas pra se ter uma idéia. É um país tão pobre quanto o Afeganistão, por exemplo.

O astrólogo Cardanus certa vez escreveu o seguinte aforisma:

“Signos fixos trazem estudo, exceto Escorpião; signos comuns, modos e fluência verbal, exceto Virgem; e signos móveis, riquezas, exceto Capricórnio; diante disto, parece que são ruins as natividades que têm todos os planetas em Virgem, Escorpião ou Capricórnio.”

Como podemos ver no mapa que é considerado pra representar o Haiti, vemos os seguintes signos (considerando os planetas tradicionais, Ascendente e Meio do céu):

Capricórnio: Ascendente, Sol, Marte, Mercúrio, Vênus.
Virgem: Lua.
Escorpião: Meio do céu, Júpiter.    
Outros Signos: somente Saturno, em Libra.






Embora seja questionável a afirmação de Cardanus no que diz respeito às natividades, é inegável que no caso do Haiti essa afirmativa se aplica. Não diria que esses signos sejam ‘causa’ de pobreza e infelicidade, porém pessoas fortemente marcadas por eles, especialmente quando são somente eles (e eu conheço um caso assim), a pessoa voluntariamente escolhe viver em meio ao sofrimento. Por exemplo, no caso da menina que eu conheço, que nasceu no dia 31 de Agosto de 1984, às 9:30 em Florianópolis-SC, ela nasceu em berço de ouro, mora num dos melhores bairros de Florianópolis, porém escolheu voluntariamente estudar Serviço Social e trabalha hoje em projetos sociais numa favela localizada numa cidade vizinha (uma das maiores favelas de Santa Catarina). Os pais ambos são Sagitarianos e dão pra ela tudo o que ela precisa e mais um pouco, e ela sempre teve tudo o que precisou, mas ela ainda assim escolheu uma vida mais contida (é vegetariana, por exemplo) e trabalha ajudando os menos favorecidos. Ela não é pobre, é muito bem instruída e tem modos admiráveis, porém ela sai voluntariamente da casa dela pra lidar com pessoas que vivem na miséria, que não tem estudo e nem modos. A vida dela, de uma maneira ou de outra acaba sendo povoada por esses elementos de sofrimento e sacrifício. Ela mesma diz que se sente culpada por tudo o que ela tem quando olha pra essas pessoas que não tem nada e é isso o que motiva ela: não exatamente o fato de ela sofrer, mas a hiper-consciência em relação ao sofrimento, a carência a miséria.  Quem quiser veja o mapa dela abaixo:






Voltando ao Haiti: Eu não diria, portanto que a presença daqueles signos de forma tão massiva no mapa do Haiti seja a causa da pobreza e do sofrimento daquele povo, mas sim o indicativo de que naquele local se viveria muitas situações envolvendo a carência e o sofrimento. Marte e Saturno, planetas tradicionalmente ditos “maléficos” estão exaltados e são os planetas mais importantes do mapa.

Olhando as progressões secundárias, hoje a Lua faz conjunção com o Plutão natal daquele país, a Lua em se tratando do mapa de uma nação tendo sempre muita importância no que diz respeito ao povo, e atuando como uma ativadora dos trânsitos de Saturno e Plutão.     






A revolução solar deste ano para o mapa do Haiti aponta o Ascendente em conjunção com ascendente natal e um stelliun em capricórnio na casa 12 em oposição a lua em Câncer que seria eclipsada poucas horas depois, na verdade um mapa extremamente parecido com o mapa da fundação do país. A impressão que se tem é que esta catástrofe vai representar para o Haiti um marco zero, como um ponto de reinício. Muita coisa ainda tem que ser transformada porque Plutão, que jamais havia passado por Capricórnio desde que o Hhaiti foi fundado, vai lentamente transformar o de reinentos de sofrimento e sacrifma vida mais natureba 9hforaiti foi fundado, vai lentamente transformar  todo o Stellium, pela primeira vez. E como sabemos, tudo o que envolve Plutão é transformador, não é somente destruição. A indicação é de que o Haiti como conhecemos simplesmente desaparecerá para dar lugar a um novo Haiti a ser erigido ao longo da próxima década. 
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Gordo on 16 de janeiro de 2010 16:20 disse...

spoleNasci em 15 de março de 1954 em Porto Alegre as 1815 horas o sr tem condições de me dize alguma coisa sobre meu mapa astrologico?

Elias Mendes on 16 de janeiro de 2010 16:36 disse...

Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail eliasastrologia@gmail.com e daí agendamos uma consulta via msn ou skype, ou mesmo um relatório simplificado. se tiver interesse, basta manda um e-mail.

Maga on 3 de fevereiro de 2010 22:03 disse...

Muito boa a análise. Considerando o transito de Plutão um trânsito muito longo, é de se esperar muita dor e sofrimento desse povo. Quem quer que tenha passado por um trânsito desses de Plutão sobre seus planetas pessoais, ainda mais considerando casa XII,... será uma longa descida aos infernos e um passeio aos infernos não é brincadeira.
E se quisermos questionar um pouco mais profundamente, de onde vem um carma tão ruim?

Elias Mendes on 4 de fevereiro de 2010 04:05 disse...

Pois é ... e Veja só, quando ocorrer a conjunção com o Ascendente do haiti, será uma conjunção tripla na verdade, envolvendo Plutão, saturno e Jupiter ...vai ser no mínimo forte

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015