sábado, 25 de abril de 2009

O ciclo de Saros e o ciclo nodal na astrologia





Este é o ciclo dos nodos lunares que irá determinar a ocorrência de eclipses, em uma definição simplista. O período do ciclo de Saros é de 6.585,3 dias (18 anos, 11 dias e 8 horas). Este ciclo surge a partir da harmonia de três outros ciclos: O mês sinódico (de Lua nova a Lua nova) que dura 29 dias, 12 horas e 44 minutos; O mês dracônico (de nodo a nodo) que dura 27 dias, 5 horas e 6 minutos; O mês anomalístico (de perigeu a perigeu) que dura 27 dias, 13 horas e 19 minutos.

Um ciclo de Saros equivale a 233 meses sinódicos ou, com uma aproximação de até duas horas, a 242 meses dracônicos e a 239 meses anomalísticos. Cada dois eclipses separados por um ciclo completo de Saros partilham geometrias muito similares. Ocorrem no mesmo nodo, com a Lua praticamente à mesma distância da Terra e na mesma altura do ano. Uma vez que podem ocorrer entre dois a cinco eclipses por ano, há aproximadamente 40 séries de Saros em progresso simultâneo. Por exemplo, durante o final da segunda metade do séc. XX ocorreram quarenta e uma séries individuais sendo que, vinte e seis destas séries produziram eclipses centrais. À medida que terminam velhas séries, outras novas se iniciam e tomam o seu lugar. Fonte: Portal do Astrônomo.

Um número praticamente idêntico de eclipses Solares totais e parciais acontecem a cada ciclo de Saros. A cada Ciclo, os eclipses se repetem a uma distância de 1/3 do perímetro da Terra, e após 3 ciclos (54 anos e 33 dias), um eclipse acontece novamente numa mesma localidade.


Em termos astrológicos, você saberá que um ciclo nodal se completou quando você olhar pelas efemérides que os nodos chegaram ao mesmo grau no zodíaco que você os tinha quando nasceu. Isso ocorre aproximadamente a cada 18,6 anos. Ruperti considera esse ciclo dos nodos muito importante. Aproximadamente a cada 4 anos e meio os nodos em trânsito estarão formando um aspecto tenso (conjunção ou quadratura) com o eixo nodal natal. Em si mesmo, o aspecto não tem importância. Mas os períodos de Lua Wobble que coincidirem com o ângulo tenso formado pelos nodos lunares terão uma impacto especial para o nativo, reafirmando o esquema natal onde estão inseridos os nodos lunares no nascimento. Se você nasceu por exemplo, com a lua em quadratura com os nodos, nesses pontos críticos do ciclo nodal você verá que assuntos relacionados a lua (mulheres, lar, estado emocional) e as casas regidas no mapa estarão em voga, e de forma tensa.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015