sexta-feira, 17 de julho de 2009

O Sol e suas associações naturais



Tudo o que é brilhante, Reluzente, que é dourado, que representa valor, riqueza, realeza, superioridade e liderança, tudo isso está ligado ao Sol. O sol é o centro do Panteão planetário tradicional, que de acordo com a ordem caldeia segue esta seqüência:

Saturno -> Júpiter -> Marte -> Sol -> Vênus -> Mercúrio -> Lua

Do mais lento para o mais rápido. O conceito de “importância” está ligado ao sol, o tempo terrestre é totalmente baseado neste astro (e também na Lua). É o grande doador de Luz e Calor e representa todos os reis e líderes desde um líder de classe de aula até o presidente dos Estados Unidos: Toda e qualquer figura que centraliza o poder e que conduz o movimento do restante é representado pelo Sol, sendo ele também o representante da figura paterna e dos homens de modo geral. Estar muito próximo a ele é prejudicial, pois sua força e energia é tamanha que acaba queimando tudo o que está próximo. Na prática, qualquer planeta combusto ou sob os raios do sol fica invisível, ofuscado por sua luz intensa e contínua. Qualquer planeta que o desafia (ou seja, forma com ele um ângulo tenso de quadratura ou oposição) também pode se considerar em apuros: É como quem ousa desafiar um Rei na prática.



No corpo Humano ele rege o coração e o cérebro, além dos olhos e do sentido da visão. Suas doenças, portanto, são todas às que afetam o coração e o cérebro: Palpitações, Taquicardias, Arritmias, Derrames, Infartos, Aneurismas, etc e as que obstruem os olhos. Por ser um planeta colérico também está ligado às febres e processos inflamatórios.



O Sol governa todas as pessoas que assumem posturas soberanas, magnânimas, todos os líderes, rege a vaidade, a criatividade, o destaque. Rege tudo o que é brilhante, o que reluz, a luz em si é um atributo solar, seja a luz do próprio sol ou a luz de uma vela. Todo e qualquer ambiente oficial, salas de diretorias, gabinetes principais, salões onde se localiza os tronos, o cômodo principal de qualquer lugar, o centro de todas as cidades, são ambientes tipicamente solares. Ele é benéfico ou Maléfico dependendo da posição que cada planeta assume em relação a ele. Se um planeta o desafia, ou fica muito próximo a ele, o sol assume uma postura maléfica, se o planeta forma ângulos harmônicos o sol atua para ele como se fosse um benéfico. É colérico e rege diurnamente a triplicidade do fogo, Já que o fogo o estimula e quanto mais forte e soberano for um Rei, tanto melhor para seus súditos. Seu domicílio é Leão, Sua Exaltação é Áries.



O SOL E O OURO



Desde a antiguidade o ouro é utilizado como referencial de “valor” tendo sido a base monetária ao longo da história de diversas nações. É o principal metal utilizado ao longo da história para se cunhar moedas. Seu simbolismo alquímico é o da perfeição, o da realeza, da pureza, do brilho, da majestade: Todos os outros elementos estão em estados inferiores e evolutivamente irão adquirir a perfeição quando chegarem ao nível do ouro, o metal solar por excelência. Em várias competições esportivas o vencedor recebe uma medalha de Ouro. É conhecida a saga de diversos alquimistas em sua busca pela transformação de metais inferiores (como ferro ou chumbo) em Ouro. É intensamente utilizado em joalheria para a confecção de adornos como brincos, pulseiras, anéis e colares, sendo um símbolo clássico da vaidade. Quando misturado com Mercúrio pode produzir dentes usados em odontologia. Nosso corpo não precisa de Ouro em praticamente nenhuma função biológica, e em alguns níveis este metal é tolerado. O Envenenamento por Ouro varia em ocorrência de pessoa pra pessoa, a depender do nível de tolerância de cada um e normalmente afeta o fígado e os rins. Alguns compostos de Ouro são usados no tratamento de algumas doenças de significado saturnino, como o câncer e algumas doenças de origem reumática.

ROCHAS DO SOL

Diamante



É um mineral conhecido e valorizado a muito tempo e seu significado básico é muito semelhante ao do Ouro. Representa o brilho, a realeza, a longevidade e a resistência. Tem atribuições com o Sol, com Marte e principalmente com o signo de Áries, exaltação do Sol.

Zircão (Jacinto)



É um mineral parecido com o diamante que pode ser encontrado na natureza agregado a rochas de quartzo, ou pode ser produzido sinteticamente a partir do elemento químico Zircônio. Suas atribuições são com o Sol e com o signo de Áries.

Granada



É uma pedra que representa atributos solares por ter a forma de cristal e colorações variadas. É brilhante e tem uma influência otimista, promotora da cura e das mudanças positivas.

Olivina



Por suas propriedades purificadoras e promotoras da autoconfiança e do bem estar, é outra pedra atribuída ao Sol.

Rubi



É a rocha Solar por excelência, conhecido como o “Rei” das gemas preciosas. É atribuído também ao signo de Leão. Reúne em si o significado da realeza, da “importância”, da pureza e da superioridade. Da ao seu portador autoconfiança e potencial para o sucesso.


VEGETAIS DO SOL

Os vegetais atribuídos ao sol têm sabor agradável e intenso. As flores são amarelas ou avermelhadas, e as ervas ou árvores solares crescem de forma majestosa, em locais abertos, sempre buscando a luz do sol. Suas propriedades medicinais são sempre ligadas ao fortalecimento do corpo e do espírito: Os principais remédios são produzidos à base de plantas solares.

Loureiro, por suas propriedades medicinais e também pelo seu simbolismo de realeza, já que na Grécia antiga, em competições esportivas o vencedor recebia uma corou de louros.



Açafrão, pelo sabor característico e também por suas propriedades medicinais.



Gengibre, planta conhecida como um fortificante natural e pelo extensivo uso na medicina popular, tem sabor forte e é uma planta tipicamente solar, mas atribuída também a marte, por conta da intensidade do sabor.



Arruda, pelas propriedades medicinais.



Melissa, pelas propriedades medicinais.



Alecrim, pelo odor, aparência e propriedades medicinais.



Canela (cinamomo), pelo sabor intenso e característico.



Cevada



Margarida



Gira-Sol



Palmeira



Cedro



Laranjeira



Limoeiro



ANIMAIS SOLARES

Todo animal de porte digno e majestoso é atribuído ao sol:

Leão



Cavalo (foi associado anteriormente também com Júpiter e Marte)



Carneiro Selvagem



Crocodilo



Búfalo



Estrela do Mar



Caranguejo



Foca



Galo



Águia



Cisne



Escaravelho



Falcão

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

El Antifaz on 14 de janeiro de 2011 12:11 disse...

Esses carneiros selvagens são o máximo rsrs.

El Antifaz on 14 de janeiro de 2011 12:33 disse...

A canela eu acho que tem um quê de vênus. "Doce e amarga como as mulheres".
O sol poderia estar associado também ao SAL, já que este é essencial para a vida e o principal tempero de qualquer receita.

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015