segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mercúrio retrógrado – Setembro de 2009


Hoje começou o movimento de retrogradação de mercúrio, inicialmente em 06° Libra e retrocedendo até o signo de virgem, onde estaciona no 21°Virgem, em conjunção com Denébola. Mais do que uma simples retrogradação de mercúrio, esta será uma conjunção entre mercúrio e saturno do tipo que raramente ocorre, durando quase 1 mês. Funcionará também como uma “preparação” ou uma prévia do próximo ciclo de retrogradação de saturno, que será entre 27°Virgem e 4°Libra.

Em posts anteriores eu já falei sobre os efeitos gerais de uma retrogradação de mercúrio, você pode ler neste link.

Aqui eu gostaria apenas de chamar a atenção para a tensão que estará envolvendo esta retrogradação em específico. A começar pelas duas primeiras semanas, entre os dias 6 e 18 de setembro, com mercúrio em Libra, em quadratura com plutão em Capricórnio e com Marte em Câncer. Aqui o que fica vivificado é o trânsito de Plutão nos graus iniciais de capricórnio. Tudo fica ainda mais intenso a partir do dia 11 de Setembro, quando Plutão retoma o movimento direto, “acorda da hibernação” por assim dizer e prossegue sua lenta caminhada, formando a quadratura exata com mercúrio retrogrado, afetando aqueles que tenham planetas importantes nos graus iniciais dos signos cardinais através de sua força transformadora e implacável.

Depois, com mercúrio em virgem começa a conjunção com saturno, que dura entre os dias 18 de setembro e 10 de Outubro (pouco mais de 20 dias). Além do clima inquieto, propenso à confusão, enganos e a todo tipo de mal entendido, aqui teremos também um elemento de frustração, de lentidão, limitação e embotamento, “negatividade” naquilo que é dito, má vontade e relutância em tudo o que é feito, especialmente durante os dias com mercúrio retrógrado. Quando mercúrio fica direto podemos sentir alguns dos aspectos benéficos de tal conjunção, como a seriedade, a disciplina e o comedimento no falar, além do senso de compromisso típico do aspecto positivo de saturno. É claro que tudo isso fica evidente para aqueles que serão aspectados de forma mais direta, ou seja, os que têm planetas na parte final dos signos mutáveis. Fato marcante também é a presença de Urano em oposição com Saturno: mercúrio vai vivificar e muito este aspecto, sobretudo enquanto estiver retrógrado, acentuando os aspectos uranianos que trazem propensão a acidentes e a situações súbitas.



Esta retrogradação de mercúrio em especial, em tensão com plutão e com Saturno, me chama atenção para o arquétipo de “Hermes Psicopompo”, que era Hermes enquanto mensageiro do Hades, agindo então como um arauto de más notícias, mensageiro da perda e da desgraça. Para Alexander Ruperti, mercúrio quando está oriental ao sol na verdade sempre assume a forma de Hermes Psicopompo. Tratei deste assunto em uma dos primeiros artigos deste blog, pode ser lido neste link.

E é interessante o fato de que Mercúrio fará algo muito parecido com o que Saturno fará durante os próximos 12 meses: Vai sair de virgem e da oposição com Urano, ingressará em Libra, estacionará neste signo em quadratura com Plutão, retrogredirá e voltará para o signo de Virgem refazendo a oposição com urano ainda retrógrado. A única diferença é que no ano que vem, urano vai ingressar em Áries, e quando saturno retomar seu movimento direto e fizer pela ultima vez a oposição com urano, à oposição se dará no grau zero do Eixo Libra/Áries e em quadratura com plutão!
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

marcelo dalla on 7 de setembro de 2009 21:27 disse...

Ai ai ai. Como geminiano, sinto os efeitos de Mercúrio retrógrado. Fico a vigiá-lo. Só q dessa vez, tenho Júpiter e Lua bem ali, a um grau de Câncer.
Bom... venha o que vier, que seja pro nosso aprendizado e crescimento. Ia escrever um artigo sobre a retrogradação de Mercúrio mas vc já o fez com maestria. Indicarei esse artigo lá no meu blog!!!
abraço

Elias Mendes on 8 de setembro de 2009 02:15 disse...

valeu, amigo !

Lúcia Mazzini on 8 de setembro de 2009 11:26 disse...

Em primeiro lugar, Parabéns pelo seus estudos e trabalho!Ler seu blog tem me acrescentado muito.

Pois é amigo...E no meio disso tudo, Marte em câncer...e qdo mercúrio encontrar saturno...Marte estará no grau do eclipse...E na Lua nova...soltinho no céu!
Eu to enroscada, amigo. Asc em caprica, Lua a 6 de libra no MC...Quem sabe meu sol em escorpião a 29 seja minha saída ou minha desgraça!!! rs
Bjs querido!Mais uma vez. Parabéns!!!

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira on 8 de setembro de 2009 20:37 disse...

Ai Caramba Elias...

Será que é agora que aquele quadro negro aparece de vez?

O silêncio...Acho que vou ficar quietinha no meu lugar, já não posso mesmo saracutiar por aí mesmo depois da operação...hehehe

Mas que dá medo, dá

Beijos

Chris :)

Elias Mendes on 9 de setembro de 2009 14:44 disse...

Lucia, obrigado. Nossa, nem tinha me tocado desse lance do marte este mês e no próximo estar ativando os eclipses!

Elias Mendes on 9 de setembro de 2009 14:50 disse...

Cris, eu acho que esse ano vai estar tenso pra todos, mas especificamente no seu caso, acho que você é mais diretamente afetada maaais a frente, só no ano que vem ..., quando saturno avançar mais dentro de Libra e Urano entrar em Áries ... Mas tem uma regra de ouro na astrologia, eventos só ocorrem quando alguma progressão ou direção estiver ocorrendo, a revolução solar e os transitos apenas confirmam ou reafirmam as tendências da próprias evolução do mapa (que é o que são as revoluções e direções) ... Uma época de transitos tensos mas progressões suaves (ou mesmo nenhuma progressão ) indica tensão dependendo do planeta (por exemplo, urano é nervosismo, saturno é algo mais sério e deprimente, netuno é algo mais desanimador e ilusivo, plutão é ultra tenso e explosivo)sem que necessariamente ocorra nada, a não ser pequenas banalidades que são exageradas em sua importância ... mesmo uma configuração pesada como a que está se formando, ela não é absolutamente nada se no seu mapa não tiver rolando alguma progressão indicando um movimento real na sua vida.

Elias Mendes on 9 de setembro de 2009 14:51 disse...

acho que vou escrever algo em cima desse tema em um próximo post ...

K on 24 de setembro de 2009 17:02 disse...

Gostei do blog... não tem Twitter?

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015