sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Eclipse Solar em Capricórnio




Hoje aconteceu um Eclipse Solar em Capricórnio, signo da cabra, das ambições, o topo da montanha. Um eclipse solar é uma lua nova especial. É como se fosse “a Lua nova das luas novas” por assim dizer, marca um reinício importante porque é quando a lua nova ocorre junto ao eixo nodal (conjunção a um dos nodos da Lua). Os eclipses sempre foram fonte de terror para os povos antigos, especialmente os solares. Também pudera, em locais onde esses eventos são visíveis, o dia literalmente se transforma em noite, e a simbologia associada a isso dificilmente poderia ser das mais otimistas, mas a compreensão do evento pode ajudar a desmistificar o que se sabe sobre ele .

É um erro muito grave considerar eclipses como eventos necessariamente terríveis, sem entender precisamente o que está rolando. Uma Lua Nova é o momento em que a Lua se encontra em “cazimi” no coração do sol e marca um novo início de mês lunar. É um momento muito especial, de fim e início simultâneo. Mesmo que na Lua nova não ocorra um eclipse, é sempre importante ficar de olho no grau em que o evento vai ocorrer e comparar este grau com o nosso mapa e ver se ele ativa alguma coisa. A lua nova, ou lunação vai dar dicas válidas por todo um mês, mas os eclipses são totalmente diferentes.




Em primeiro lugar, todo eclipse ocorre em “Lua Wobble”, mas nem toda Lua Wobble ocorre junto de eclipse. A lógica da Lua Wobble é a seguinte: Quando o Sol forma quadratura, conjunção ou oposição com os nodos lunares, temos este evento que se caracteriza pelo trânsito da Lua fora da eclítica, numa declinação atípica. Junto da Lua Wobble sempre está associado um momento de tensão na esfera global, com propensão maior a desastres ambientais e tragédias de todo o tipo. As emoções ficam a flor da pele, e o planeta parece que entra num estado de “nervosismo”. Então por exemplo, em 2010, com o Nodo Norte passando pelo signo de Capricórnio: Quando o sol passar pelos signos de Capricórnio, Áries, Câncer e Libra, daí teremos a Lua Wobble. Quando o sol passar por Câncer ou Capricórnio, além de Lua wobble teremos eclipses.

Então só pelo fato de estarmos vivendo uma Lua wobble, já é sinal de um momento tenso, do “planeta em stress”. Mas pra saber se os eclipses serão bons, tem que se observar onde o eclipse ocorre, perto de qual Nodo da Lua e qual dos eclipses ocorre primeiro? A idéia do eclipse Lunar é a de trazer a luz coisas que ficam somente no plano inconsciente, já que o eclipse lunar é uma lua cheia e tem relação simbólica com o conceito de “exposição”, “divulgação”. Já o eclipse Solar é ao contrário, ocorre sempre junto de uma lua nova, é um momento mais “inconsciente” de recolhimento, fechamento, finalização e reinício.

Quando o eclipse solar acontece primeiro, vivemos um momento de recolhimento interiorização e ao mesmo tempo de mega-concentração de energias que irão eclodir mais a frente, com o eclipse Lunar. O eclipse Lunar é quem atuará ao longo dos próximos 6 meses promovendo a exposição de coisas que costumavam ficar escondidas, que atuavam nas sombras, mas que agora reluzem de tal forma que é impossível esconde-las. O ponto crítico é quando o sol por trânsito faz quadratura com os pontos eclipsados. Um bom exemplo disso foi o caso do escândalo no ano passado envolvendo José Sarney. Primeiro ocorreu o eclipse solar em aquário, que afetou diretamente e de forma tensa o mapa de Sarney. Logo em seguida veio o eclipse lunar em leão, quando o escândalo veio a tona. O caso se desenrolou até maio, quando o sol em touro formou quadratura com os pontos eclipsados, e sumiu da mídia quando ocorreram novos eclipses em julho. Clique aqui e veja o post que fiz sobre o assunto na época.

Neste mês ocorre o contrário. Primeiro vivenciamos o eclipse Lunar, e depois o eclipse Solar. O eclipse Lunar em Câncer deixou as emoções à flor da pele e trouxe vários acontecimentos violentos envolvendo as forças da natureza. O maior exemplo foi o terremoto no Haiti, que ocorreu no momento em que o grau do eclipse ascendia no horizonte de Porto Príncipe. Agora vivemos o eclipse solar, que representa concentração de energias, e representa um momento de finalização, renovação e reinícios que irão durar ao longo de todo o semestre. Por exemplo, no caso de alguém onde o eclipse cai na casa 10, o momento é de renovação, concentração e preparação de um novo grande início no que diz respeito a sua carreira. Se o eclipse cai na casa 7, pode ser por exemplo a intenção de formalizar um relacionamento ou de resolver pendência e colocar pontos finais quando necessários e isso tudo é feito ao longo do semestre que se inicia após o eclipse.




Se o eclipse será bom ou ruim? Primeiramente é bom se ter em mente que bom e ruim são relativos, mas isso até certo ponto. Os nodos lunares tem naturezas distintas, e tradicionalmente, um deles é realmente bom e um deles é realmente ruim. O nodo norte que tem natureza associada a júpiter e vênus e simboliza basicamente “crescimento” pode ser considerado bom, enquanto que o nodo sul, da natureza de marte e saturno, que simboliza basicamente “diminuição” pode ser considerado ruim.

O eclipse solar de Nodo Norte é sempre positivo, então a finalização que ele vai trazer será num assunto que lhe prejudica, ele irá cortar o que não é bom e promoverá o que é bom. O eclipse Solar de Nodo Sul já inicia uma finalização a contragosto, com sabor de perda ou derrota, e indica um reinício amargo, com a sensação de tempo perdido. O eclipse lunar de Nodo Norte divulga e expande coisas boas que foram desenvolvidas e que se encontram maduras para a divulgação, para a apresentação ao mundo. O eclipse lunar de Nodo Sul já divulga coisas imaturas ou ruins, que prejudicam a pessoa de alguma maneira.

Voltando novamente ao caso José Sarney: Primeiro ocorreu o eclipse solar de nodo norte. Um momento positivo de reinícios e finalizações. No momento deste eclipse ocorria o início do governo de Barack Obama. Depois um eclipse Lunar de nodo sul, em leão, trazendo a divulgação de coisas que seria preferível que se mantivessem escondidas: veio à tona, daí, o caso Sarney.




Os eclipses de agora foram diferentes. Primeiro veio o eclipse Lunar de nodo sul, trazendo a exposição de coisas ruins, coisas negativas que vem à tona. O que vimos foi a ocorrência de diversas tragédias climáticas, o frio anormal na Europa, as chuvas anormais no sudeste do Brasil, a tragédia no Haiti. O que ocorreu hoje foi um eclipse solar de nodo norte, então podemos esperar para o próximo semestre, a finalização de assuntos que nos eram ruins (dentro da casa onde o eclipse ocorre) e um reinício positivo, uma reorganização para melhor. Se o eclipse ocorrer próximo de um ou mais planetas no seu mapa, veja que casas os planetas ativados regem.

Se quiser aprender mais sobre eclipses, consulte a obra de Alexander Ruperti, ciclos de evolução.
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Daniela Scheifler on 15 de janeiro de 2010 15:06 disse...

Sempre que venho aqui, aprendo coisas novas. Obrigada por partilhar, querido.

beijos, beijos

António Rosa on 15 de janeiro de 2010 15:13 disse...

Excelente trabalho, Elias. Maravilhoso.

Grato.

sara on 15 de janeiro de 2010 18:42 disse...

Olá Elias.Obrigada pela partilha bastante preciosa. Já agora... Este Eclipse Solar em Capricornio fez quadratura ao meu sol (balança casa VIII), sendo a venus regente do meu sol esta tb faz quadratura. A verdade é que me sinto pessima hj e gostava que me explicasse (se puder claro) que influencia este transito traz na minha vida, quanto tempo demora e que hei-de fazer para o amenizar, sendo que ja medito, faço yoga,oro e mesmo assim(!!!!)esta sensação de mau estar nao passa...
Obrigada,

Sara

Astrid Annabelle on 15 de janeiro de 2010 19:48 disse...

Elias!
Aprendi demais com esta sua postagem.
Parabéns pelo texto excelente.
Namasté!
Astrid Annabelle

marcelo dalla on 15 de janeiro de 2010 20:07 disse...

Excelente aula, queridão!
Gratíssimo!
abraço

Titi Vidal on 15 de janeiro de 2010 20:33 disse...

Adorei, parabéns pelo excelente artigo :)

Shin Tau on 15 de janeiro de 2010 21:22 disse...

Finalmente encontrei o texto que uniu tudo o que andei a estudar hoje! Obrigada Elias!

Este eclipse foi na minha casa 7! Fiquei mais aliviada com a tua explicação, de que no próximo semestre tudo será melhorado. Curioso, hoje, mesmo antes de estudar, senti que havia começado a colocar fim a determinadas coisas!

Obrigada, obrigada, obrigada, foi mesmo uma aula maravilhosa!

Beijocas

Elias Mendes on 16 de janeiro de 2010 16:39 disse...

Daniela, Antônio, Astrid, Marcelo e Titi, muito obrigado =)

Elias Mendes on 16 de janeiro de 2010 16:41 disse...

Sara, eu interpretaria assim: mudança proposta por este eclipse em sua vida (mostrada pela casa onde cai o eclípse) terá uma consequencia negativa para seu sol, que dentre outras coisas, representa sua vitalidade. São mudanças necessárias, positivas, que irão melhorar sua vida, mas que podem te deixar exausta. O mal estar nessa época do ano na verdade tende a ser comum, mas neste ano o eclipse conjunto a vênu pode ter acentuado a sensação, é algo passageiro e hoje ja deve estar se dissipando. Amanhã, lua conjunta a jupiter e netuno formarão trigono com teu sol e o dia tende a ser melhor, e assim as coisas vão indo.

Elias Mendes on 16 de janeiro de 2010 16:42 disse...

Shin Tau, obrigado

ivani on 17 de janeiro de 2010 21:31 disse...

Elias, muito esclarecedor... de 11 a 15 foram dias muito difíceis e no dia 16 me sentia como se tivesse renascido... bjs

Ivani Lopes

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015