terça-feira, 13 de outubro de 2015

As fases da lua



A lua tem uma importância fundamental para a Astrologia. Neste artigo vamos conhecer as fases da lua e suas subdivisões.  A parte visível da lua é aquela que reflete a luz solar. De acordo com a posição da lua em relação a terra e o sol, ela apresenta diferentes aspectos visuais .

As vezes simplesmente não podemos ver a lua, em outras ocasiões vemos apenas uma pequena faixa de luz , em outras vemos que apenas metade da lua é iluminada, e em alguns momentos vemos a lua plenamente iluminada.Isso acontece por conta das fazes da lua. Dependendo do ângulo que a lua forma com a terra veremos um diferente aspecto do reflexo da luz solar e assim ao longo de 1 mês vamos vendo as diferentes fases do ciclo lunar.

Os pontos chave do ciclo lunar são a conjunção (lua nova) e a oposição (lua crescente), tambpem chamados de Sizígias. É interessante o fato de que, diferente do que nós aqui no Brasil pensamos, a lua não tem apenas 4 fases, mas sim 8, fato que é de conhecimento popular em outros países mas que é pouco difundido por aqui.






Vamos ver quais são essas 8 fases de acordo com a literatura astrológica que tenho disponível (Rudhyar e Ruperti), mas é interessante se notar que astronomicamente algumas fases recebem outros nomes, portanto é importante que o leitor fique atento, o que é tratado aqui neste blog são as fases lunares do ponto de vista Astrológico.




1 ) Lua Nova 

Inicia na conjunção da Lua com o Sol, e termina no momento da quadratura crescente da Lua com o Sol

1 - a ) Fase nova

É entre o momento exato da lua nova (conjunção) e o momento em que a lua forma com o sol um ângulo de 45° (semi-quadratura). Visualmente, no primeiro dia não é possível visualizar a lua, mas no terceiro dia, logo após o por do sol é possível se ver um pequeno feixe de luz.

1 - b ) Fase Crescente

É entre o momento em que a lua forma um ângulo de 45° (semi-quadratura) com o sol e o momento em que ela forma um ângulo de 90° (quadratura). Visualmente, ao longo dos dias desta fase o que vemos é um gradativo aumento daquele pequeno feixe de luz que no último dia desta fase já ocupa metade do disco lunar.




2 ) Quarto crescente


Inicia durante a quadratura crescente da Lua com o Sol e termina no momento exato da Oposição da Lua com o Sol (lua cheia).

2 - a ) Fase do Quarto Crescente

É quando a lua está entre um ângulo de 90°(quadratura) com o sol e um ângulo de 135° (sesquiquadratura). O marco inicial dessa fase é chamado de quadratura crescente. Visualmente aquele feixe de luz agora já cobre mais da metade do disco lunar.

2 - b ) Fase Convexa

É quando a lua está entre os 135° (sesquiquadratura) após a conjunção e os 180° (oposição) ou lua cheia. O que se observa nesta fase é um disco lunar quase repleto, até o ultimo dia desta fase onde este disco encontra-se pleno.




3 ) Lua Cheia


3 - a ) Fase Cheia

É quando a lua esta entre a oposição e os 45° após a oposição (sesquiquadratura). No primeiro dia se observa a lua plenamente iluminada pelo sol, e vemos o disco iluminando diminuir de forma muito tênue. É quando a Lua nasce no momento exato do por do sol.

3 - b ) Fase disseminante

É quando a lua se encontra entre um ângulo de 45° (sesquiquadratura) após a oposição e um ângulo de 90° (quadratura) após a oposição. Nesta fase se percebe que o disco diminui até ficar com apenas metade da sua área iluminada.




4 ) Quarto Minguante 


4 - a ) Fase do Quarto Minguante

É quando a lua se encontra entre o ângulo de 90°(quadratura) após a oposição e um ângulo de 135° (semi-quadratura) após a oposição. Nesta fase o disco lunar parte de um ponto onde está iluminado pela metade e continua diminuindo.

4 - b ) Fase Balsâmica

É a ultima fase, que se inicia após a semi-quadratura posterior a oposição, indo até a conjunção (lua nova). A lua neste ponto já esta pouco iluminada, e até o terceiro dia ela se torna invisível.








Todos os aspectos feitos pela lua entre a conjunção e a oposição , ou seja, entre a lua nova e a lua cheia, são chamados de aspectos crescentes. O sextil (ângulo de 60°) que ocorre dentro da fase crescente é chamado de sextil crescente, o trígono que ocorre dentro da fase do quarto crescente é o trígono crescente, o quincôncio que ocorre na fase convexa é chamado de quincôncio crescente. Não é difícil entender, já que nesta metade o disco lunar cresce de tamanho até ficar plenamente iluminado.

Já os aspectos que ocorrem entre a oposição e a conjunção, ou seja, entre a lua cheia e a lua nova, são chamados de aspectos minguantes, uma vez que o disco lunar nesta metade apenas diminui progressivamente em tamanho.


Pra saber ainda mais sobre a lua em cada uma de suas fases, clique nos respectivos links:


Lua Nova

Lua Crescente

Lua Cheia

Lua Minguante






Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira on 20 de abril de 2009 10:14 disse...

Elias

Puxa, muito interessante! E é incrível como ela mexe mesmo conosco... Eu estava relembrando uma aula que tive sobre progressões lunares (isso foi há mt tempo hehehehe) e vendo a minha atual e é incrível como as fases quando compreendidas podem te ajudar a superar muita coisa...

Ainda tenho tanto e aprender e tão pouco tempo meu amigo... Aprendo tanto com vc!

Não deixe de escrever não...

Chris :)

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015