domingo, 13 de janeiro de 2008

Plutão em Capricórnio se aproxima



No Momento em que escrevo estas linhas, plutão encontra-se exatamente em 29°sagitário34’. Muito em breve ele vai ingressar em Capricórnio, e muita gente se pergunta: quais serão as transformações trazidas pelo plutão no capricórnio, um planeta de simbologia temível, transitando um signo não menos temível (nada mais nada menos do que o domicílio noturno de saturno)? Já li autores dos anos 60 e 70 que diziam que o ingresso de plutão em escorpião traria o ‘amargedon’, porque eles diziam que plutão estaria no seu domicílio, e sendo plutão o planeta das transformações, ele expurgaria a humanidade entrando em dignidade. Outros diziam alicerçados no mesmo princípio, o da dignidade de plutão no escorpião, que plutão ali demarcaria o início de um período áureo, os não sei quantos mil anos de paz prognosticados pelo livro do apocalipse bíblico, a inauguração da era de aquário. Porcaria nenhuma aconteceu. Mesmo porque, esses prognósticos eram meio abrangentes demais. Se questionados agora, esses autores poderão argumentar que suas previsões ocorreram num plano elevado espiritualmente, acessado por eles, mas inacessível para pessoas não-escolhidas (leia-se: todas as outras, com exceção deles mesmos).

Em 1995 Plutão ingressou em sagitário, lembro muito bem dessa época, tinha meus 10 anos de idade. Justamente neste período começou a ocorrer uma proliferação de universidades particulares, e a internet começou a dar o ar da sua graça, invadindo nossas vidas. O desenvolvimento da internet foi lento e gradual, e data desde os anos 60, mas a popularização da internet, em escala mundial, deu-se coincidentemente, com o ingresso de plutão em sagitário. Dissolviam-se assim as fronteiras, o mundo passou a ser pequeno demais. A TV digital iniciou seu real desenvolvimento, em nível mundial a partir de 1995, com maior especificidade, 16 de setembro de 1995 , quando era inaugurado o Advanced Television Systems Committee (ATSC) , entidade empenhada no desenvolvimento da TV digital (HDTV) em todo o mundo. Plutão neste momento já havia dado um susto em sagitário, no começo do ano, mas retrogrediu e nesse dia estava nos últimos suspiros do escorpião. Em 28 de novembro de 1995, as diretrizes para o funcionamento da TV Digital começaram a ser estabelecidas, a essas horas, plutão já penetrara sagitário e não tinha mais volta. Foi no fim dos anos 90 que os serviços de telefonia celular se popularizaram, com a introdução dos aparelhos pré-pagos. Minha intenção não é enumerar tudo o que ocorreu durante o trânsito de plutão em sagitário, mas pretendo com o que coloquei agora, fazer um paralelo com o que ocorreu durante o trânsito de plutão em Gêmeos.



Os carros e os aviões surgiam durante o trânsito de plutão em Gêmeos, redefinindo os conceitos de viagem e deslocamento. Os rádios também são filhos de plutão em gêmeos, foi durante este trânsito que foi desenvolvida a tecnologia para a radiodifusão. O telefone já havia sido devidamente inventado em 1860, mas não é absurdo considerarmos que esta tecnologia ganhou impulso naquele momento, o fim do século 19 e o inicio do século 20. Ao menos no Brasil, o telefone chega coincidentemente com o ingresso de plutão em gêmeos (1883).



Mas o que eu quero aqui é chamar a atenção para o clima de ineditismo, de novidades, de descobertas (inclusive nas ciências: vide teoria da relatividade, mais uma das filhas do plutão em gêmeos, Gêmeos que induz nas pessoas cujos mapas são fortemente marcados por este signo uma forte tendência para relativizar tudo e viver a vida como se não existissem verdades). A psicologia, ciência que estuda a psique humana, surge também com plutão em Gêmeos (a psicologia se inicia gradualmente antes do trânsito do plutão em gêmeos, mas podemos afirmar que ela tomou corpo como ciência no decorrer deste trânsito). As pessoas estavam entusiasmadas naquela época. Era muita novidade, muita coisa fascinante surgindo. A elite ocidental, ao menos, viveu um momento áureo de descobertas, de visionarismos, futurologias e etc. Não muito diferente do que ocorre hoje em dia. Estamos na nova era, era de aquárius, uivam algumas pessoas, emocionadas com a ilusão da nova era. A internet, os celulares, e todas as demais tecnologias que as mentes orientais conseguiram desenvolver causam aquela mesma sensação experimentadas pelas pessoas do início do século 20, hoje, no início do século 21.



Plutão ingressou em câncer e imediatamente o oba-oba terminou. Logo de cara temos uma coisa chamada Primeira Guerra Mundial. Plutão em Câncer trouxe uma série de transformações: a urbanização tomou proporções maiores, mais consistentes, o que reflete uma transformação nos conceitos de lar, em diversos locais do mundo, porque diversas cidades cresciam naquele momento, diversas pessoas saiam de um meio rural e transferiam-se para a cidade (isso tudo foi gradual mas podemos considerar que com plutão em câncer isso pode efetivamente ser visualizados).


As mulheres ressuscitaram, a posição da mulher tomou um novo significado. Isso se explica pelo fato de que, no mundo ocidental uma grande guerra havia ocorrido, e muitos homens haviam morrido. Como as mulheres representavam uma maioria em face aos sobreviventes, era de se esperar uma mudança na posição da mulher dentro da sociedade. Mais adiante, Netuno ingressa em virgem (1928-1929) trazendo consigo a grande depressão econômica. Um estado geral de insegurança tomava conta do mundo naquele momento, o que levava as pessoas a um fortalecimento dos valores referentes as uniões íntimas, a família, a pátria. O mundo estava patriótico durante o trânsito de plutão em câncer, em crise e inseguro. Esse foi o pano de fundo para que em 1933 o partido nazista tomasse o poder na Alemanha, concomitante com a emergência de diversos outros regimes totalitários (Espanha, Itália, Japão, Argentina e até mesmo no Brasil).


Eis que estamos prestes a ver Plutão sair do signo de sagitário e ingressar num signo negativo e cardinal. O que esperar deste trânsito? Creio que nós vivemos uma espécie de oba-oba muito similar a do inicio do século 20. A internet é um ambiente extremamente livre, extremamente sem regras, acredito que isso vai acabar. Não a internet, mas a liberdade e a ausência de regras dentro da internet. Viveremos um período de contração após a expansão sagitariana. Fronteiras serão delimitadas no mundo virtual.

As fronteiras no plano físico ficarão mais estreitas. Imigrar e emigrar ficará ainda mais difícil. Mais burocracia, mais controle, mais rigidez em fronteiras. Capricórnio é também delimitação de estruturas. Um dos pré-candidatos a presidência norte americana propõe a criação de um imposto para os imigrantes. Haverá mais controle de uma maneira muito geral e abrangente. Já existem a disposição tecnologias de reconhecimento digital da Iris e das impressões digitais.  Para que esse tipo de controle assuma uma proporção maior, acredito que não falta muito. A vigilância eletrônica já é uma realidade a algum tempo, suas proporções tendem a aumentar, em minha opinião. Da mesma forma que ocorreu com a entrada de plutão em câncer, plutão ingressando em capricórnio vai murchar um pouco as coisas.

O pessimismo vai virar moda, a depressão o nosso novo estado natural de espírito (pessoas felizes serão internadas por distúrbios psiquiátricos).  A economia forçada, o poupar recursos, o controle, a rigidez, são todos fatores que tornam os sorrisos mais escassos,  e eu creio que Plutão em capricórnio vai fazer exatamente isso. A água pode vir a se tornar mais cara (eu não compartilho das perspectivas ultra-pessimistas que dizem que a água vai acabar daqui a não sei quantos anos, mas acredito um controle maior será imposto, justamente para se prevenir essa possibilidade), conseqüentemente os alimentos, já que todos dependem de água para serem produzidos, e assim a vida será mais cara, de modo geral. O sol cada dia que passa mais impiedoso, a temperatura média do planeta aumentando, capricórnio esta relacionado a pele, e plutão ao câncer. Uma epidemia de doenças de pele? Seria exagero. Mas o fato é que hoje já existem roupas que absorvem a luz solar. Serão essas as roupas do futuro? O melhor a fazer, é esperar logo por este bendito plutão em capricórnio, em coisa de duas semanas ocorre a mudança de signo. Aguardemos ...


Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Angela... on 13 de janeiro de 2008 13:18 disse...

Muito bom e didático o texto, sem puxa-saquismo fraternal!...rs
Só que tô ficando com medo e o fundo preto do blog ainda piorou as coisas! rs
Brincadeiras postas de lado, parabéns pelo texto. Acho que você é um blogueiro nato!
Beijo!

Tetê on 14 de janeiro de 2008 16:21 disse...

Elias,
muito legal a comparação dos periodos plutão em gemeos-sagitario e em cancer-capricornio. Será que teremos uma reedição da Depressão como fenomeno social??
Que punk! rs
bjo

Detentor on 15 de janeiro de 2008 22:48 disse...

Fernando ... se os sonhos trazem algo de previsão isso é muito questionável, mas des de que se aproximou a entrada de Putão em Capricórnio sonho com velhas mãos desenterrando algo de uma terra arenosa,(3 vezes já) um achado arqueolóigico que depois vi causando tumulto e descontrole em uma multidão gigantesca, como uma revelação do passado trazida á tona em uma escavação arqueológica,este achado revelou algo que deixou atonitos o mundo da ciencia uma verdade jamais poensada emergiu deste achado. vi também oscilaçoes no globo terrestre, alguma coisa ligada a movimentos tectonicos, como um etremecer nos continentes criando uma configuração na distribuição dos mapas que no sonho me pareceu incompreensível.
claro que como um sonho deixo isso a titulo de curiosidade, mas as vezes me pego pensando na possibilidade de algo similar acontecer.

Elias disse...

Oi Fernando, interessante esse lance dos sonhos. Eu acho que inconscientemente a gente acaba se antecipando a determinadas coisas, especialmente quando se tratam de coisas subjetivas. E Eu penso que a entrada de um planeta num signo é um evento subjetivo, e cada pessoa tem uma reação pessoal a este evento. Algumas pessoas podem experimentar "sensações", impressões de todo o tipo, em outras podem ocorrer sonhos ... Quando Saturno estava ingressando em virgem no dia 02/09/2007, um Domingo, eu estava tendo o meu último dia de trabalho num emprego que eu odiava de maneira absoluta, e não sei se por projeção minha ou pela existência de uma mudança efetiva, eu honestamente comecei a me sentir de uma outra maneira , completamente melhor, a partir daquele momento.

Anônimo disse...

chegou

Azul Banana on 26 de janeiro de 2008 12:25 disse...

Óptimo texto Elias!
E definitivamente também me "cheira" que o "bendito Plutão em Capricórnio" vai trazer "chuva da grossa"...
Concordo de tal maneira que o coloquei com as devidas aspas, nome e link do seu blog, no meu.
Deixo-lhe aqui um link, para um filme que tem tudo a ver com o assunto:

http://video.google.com/videoplay?docid=-1437724226641382024

Tomara que estejamos a ser aves agoirentas!
Um grande abraço e MUITO OBRIGADA.

Filipa Azul

Azul Banana on 26 de janeiro de 2008 19:40 disse...

Elias e Fernando

O sonho do Fernando deixou-me a matutar... e "acaso dos acasos" acabo de me deparar com este site:

http://osnefilins.tripod.com/

Espreitem... é muito curioso!

Um abraço a cada um

Filipa Azul

O Urso on 1 de fevereiro de 2008 12:13 disse...

Olá Elias

Apreciei o seu texto. Muito bom.

"O pessimismo vai virar moda, a depressão o nosso novo estado natural de espírito (pessoas felizes serão internadas por distúrbios psiquiátricos). Acham que eu brinco? Obviamente que eu não posso garantir a concretização de nenhuma das minhas conjecturas."

Nem ninguém pode garantir...

Procurei aqui no seu blogue uma forma de o contactar por e-mail, como não encontrei, por isso fica aqui, publicamente, o meu pedido:

- gostaria de publicar este seu artigo no nosso site "Escola de Astrologia Nova-Lis" com o endereço www.nova-lis.com

- só publicamos artigos com a autorização dos autores.

Se estiver interessado, ficaria muito grato se me contactasse para o e-mail:

antonio.rosa@anjo-novalis.com

Cumprimentos e aguardando a sua decisão,

António Rosa

O Urso on 2 de fevereiro de 2008 09:50 disse...

Elias,

O seu artigo foi publicado agora no Nova-Lis.

Grato,

António

Anelise disse...

Adorei
Muito bem expressado!

Helen disse...

"O pessimismo vai virar moda, a depressão o nosso novo estado natural de espírito (pessoas felizes serão internadas por distúrbios psiquiátricos)."
Adorei essa parte, haha
e achei o texto muito bem escrito. Mas há previsões bastante previsíveis...
abraço!

Elias disse...

a helen como assim previsões previsíveis? bem, eu nem quis me arriscar muito quando escrevi esse texto, e também não quis chover muito no molhado. previsões em nível mundial DEVEM ser previsíveis, pq a astrologia não tem nada de místico ou misterioso, os ciclos astrológicos são observáveis com séculos de antecedencia, então não devem haver surpresas, apenas confirmações.

bom uma coisa que eu achava é que nós so veríamos de fato uma depressão com netuno ingressando em Peixes, mas ela ja está dando o ar da sua graça agora... porque depressão econômico ocorreu so quando netuno ingressou em virgem , isso la no fim dos anos 20 ...vamos esperar ....

Flávia disse...

Apesar de não ter sido tão preciso e direto, ainda assim até onde eu me lembro associações entre plutão em câncer e plutão em Capricórnio não estavam sendo muito feitas até o momento em que surgiu esta crise. Acho que você foi o primeiro que eu vi fazendo essa conexão, de maneiraq muito acertada, mostrando o momento da alegria nos estágios positivo-mutáveis e o estágio da cnsequência nos negativos-cardeais. Muito bacana, parabéns!

sibu on 19 de abril de 2012 10:54 disse...

O bode preto vai dar muito coice por aí !!

Até quis ver um lado positivo, mas até esse foi negativo: "Uhu, to na moda!"(do pessimismo)

Postar um comentário

 

Mega Astrologia Copyright © 2008-2015