domingo, 12 de julho de 2009

Saturno e suas associações naturais



Saturno representa tudo o que é muito seco, árido e o frio extremo. Representa o envelhecimento, a deterioração, a morte e o apodrecimento. Tudo o que é escuro e que fica abaixo da terra é da natureza de saturno. Tudo o que é negro, cinzento ou doentiamente pálido tem sua natureza. Os restos, o refugo do que quer que seja, aquilo que é rejeitado, abandonado está entregue a saturno. Em si mesmo ele é o frio glacial e a secura, o amargor, a adstringência. Por isso ele rege diurnamente a triplicidade do ar, pois em signos aéreos sua natureza terrivelmente fria, seca e doentia é abrandada. O silêncio, o vazio, todo e qualquer local ermo, abandonado, os cemitérios, as minas, cavernas, penhascos, são as paisagens tipicamente saturninas.



No corpo humano está ligado especialmente aos ossos, as unhas, a pele, ao cabelo e a todos os pelos. Suas doenças são as crônicas, que representam um longo sofrimento e as depressões, assim como tudo o que não tem cura. Rege também a paralisia, o engessamento e qualquer forma de impedimento.



Ele representa a seriedade, o compromisso, a experiência proveniente dos anos, tudo o que é tradicional. Representa as pessoas de idade avançada, tudo o que é sólido, concreto, certo. Representa ordem, paciência, disciplina, a frieza comportamental, a austeridade. Tudo o que demora, o que demanda espera, o que é difícil, penoso, o que requer mais esforço, o caminho mais difícil. Seu domicílio diurno é Aquário, seu domicílio noturno é Capricórnio e sua Exaltação é Libra.


SATURNO E O CHUMBO



Para os alquimistas medievais o Chumbo era o metal mais antigo da natureza e vem daí sua associação com Saturno, que na astrologia representa a passagem do tempo, tudo o que é velho, decrépito, antigo e deteriorado. A associação do chumbo com saturno também se devia ao simbolismo alquímico geral do chumbo, de representar tudo o que é pesado, denso, obscuro e lento. O símbolo químico do Chumbo é o Pb, derivado do latim Plúmbeo. É um metal resistente e ao mesmo tempo muito maleável, e um dos primeiros a ser utilizado pelo homem, sendo até hoje um dos mais usados em todo o mundo. O envenenamento por chumbo é chamado até hoje de Saturnismo. É um elemento com praticamente nenhuma função fisiológica no organismo, mas sua presença é tolerável em pequenas quantidades. É encontrado no nosso corpo especialmente nos ossos.



As cinzas e o pó de qualquer outro metal, as sobras, o refugo, o que não se aproveita mais, tudo isso também acaba sendo associado a saturno.


ROCHAS DE SATURNO


A safira asul, atribuída também pela tradição Hindu a este planeta, ainda que algumas referências contemporâneas apontem essa pedra como regida por Júpiter de acordo com Lilly está atribuída a Saturno.



O Lápis-Lazúli, que significa literalmente Pedra azul, é uma das pedras ornamentais mais antigas, sendo seu uso datado desde 7000 anos atrás. Sua associação mais forte é com os signos do elemento ar, pois é uma pedra tradicionalmente entendida como promotora da amizade, sendo Saturno o regente diurno da triplicidade do ar



Todas as pedras negras e cinzentas como o ônix e a Obsidiana.

A Obsidiana é conhecida pelo seu significado negativo, sendo atribuído a ela o poder de ampliar as energias negativas. É conhecida também como “pedra do bruxo” e é associada também ao signo de escorpião e ao planeta plutão.



O ônix é uma pedra associada a disciplina, seriedade e concentração, usada por alguns esotéricos para espantar a negatividade.




VEGETAIS DE SATURNO


Qualquer vegetal venenoso, com potencial de causar a morte, é atribuído aos planetas maléficos, mas sobretudo a Saturno. Tudo o que é amargo, adstringente, de aparência melancólica, e qualquer espécie vegetal quando está definhando pela ação dos anos também pode ser associado a saturno

Dentre as ervas venenosas mais conhecidas está a cicuta, aquela utilizada na execução de Sócrates.



O helleborus era usado em pequenas doses como remédio na medicina tradicional, mas em doses elevadas pode levar ao óbito, levando a sintomas de natureza bem saturnina: Asfixia, sensação de sufocamento, diminuição da circulação sanguínea e conseqüentemente a morte.



O Henbane é uma erva alucinógena quando usada em pequenas doses, e mortal em doses maiores. Era esta a erva usada pela sacerdotisa do templo de Delfos em seu oráculo.



A Mandrágora, outra planta alucinógena em pequenas doses e mortífera em doses mais intensas, usada em rituais mágicos tem como peculiaridade sua raiz que lembra a forma humana.



A samambaia, pelo seu simbolismo associado a tudo o que é antigo.



Os musgos, pois se desenvolvem somente onde não há incidência direta de luz, em locais escuros, abandonados, da natureza típica de saturno.



Dentre as árvores saturninas, Lilly cita, dentre outras:

Pinus



Cânhamo (e a maconha é uma espécie de cânhamo)



Cipreste



Salgueiro




ANIMAIS DE SATURNO


Na verdade qualquer animal que está vivendo além da quantidade de anos que se espera que ele viva é atribuído a saturno, já que ele rege tudo o que é velho. Dentre os animais listados por Lilly podemos citar:

Todo e qualquer verme que surge a partir da morte e que atua na decomposição dos cadáveres.



Animais peçonhentos e rastejantes de modo geral tem a natureza dos maléficos.



Os porcos



O elefante



Ratos



Lagartos



Tartarugas



Morcegos



Corujas



Gafanhotos

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira on 13 de julho de 2009 00:03 disse...

Elias

Muito bacana e elucidativo!

Até me perguntaram como isso pode ser aplicado à pessoa que é regida de alguma forma por saturno ou em que aspecto isso pode ser notado em sua vida, isto é, como essas associações naturais podem ser associadas à pessoa em seu mapa natal?

E obrigada pelo seu comentário no meu blog!!! Vou refletir MUITO no que escreveu... Ainda vamos nos encontrar um dia... Pode contar com isso meu amigo!

Beijo.

Chris

Elias Mendes on 13 de julho de 2009 00:23 disse...

Ola crhistiane.

tem que se tomar cuidado com um erro: ao se estudar a natureza de um planeta, vc não pode aplicar o que aprender diretamente no sentido psicológico. Não existem pessoas saturninas, mesmo que elas tenham saturno cravado no ascendente ou todos os planetas nos signos de saturno! entender a natureza de saturno em si é diferente de entender o efeito de saturno na vida de alguem ou na psicologia de alguém. Capricórnio, Aquário e Libra, apesar de serem domicilios de saturno tem suas naturezas particulares. O que eu quero dizer com isso na verdade é que muitas pessoas que entram em contato com a astrologia e se deparam com uma enunciado tão enfática a respeito de UM PONTO ESPECÍFICO APENAS tendem a levar a questão imediatamente para o lado pessoal: "se eu , ou a minha amiga , minha mãe sei la, tivermos varios planetas em signos de saturno, ou saturno conjunto ao ascendente ou ainda saturno regendo o mapa, significa que nós somos esse saturno". esse é um dos maiores erros que se pode cometer na astrologia! Por mais que um signo ou planeta tenha evidencia no mapa de alguém, a pessoa continua sendo um mapa com 12 signos 12 casas e 7 planetas formando uma configuração muito particular e única, e não pura e simplesmente um grande SATURNO, compreende? Todos vamos ter isto , este saturno no mapa de alguma forma, e ele estará representando ali as coisas que ele sempre representa, que ficaram bem claras ao longo desse post eu acho. Mas é obvio, uma pessoa que tenha um saturno cravado no ascendente vai ser mais chata, ranzinza, disciplinada, talvez limitada em algum aspecto simbolizado pelo signo onde saturno se encontra, etc, etc, mas a pessoa está longe de ser só aquilo.

A aplicação do entendimento dessas correlações entre os planetas e atributos da natureza: Entender o significado essencial de um símbolo, associando a ele várias coisas que tem analogia com ele.

Abraço!

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira on 13 de julho de 2009 09:32 disse...

Eu pensei justamente nisso amigo. Eu entendo, mas muita gente não e por isso perguntei...

Uma pessoa com saturno na casa 3 como é o meu exemplo leva os estudos básicos muito á sério e isso é real tanto que aqui em casa minhas filhas tem uma base intelectual muito séria e até filosófica por minha causa! A base delas, a educação básica é levada com muita seriedade...

E assim por diante...

Olha você é muito bom no que faz! Adorei também seu comentário no meu blog e fico relendo muitas vezes e repensando em tudo que estou vivendo no momento.

Só não estou com tanto tempo para retomar meus estudos agora na astrologia por causa da faculdade, embora perceba que o momento é propício para isso, mas tb preciso construir minha base logo, afinal estou caminando rumo minha casa X...

Ainda vou fazer aquela consulta contigo e vamos conversar mais.

Obrigada mesmo amigo pelas suas gotas de sabedoria!

Chris

El Antifaz on 14 de janeiro de 2011 10:27 disse...

Sou apaixonada por pedras, lugares secos, frios, distantes, desertos e inóspitos. Gosto de prédios velhos e móveis antigos, livros empoeirados e telefones que fazem "TRIIIIIIIM". Gosto de bebidas amargas, café, whisky, tequila, espinheira santa.

Beijos, Saturno.

astrology futuristic on 18 de maio de 2012 07:31 disse...

Eu concordei com todos os outros testos de outros planetas, mas saturno eu não vejo dessa forma, como uma planeta maléfico, eu acho que esses animais estão mais associados a plutão. Saturno pra mim é o planeta do tempo, do eterno. Por isso a energia saturniana é lenta, calma. E saturno pra mim também rege as tradições e a vida simples.

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015