sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Faces ou Decanatos



Esse é um sistema de divisão igualitária do zodíaco que o divide em 36 partes iguais de 10° cada, dividindo assim cada um dos Signos em 3 decanatos, decanos ou faces. Para a Astrologia Tradicional, um planeta posicionado na sua própria face não pode ser considerado peregrino, mas ainda assim essa dignidade é muito fraca e não denota nada de muito especial. Os decanatos tradicionalmente tem a seguinte divisão, que pode ser vista na figura abaixo:



Nota-se que é observada a ordem caldáica de sucessão dos planetas. Na Astrologia moderna, entretanto, os decanatos são divididos dessa maneira:



A ordem, na Astrologia moderna, está ligada puramente aos elementos. Assim, o primeiro decanato de cada signo é regido pelo próprio signo, o segundo decantao é regido pelo trígono crescente e o terceiro decanato pelo trígono minguante. O problema desse sistema é que ele não trás consigo uma lógica de interdependência entre decanatos e signos, neste caso o conceito de decanato está totalmente em função do signo enquanto que na visão tradicional o decanato é uma subdivisão independente.  
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Cunegundes on 29 de janeiro de 2010 23:17 disse...

Interessante, sempre paro pra pensar nos decanatos quando analiso um planeta no mapa. Tenho lua em touro no decanato de virgem e sinto que ela tem um quê desse signo. Ps: quadro de Vladimir Kush =)

Onda Encantada on 30 de janeiro de 2010 13:18 disse...

Elias,

Vai uma partilha e uma proposta de observação, corrige-me se estiver errada.
Tenho observado em vários mapas de casais (que se dão francamente bem) a oposição de signo e elemento. Isto é, o sol não tem necessáriamente que estar em oposição... ah mais facil dizer, um sol em escorpião e um sol em touro... ou um sol em cap e um sol em cancer, por aí fora...
E agora encontrei outra coisa maravilhosa, e vou continuar a olhar, ex. se o sol de um está em cap e o do outro em peixes, mas de acordo com os decanatos eles vão apanhar muitas vezes signos opostos. Isto é, sol cap 2º dec (touro) e sol peixes 3º dec(sco)... interessante!

Pode não ser novidade para ti, mas para mim foi algo interessante de observar :)

Valeu o teu post! Obg!

Bjo

Elias Mendes on 30 de janeiro de 2010 19:41 disse...

Cunegundes, pois é, desde que vi esse quadro numa aula de introdução a psicologia tb curti muito. Eu tenho o sol no decanato de áries e de fato me sinto um pouco puxado pra esse signo também, e o ASC no decanato de libra heheheh

Elias Mendes on 30 de janeiro de 2010 19:44 disse...

Onda, na verdade faz muito sentido, mas é melhor ainda se você não se limitar somente ao signo solar, mas sim a um balanceamento geral entre os elementos, modalidades e quadrantes do mapa como um todo, quem sabe partindo também pra um estudo do temperamento de cada um. Só depois dessa comparação geral, que da o tom principal da relação é que eu vou vendo os aspectos, sempre dando mais importancia pro contato mais exato e indo decrescendo a importancia dos contatos menos exatos. Assim, mesmo que a pessoa tenha sua lua em oposição ao marte do outro, se o aspecto mais exato entre os mapas for um trigono pártil entre as duas vênus então a atração sempre falará mais forte. Abraço!

Onda Encantada on 30 de janeiro de 2010 19:57 disse...

Elias,

Claro que não me limito somente ao signo solar, há muito mais para olhar numa sinastria, mas aqui referi so isso visto que se falava de decanatos.

De qualquer forma, ficam as tuas dicas também ;)

Sempre aprendendo :)

Bjo

Elias Mendes on 30 de janeiro de 2010 20:21 disse...

Onda

É na verdade você estava só citando um exemplo né? Mas realmente faz sentido sim, apesar de que decanato vai sempre falar de uma leve nuance, enquanto q o signo da uma representação mais ampla. abraço!

Carla on 6 de fevereiro de 2011 01:10 disse...

o aspecto mais exato da sinastria é que voce acha que vai dar o tom? Puxa, eu e meu marido temos uma oposição exata no mesmo grau, 29°53' entre saturno dele (regente do sol dele em capricornio) 29°53'em leo e a minha lua 29°53' de aquario, regente do meu sol em cancer.
Coitados de nós...rs. não é um relacionamento facil , mas ao memso tempo é facil porque eu sinto tudo que ele sente, a gente tem uma telepatia natural, é uma coisa um pouco mística. E não deveria ser assim, né? Com saturno...
Obrigada
Carla

Anônimo disse...

na real nao entendi a divisao dos decanatos,no que ele interfere e tal...

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015