quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O Ascendente




O Ascendente é o fator mais particular do nosso mapa de nascimento, e é por esse motivo o fator mais importante e revelador a respeito da personalidade de uma pessoa. Sem conhecer o momento exato em que se deu o nascimento de uma pessoa, com precisão de minutos, é impossível se determinar o Ascendente. Ele é a cúspide da casa 1 em quase todos os sistemas de casas usados pra interpretação do mapa, e junto da Lua e o Sol, é o fator mais importante para a determinação do temperamento dominante e da personalidade de um nativo.

O Signo Ascendente na verdade é o signo que se elevava no Horizonte leste em relação ao local onde se encontra uma pessoa no momento do seu nascimento. Existem signos que ascendem rapidamente, em cerca de 1 hora e meia (no sul do Brasil os signos de Virgem e Libra tem esse comportamento no ascendente) enquanto outros demoram as vezes mais de 2 horas e meia(no sul do Brasil, Peixes e Áries são os que ascendem mais lentamente). Esse fenômeno é mais perceptível em latitudes localizadas em regiões subtropicais. Em Países como A Noruega por exemplo, em determinadas regiões 4 signos ascendem num espaço de 1 hora, enquanto que outros signos levam mais de 3 horas pra ascender. Isso significa que em cada Hemisfério, determinados signos ascendentes são mais comuns, sem que aja nada de especial em torno desse fator a não ser os aspectos geográficos mencionados. No Hemisfério norte vai ser mais comum você encontrar pessoas com Ascendente em Leão, Virgem, Libra e Escorpião, enquanto que pessoas com Ascendente em Aquário, Peixes, Áries e Touro no ascendente são mais raras. Não há nada de especial nesses signos, e o inverso você verifica no hemisfério sul, onde você encontra mais pessoas com Ascendente em Aquário, Peixes, Áries e Touro.

Ele não é apenas uma máscara como é comumente dito, e o sol  não é a “personalidade verdadeira da pessoa”, ou personalidade interior, isso de fato nem existe. A personalidade como um todo vai ser dita pelo mapa inteiro, mas especialmente pelo Ascendente, regente do ascendente e planetas que estão no mesmo signo do Ascendente. Se a pessoa nasceu durante o dia, o sol ganha importância maior, mas não chega a receber uma importância determinadora no caráter de um nativo por si só, a não ser quando o Ascendente é Leão e o sol é o regente do Ascendente. Se quiser saber o que o sol representa no seu mapa de nascimento, leia este Post. No caso de um Nascimento noturno, é a lua o luminar dominante, leia este Post se quiser saber mais sobre a Lua.


O que se entende como “signo” de nascimento normalmente é associado ao signo onde estava colocado o Sol de quando a pessoa nasceu. Mas este signo, só pelo fato de o sol estar passando por ele não é o signo mais importante do seu mapa, seria simplesmente um dos vários fatores que o constituem. Faria mais sentido se disséssemos que nosso "signo" é o signo do Ascendente, mas em alguns casos a presença de um planeta no signo ascendente modifica completamente o que poderia se supor a respeito da “personalidade” descrita pelo signo em si. Lendo o link que eu deixei acima sobre o sol fica mais fácil de entender porque as pessoas quase sempre se identificam com o signo solar, apesar do que eu estou dizendo aqui. Essa identificação tem o seu fundamento, mas ainda assim, se alguém quer realmente entender como é sua personalidade pela astrologia, apenas conhecendo o Ascendente e o mapa como um todo para se poder desenhar uma resposta concreta.

Lenda: O Ascendente exerce maior efeito a partir dos 30 anos de idade

Isso não é verdade, e normalmente se diz isso com base no fato de que Saturno completa um retorno quando a pessoa tem 29 anos, então a partir dos 30 anos ela estaria “assumindo seu signo ascendente”. Não é verdade, o Ascendente é o fator mais perceptível da personalidade de uma pessoa desde tenra idade. O que ocorre após os 30 anos é pura e simplesmente um maior amadurecimento da pessoa como um todo, mas nem sempre isso ocorre.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Paulo A. Martins de Moura on 28 de outubro de 2009 02:01 disse...

Parabéns! eu sempre me identifiquei mais com meu ascendente (escorpião) do que com meu signo solar, capricórnio. Abraço!implig

Philippe disse...

Eu sou geminiano com ascendente em virgem. No meu mapa astral, mercúrio está a 14 graus de gêmeos, ou seja, tenho personalidade mercuriana ao quadrado, em vista que o regente do meu ascendente é mercúrio.

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015