quarta-feira, 15 de julho de 2009

Marte e suas associações naturais




Marte rege o calor e a secura excessiva, o clima desértico, tudo o que arde, queima, dói, inflama, é abrasiva, invasivo, perfurante, cortante, tudo o que fere, rege as feridas, acidentes, machucados, cicatrizes, incidentes de toda espécie, discussões, comportamentos vulgares, arruaceiros, inconseqüentes, agressivos, desafiadores, rege as guerras e todo tipo de discórdia. Marte é o promotor do conflito, mas é também o promotor da ação, do vigor, da diligência, do esforço, da iniciativa, da competitividade. Seu sentimento básico é o ódio, está ligado ao nosso instinto de sobrevivência, capacidade de execução, movimento, aliás, marte rege os deslocamentos de curta distância.



É o pequeno maléfico, enquanto Saturno é o grande maléfico. Enquanto saturno destrói, mata, deprime, constrange e engessa, Marte estimula de forma incisiva, ataca, agride, provoca, deflagra a ira: Ele é a fonte do stress, dos pequenos incômodos do dia a dia, dos males agudos, porém passageiros. No corpo humano, marte rege o Sangue, os órgãos excretores e reprodutores e os nervos ligados a locomoção. Está ligado a todo tipo de febre, inflamação, a toda doença aguda, que causa dor. As queimaduras e doenças abrasivas, os cortes, batidas, fraturas e hematomas são todos regidos por marte.



Os campos de Batalha, os locais onde se forjam os metais, onde existe excessivo calor, as fornalhas, os calabouços onde se infligem castigos e torturas são todos excelentes exemplos de ambientes regidos por marte. Todo tipo de arma tem a natureza de marte, assim como todo o tipo de guerreiro, soldado e pessoa envolvida com a guerra e o exército. Rege também pessoas que lidam com os metais, desde os ferreiros até açougueiros. Procedimentos cirúrgicos invasivos são regidos por marte. Tem seu domicílio diurno em Áries, o domicílio noturno em Escorpião e a Exaltação em Capricórnio. Rege a triplicidade da água, pois ela abranda e refreia sua natureza bélica. Sua natureza, entretanto, é exageradamente colérica, ele é muito quente e muito seco.

MARTE E O FERRO



O ferro é o metal associado a Marte. Na alquimia, o ferro é associado às qualidades da extrema dureza, teimosia, obstinação e o espírito bélico. Mas também possui qualidades positivas: Para quem tem o poder de lidar e controlar as forças do mal (exemplo: controlar e aprisionar demônios) tem como grande aliado o Ferro, que tem a propriedade de subjugar as energias vis (e nisso vemos muito do simbolismo de Escorpião, a suprema morada de Marte). O aço é constituído à base de ferro, com algumas adições de carbono. É o metal usado contemporaneamente para constituir o “esqueleto” de todas as nossas construções (simbolismo de Capricórnio) e o mais antigo a ser usado para a fabricação de armas (Áries, Escorpião). No corpo está presente de forma maciça no sangue, na composição das hemácias atuando no transporte de oxigênio. Tanto a falta quanto o excesso de ferro no organismo causam males. A hemocromatose é uma doença que se dá devido ao excesso de ferro. Pode ser hereditária, consistindo numa tendência a um acúmulo anormal de ferro pelo organismo, ou pode ocorrer devido a ingestão exagerada de ferro, ou a degeneração de hemácias despejando o ferro diretamente no sangue, numa manifestação aguda (envenenamento). O ferro se deposita em algum órgão vital e impede seu funcionamento normal, levando a complicações e em alguns casos à morte. A falta de ferro provoca a anemia. O Arsênio, o Antimônio e o Bismuto também são metais associados a marte.

ROCHAS DE MARTE

Magnetita (Imãs em geral)

É um minério de ferro, sendo o mais magnético encontrado na natureza. Os imãs de modo geral tem a simbologia da atração, associada a Escorpião, o principal domicílio de marte.



Hematita

A Magnetita quando aquecida assume outra estrutura denominada Hematita. É uma das rochas mais belas que existem, é também chamada de diamante negro, apesar de ser bem comum e ser a fonte primária para extração do ferro usado na metalurgia, sendo apenas secundariamente utilizada na joalheria. O robô enviado para o planeta Marte em 2004 encontrou este minério exatamente no planeta que o rege tradicionalmente. As fontes informam uma forte associação desta pedra com o sangue e seu uso teria o poder de equilibrar o sangue, alem de trazer proteção (fechar o corpo) para quem a utiliza. Natureza de marte, ligada também ao signo de exaltação deste planeta, Capricórnio.



Jaspe

O jaspe é uma variação do quartzo sendo vermelho e opaco. Assim como a Hematita, sua associação é a da proteção e a do equilíbrio do sangue, tendo a natureza de marte, Áries e escorpião.



Diamante

É o mineral mais duro que existe na natureza e sua associação básica é com a riqueza, a longevidade, a proteção e a prosperidade. É basicamente atribuído ao signo de Áries, tendo a natureza de seus dois regentes, Marte (dureza) e sol (brilho, realeza).



VEGETAIS DE MARTE

Qualquer vegetal que tenha espinhos ou que seja abrasivo ao toque, cortante, plantas carnívoras, trepadeiras que estrangulam outras árvores, qualquer vegetal de natureza mais “ofensiva” é atribuído a marte. Tudo o que tem sabor picante, quente e que agride a boca ao contato tem natureza marciana.

Urtiga, pela reação que causa a quem a toca.



Mamona (Euphorbiaceas em geral) são ervas e árvores que produzem látex que podem ser apenas irritantes ou em alguns casos venenosas.



Cebola, pelo sabor abrasivo.



Alho, pelo sabor terrivelmente abrasivo.



Mostarda (além do sabor levemente picante) é usada em algumas plantações pra espantar gafanhotos e outras pragas: por exemplo, planta-se uma fileira de milho e uma fileira de mostarda alternando, já que a mostarda se desenvolve rapidamente e é de colheita fácil. Ela exala um odor irritante para muitos insetos.



Pimenta – dispensa comentários: é a planta marciana por excelência



Gengibre – Outro vegetal de sabor abrasivo.



Couve e todas as suas variantes – contém grandes quantidades de ferro, o vegetal de marte.



Espinheiros: porque se você apertar eles te espetam =)



Cactos (alguns por serem depósitos de água, tem também a natureza lunar associada a de marte)



Castanheiras



Na verdade varias plantas associadas a benéficos tem natureza marciana. Por exemplo, a laranjeira tem natureza do sol a priori, mas por conter espinhos também tem a natureza de marte. A rosa, vegetal venusiano, por conta dos seus espinhos também é atribuída a marte.

ANIMAIS DE MARTE

Todas as feras tem a natureza de marte. Todo animal que morde, que é caçador, predador, carniceiro e feroz é atribuído a este planeta.

Tigre



Pantera



Lobo



Cavalos (quando empregados na guerra)



Urso



Tubarão



Escorpiões



Serpentes



Abutres



Águias

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

irene on 16 de julho de 2009 18:16 disse...

Muito bom Elias!!
Adoraria se falasse de todos os planetas dessa forma tradicional...é pedir muito? Isso dá um livro...rsss
Bjs, irene

irene on 16 de julho de 2009 18:40 disse...

Esqueci de elogiar seu belíssimo Blog!!
Parabéns, é de muito bom gosto!
Bjs novamente, irene

Elias Mendes on 17 de julho de 2009 05:41 disse...

Oi Irene ! A idéia é exatamente esta. Ja postei sobre saturno, jupiter, marte e agora pouco foi o sol. faltam apenas venus, mercurio e lua =)

Obrigado pelos elogios e volte sempre!

irene on 17 de julho de 2009 17:00 disse...

Valeu Elias, não tinha visto!
Acabei de ler todos, inclusive o do sol e estão todos muito bons com lindas imagens como sempre!
Bons estudos e trabalho pra vc, tá?
Estou aguardando, hehe
bjs, irene

maria luisa disse...

simplesmente adorei esse post, o melhor!!

-Escorpião, a morada suprema de Marte: imaginei um grande palácio negro em marte, com várias salas, e uma grande com colunas de mármore preto com detalhes em prata com um trono combinando onde ficaria sentado alguém como uma personificação viva do signo de escorpião, com roupas bem luxuosas, e sentado meio que de lado no trono. a personificação eu não consegui imaginar, isso eu deixo c/ vc, se quiser levar a brincadeira adiante. =D

e adorei o negócio dos espinhos: pq se vc apertar, eles espetam. =)
hahahahaha

maria luisa disse...

claro q eu deixei alguns detalhes de lado, pq se fosse pra descrever, ia ficar mta coisa. tanto q o palácio ficou parecendo saturnino, ao invés de marciano.

El Antifaz on 14 de janeiro de 2011 11:03 disse...

Hematita é uma das minhas preferidas *_*

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015