quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os nodos lunares



Astronomicamente o eixo nodal é formado a partir do ponto de intersecção entre a órbita de translação da terra em torno do sol e da órbita de translação da lua em torno da terra. Quando uma lunação ocorre neste ponto de intersecção, temos um eclipse. A linha dos nodos será definida quando a lua em movimento ascendente (do sul para o norte) cruza a eclítica (eixo de translação da terra) formando o nodo lunar norte (ou nodo ascendente). O nodo sul é formado quando a lua cruza a eclítica na direção oposta, de norte pra sul, formando o nodo lunar sul (ou nodo descendente).

Os nodos só existem de verdade quando a lua forma conjunção com eles. O movimento dos nodos é na verdade uma média entre uma intersecção da lua e outra nos eixos explicados acima.

True Node , ou nodo verdadeiro, é a posição exata de onde estaria o nodo, e as vezes ele fica direto ou retrogrado dependendo da posição relativa de sol e lua. Mean node, o nodo médio é uma média que exclui as variações provocadas pelos diferentes posicionamentos entre sol e lua. Nenhum dos dois “existe”a não ser no momento em que a lua forma conjunção com um deles.

Pra astrologia moderna, os nodos teriam uma função essencialmente “cármica”. O Nodo norte falaria da nossa “missão” e o nodo sul falaria de coisas que precisam ser abandonadas.

Os antigos acreditavam que os eclipses eram provocados por um dragão que devorava o corpo celeste (Sol ou Lua) e que o vomitava em seguida. Como os eclipses sempre ocorrem alinhados ao eixo nodal, então o dragão era justamente este eixo, sendo o nodo norte a cabeça do dragão e o nodo sul a cauda do dragão. Na Índia e na china esse conceito era largamente utilizado, bem como na astrologia clássica da idade média.

O significado tradicional do Nodo norte o coloca como essencialmente benéfico, da natureza de Vênus e Júpiter. Ele traz crescimento associado ao signo e a casa que ocupa, e tem a propriedade de aumentar as características do planeta com o qual forma conjunção.



Já o nodo sul é tido como maléfico, da natureza de marte e saturno, trazendo diminuição e ruína nos signo e na casa que ocupa, diminuindo os efeitos dos planetas com os quais está conjunto.

Os autores antigos colocam o nodo lunar norte como exaltado no signo de gêmeos. A justificativa disso seria o fato de gêmeos ser o primeiro dos signos duplos, e os nodos também teriam uma natureza dupla. Sagitário fica com a exaltação do nodo sul, apenas por ser o ponto oposto a gêmeos.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira on 23 de abril de 2009 15:43 disse...

Elias

Agora fiquei estupefata!

Meu nodo norte está à 16° em acpricórnio fazendo conjunção com 20°júpiter, 13°mercúrio e 23°sol (capricórnio) na casa 10 e a casa 11 inicia a 25° carpicórnio...

Isso diz então que é para lá que EU DEVO IR...

E O que DEVO DEIXAR para TRAS é o nodo sul que faz conjunção com minha roda da fortuna em câncer na casa 4...

O que acha?

Chris.

Elias Mendes on 23 de abril de 2009 16:03 disse...

eu diria christiane, que todos temos nosso caminho a seguir , e um caminho a abandonar, representado pelo eixo nodal. E se você tem planetas pessoais próximos ao nodo, ótimo, pq você ja é impelida naturalmente ao caminho que representa crescimento pra você.

abraço.

Anônimo disse...

meu nodo está a 21º e 59´ e 3" de gêmeos (casa 6)em conjunção com a cuspide da casa 6 (20º e 36´)e sesquiquadratura com a lua (7º 49´20")na casa 1 Aquário (Asc e Solar). Sempre tive uma facilidade de em contato com as pessoas perceber o que eram em outras reencarnações, que relações teriam comigo ou com algum empecilho comigo ou que tenham, sendo q muitas vezes tirei proveito disso conseguindo resolver pendências e atritos. um amigo astrólogo disse-me há muitos anos atrás que era um certo dom propiciado pela cauda de dragão em sagitário. procede?
inácio - são caetano do sul
p. s. excelente página, ótimos comentários, sobretudo na proposta: discutir aspectos técnicos e FILOSÓFICOS. parabéns!!!

Elias Mendes on 7 de setembro de 2009 10:25 disse...

bem, até onde eu sei, nodo norte em gemeos e nodo sul em sagitário é considerado como exaltação dos nodos, mas eu não sei dizer o motivo. Me parece ser bom, ja li que os eclipses do eixo gemeos sagitarios são bons pra disseminar coisas, desde idéias até doenças rsrsrsr tavez esse posicionamento no mapa natal tenha um significado neste sentido!

Anônimo disse...

Não entendo muito de astrologia, em relação aos graus e etc, mas eu vi no meu mapa q true nodo está na 9ª casa e no signo de gêmeos. Isso é bom ou não?

Anônimo disse...

Tenho lido últimamente sobre uma inversão dos nodos ... isso me causou bastante dúvida. Mas é possível: Ao parecer a escolha do nodo norte como relacionado ao futuro e o nodo sul ao passado, se apoia em que visto desde o hemisfério norte, a trajetória da Lua é ascendente no nodo norte, e descendente no nodo sul.
Mas este raciocínio é relativo, porque assim acontece só para um observador no hemisfério norte, a latitudes superiores ao do Trópico de Caranguejo.
O nodo norte é habitualmente associado ao nodo ascendente de forma absoluta, ainda que isto só seja valido para um observador no hemisfério sul, acima da linha dos trópicos.
Para um observador no hemisfério norte a trajetória da Lua cruza do Sul para o Norte ascendendo. Mas, para um observador no hemisfério sul, este ponto desce, o nodo ascendente para um observador no hemisfério sul, é o nodo sul.
Para um observador no hemisfério sul, a trajetória da Lua em torno da Terra, ascende quando passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.
Na faixa dos trópicos, um observador pode ver o nodo norte como ponto de subida ou descida da trajetória da Lua, dependendo de sua posição em relação ao plano da eclíptica e o dia do ano.
Então, porque escolher o nodo norte como nodo ascendente? Porque relacionar o nodo norte com o futuro e o sul com o passado?
Se você nasceu no hemisfério sul, experimente ver o nodo ascendente como o nodo sul e viceversa e me informe se bate, estou fazendo esta pesquisa.

http://www.astrothon.com/Nodos_lunares

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015